Muita velocidade, diversão e emoção marcaram a realização do I Festival Brasileiro de Kart Amador, no Kartódromo Internacional de Guaratinguetá, durante este fim de semana, com a disputa de quatro categorias: RD 135 Original, RD 135 Preparado, Pró-400 livre e original 125cc Livre (ar e água).
As disputas na pista foram de tirar o fôlego, principalmente na RD 135 Preparada, que encerrou o festival. No entanto, foi fora da pista que a emoção falou mais alto. A iniciativa de fazer o evento, além de dar oportunidade aos pilotos amadores de mostrarem seu potencial, também visou homenagear figuras importantes no meio automobilístico, e nada
Aos 72 anos, Lucio Pascual, conhecido como Tchê, continua sendo referência quando o assunto é preparação de kart. Na década de 70, o "Espanholo", como é conhecido entre amigos e colegas, morando no Brasil há 49 anos, conheceu um mirrado e tímido garoto. Falante, Tchê foi procurado pelo pai do menino para arrumar
Durante sete anos, Pascual trabalhou na preparação dos karts de Ayrton Senna da Silva, que anos depois conquistaria três títulos mundiais na Fórmula 1 (1888, 1990 e 1991). O contato de Tchê com o pupilo foi ficando cada vez mais escasso, principalmente depois que Senna foi para a Europa. Por telefone ou cartas, eles trocavam confidências, mas Ayrton já era profissionalmente independente.
O último contato pessoal entre o mestre da preparação e Senna foi no
Neste domingo,
"Nós queremos tirar esta visão de que o automobilismo é apenas um esporte de elite. Nosso objetivo é reunir pilotos que gostam desta 'arte' e realizar um evento bonito como foi", afirmou Flávio, idealizador do festival. A primeira edição do evento reuniu 43 pilotos em Guará e representantes dos estados de Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo marcaram presença. Entre esses pilotos nomes importantes do kartismo, como o piloto Candeu e Lampadinha e ainda os preparadores de motores RD Reginho e Moa, que estiveram presentes com suas equipes.
Um dos vencedores, Daniel Buck, na categoria 125 cc livre, que reuniu 16 pilotos no grid, foi um dos que curtiu o momento. "A organização está de parabéns pela grande estrutura oferecida e que este festival se firme cada vez mais”.
Piloto profissional e atual vice-líder da Stock Jr., Lucas Finger também marcou presença, conquistando o terceiro lugar na categoria Pró-400, após largar na 9ª posição. Outro destaque da competição foi o garoto de 13 anos, de Praia Grande, Jean Galo, que correu entre os marmanjos e mostrou todo talento, fazendo uma corrida de gente grande.
“A semente foi plantada. Esperamos que a cada ano essa árvore chamada Kart Amador, possa crescer cada vez mais”, finalizou