O último sábado (22/10) marcou a estréia da equipe Enigma, oficial da fabrica de karts Mega no Campeonato Paulista de Kart Granja Viana, que realizava sua penúltima etapa da temporada de 2005 no Kartodromo Internacional Granja Viana, em Cotia, na região metropolitana de São Paulo.
Ante a proximidade da disputa da prova de gala do karting nacional, a 500 Milhas de Kart Granja Viana, evento que reúne em seu grid 76 micromonopostos e mais de 300 pilotos, entre eles astros das categorias top do automobilismo mundial, como Rubens Barrichello, Felipe Massa e Tony Kanaan, a equipe capitaneada pelo experiente piloto Senior A, Wesley Silva, optou pela participação na categoria Pro 500, a mesma dos bólidos da 500 Milhas. Na classe “Graduados”, com os pilotos Julio Reis e Oscar Alves e na classe “Estreantes” com o trio do kart 99 Amika Pro, Dico Oliveira/ Paulo Elias/ Ricardo Talarico.
A categoria Pro 500 é disputada com karts carenados – tipo formula – dotados de motor Honda GX390 de 400cc e 13hp de potencia, locados e sorteados pela organização do certame. As provas são percorridas em duas baterias de 45 minutos cada.
“Os motores sorteados geram, em teoria, bom equilíbrio, que na pratica não se concretiza. Além do trabalho das equipes e pilotos, a sorte passa a ser fator preponderante no resultado final”, vaticinou o chefe da equipe antes das praticas classificatórias.
E, de fato, os motores que lhe foram sorteados para a primeira bateria não apresentaram bom rendimento. Julio Reis, com o 44 PlanetKart/Mega classificou na 27ª e ultima posição da grelha e o 99 Amika Pro na 15ª posição. Com um propulsor nitidamente inferior, Reis nada pode fazer e completou a 1ª bateria na 21ª posição, Paulo Elias e Ricardo Talarico, que revezaram-se na tocada do 99 Amika Pro, completaram a primeira jornada na 2ª colocação da classe e 13º na “geral”.
Na segunda bateria, com redistribuição dos motores entre os concorrentes, Oscar Alves assumiu o comando do 44 PlanetKart/Enigma e deu início a uma fantástica prova de recuperação, realizando importantes ultrapassagens e completando a prova na 8ª posição, mas o show da tarde estava reservado ao 99 Amika Pro, que com o veloz Dico Oliveira ao volante demonstrava as qualidades do chassis Mega e o trabalho de “acerto” da equipe. Na metade da prova Oliveira liderava não apenas na classe estreante, mas também na “geral”, sobrepujando experientes pilotos Graduados e campeões renomados.
Ao final das 68 voltas reservadas para essa prova, Oliveira havia estabelecido a melhor volta da prova – 38s173 – e era cruzava a bandeira a quadros na 1ª colocação da classe “Estreantes”. De quebra, Oliveira completou a prova na 4ª posição final na “geral”. Somados os pontos obtidos em ambas baterias, o 99 Amika Pro da equipe Enigma era o vencedor da etapa na classe “Estreantes”.
“Esse resultado é importante e motiva nossa equipe para a 500 Milhas, quando competiremos na classe “B” – motores sorteados – com o conjunto do 99 Amika Pro e em consorcio com a equipe gaúcha Targh 400, com o 44 PlanetKart/ Targh 400, que será uma das principais forças com César Ramos/ Fernando Wortmann/ Juliano Moro/ Julio Reis/ Pedro Gomes e Roberto Gomes”, esclareceu Wesley Silva.
“Mas para automobilismo esse resultado já é passado e temos de trabalhar duro daqui para a frente, quer seja para uma boa apresentação na 500 Milhas, quer seja para garantir o título da Pro 500 Estreantes para o 99 Amika Pro, que é o líder agora”, complementou o chefe da equipe oficial da fabrica Mega Kart.