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26/01/2012 14:46

EXTRA: FASP divulga adendo permitindo participação de pilotos Sênior A na Graduados

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer



A FASP divulgou hoje um adendo ao regulamento do Campeonato Paulista, tanto na área desportiva quanto na área técnica, denominado Adendo 1.

Um dos itens mais importantes passa pelo artigo que trata da pontuação, bonificação e descartes, e regulariza a decisão que será tomada em caso de empate ao final da competição.

A principal mudança, no entanto, vai na contramão da decisão tomada pela CBA esta semana, que proibiu a participação de pilotos com mais de 25 na Graduados. No Paulista a FASP liberou pilotos da categoria Sênior A para disputarem o estadual na Graduados.

Além disso, a FASP determinou mudança de idade na Super Cadete em comparação ao RNK 2012. Na lei da CBA os Super Cadete devem ter entre 10 e 12 anos, ao passo que no Paulista eles terão que ter de 9 anos completos a 11 anos completos.

E, por fim, na área técnica está liberado o uso do pneu MG amarelo na Sênior A e Super Sênior.

Para ter acesso ao Adendo 1 da FASP ao Paulista acesse a seção Regulamentos.

  • 26/01/2012 16:09 Max

    O Pneu será igual pra todo mundo, não vai mudar nada em termos de competição. Vai ficar mais caro treinar pq o pneu dura menos! Parabéns CBA por tornar o nosso esporte cada vez mais inacessível!

  • 26/01/2012 16:17 Erno Drehmer - Site Kart Motor

    Max, sem querer defender ou acusar ninguém, quem liberou o penu amarelo foi a FASP e a não a CBA.
    Abraços
    Erno

  • 26/01/2012 16:26 Max

    Bem lembrado Erno, desculpe pelo engano!
    Ratifico minha posição contra a liberação do Pneu amarelo e transfiro minhas criticas a FASP.
    Obrigado pela sua preciosa observação!
    Abs.
    Max

  • 27/01/2012 08:09 Ricardo Oliveira

    Fico espantando quando vejo esse tipo de comentário tratando -se do pneus, sendo que foi um pedido dos pilotos a federação que com muito custo aprovou a essa solicitação. Devo ressaltar que pneus amarelos os pilotos terão a chance de melhores pilotagem, melhores ultrapassagens e ainda se um dia forem correr lá fora, como já acontece, estarão mais próximos da realidade do kartismo mundial. Não tem jeito, sem vai ter alguém para criticar!

  • 28/01/2012 18:46 Lauro Queluz

    Concordo com o MAX, é óbvio que o amarelo melhora muito o desempenho etc... mas que vai aumentar o gasto tb não há duvidas.
    Esta questão de liberação de peças e equipamentos alegando melhora de desempenho sempre foi liderada pelos endinheirados, porém não evemos nos esquecer que estamos no Brasil e se quisermos fazer um kartismo de qualidade, precisamos de uma base grande para que dali se tire algum talento extra.
    Discordo do Ricardo, pq dizer que treinando com pneu amarelo estaremos preparando um piloto para correr lá fora ?? Mas um senior ou um super-senior correndo de que lá fora?
    Temos que repensar nosso kartismo, tentar aproximar mais do modelo americano, que sempre deu as costas pro kartismo europeu e fez um mercado forte interno.
    Esta questão de correr de kart ( e se dar bem) na Europa está cada dia mais distante de nossa realidade.
    E pior fica quando lembramos de garndes pilotos do kart nacional alguns considerados excepcionais mesmo( Andre Nicastro) que simplesmente fracassaram no kartismo mundial depois de terem estraçalhado por aqui, na epoca que o kart custava um absurdo, não tinha limite de preparação, de motores, pneus, velas com eletrodo de ouro e por ai era .
    Deu no que ? BULHUFAS !

  • 29/01/2012 06:51 Antonio Carlos Da Silva

    O que eu não entendo é pra que serve CBA . Ela dita uma regra , de repente vem as FASPs da vida e diz outra coisa . Eu acho que deveria ter um regulamento para cada campeonato , e assim a CBA estaria livre de comentários indesejáveis como sempre acontece ...já que ninguém obedece ninguém . E assim os palhaços vão se adaptando para cada competição .

  • 29/01/2012 20:00 Andre Nicastro

    Oi Lauro, fui citado e vou comentar o que tu disse a meu respeito. Eu corri por 3 anos na Europa de kart, de 96 a 98! Sendo que na primeira corrida que fiz foi um Mindial de Kart no qual fiz Pole emcima de um tal de Jenson Button; fui o melhor nas eliminatorias largando em primeiro na Pre Final, mas infelizmente tive um acidente com o Giorgio Pantano que me tirou da disputa, isso tudo corendo por uma equipe de fabrica< no caso a Parilla. Em 97, pela mesma Parilla, fui Terceiro no Campeonato Europeu de Kart que teve mais de 120 pilotos. No Mundial estava em segundo ate faltar 6 voltas para o final, quando minha corrente quebrou. No mesmo ano fui Campeao Norte Americano, que era um torneio CIK-FIA na epoca e TODOS que correram o Mundial daquele ano estavam lá. Em 98, fui contratado pela Swiss Hutless que era uma potencia da epoca, e disputei o titulo europeu daquele ano ate a ultima bateria da ultima etapa com um tal de Fernando Alonso. Batemos e um portugues ganhou! No Mundial, fui terceiro, e diga-se de passagem, podio em Mundial de Kart é para poucos! Convenhamos, nao foi tao ruim assim....
    Abraços!
    Andre

  • 30/01/2012 21:53 Fernando Guzzi

    (escrevi esse mesmo comentario em outra sessao)
    Eu tenho tambem mais prazer em correr com o pneu amarelo, porem nao e' nem de longe a realidade de nosso kartismo no Brasil. Agora que os regionais estao comecando a fortalecer seus grids com (Senior A, Super Senior e Senior B) claro todos largando juntos e pontuando separado, seria um problema vc colocar um pneu amarelo, ja que sabemos que temos pouco Senior A em todo Brasil que faca o campeonato inteiro. Corro na Granja e garanto que a Senior so decolou porque juntou todas as categorias. Imagina no Nordeste, Centro Oeste e etc. Vcs acham que vai ter uma Senior A , uma Senior B e uma Super Senior??? Todos sabemos que nao, porem no futuro isso pode sim acontecer, mas agora essa divisao nao condiz com a realidade no Brasil.
    Outra questao e em relacao ao custo, nos fazemos de 2 a 3 corridas com pneu vermelho, nao e a maior maravilha, porem e' o que funciona, e' que deixa mais acessivel. Acho que ate as vezes nivela um pouco mais por baixo de um piloto mais experiente do que um menos experiente talvez, MELHOR ASSIM!!! Sabe por que? porque esse cara vai continuar andando e a categoria continuara existindo....
    Existem outras categorias com pneu amarelo como a Shifter. Talvez seja uma categoria para pilotos mais "profissionais" vamos dizer assim.
    Hoje acho o pneu amarelo um retrocesso na "caminhada" da Senior, se no futuro todos os regionais estiverem recheados de Senior A, ai eu posso ate concordar em correr com Pneu Amarelo. Hoje se comecar um Senior A com 12 pilotos vai acabar o campeonato com 5 pilotos e pedindo pelo amor de Deus para juntar nego no Grid.
    Desculpe ao pessoal do Pneu Amarelo, mas essa e' minha humilde opniao. Abraco a todos do GUZZI.