Entre os dias 7 e 11 de setembro, na cidade de Limeira (SP), pilotos de ponta do país estiveram disputando o 7º Festival Brasileiro de Kart. No evento de tamanha grandeza, a participação dos representantes de Venâncio Aires (RS) foi direta, a começar pela equipe Pablo Racing, que foi a responsável pelo aluguel dos motores para a competição e também toda a parte de peças e loja com equipamentos completos para a prática do kartismo.
O maior destaque da Pablo Racing ficou por conta do piloto Felipe Betti, que se sagrou campeão na categoria F4 Sprint.
Após o seu retorno da cidade paulista, Felipe Betti contou que foi o único piloto do Rio Grande do Sul a participar do evento. O piloto do Venâncio Kart Clube (VKC) competiu na categoria F4 Sprint (a Pró 400 do RS), que usa motores locados da organização e sorteados, ou seja, motores iguais a todos os competidores.
Uma particularidade do Kartódromo de Limeira é a sua dificuldade técnica, pois exige demais do piloto por apresentar muitas subidas e descidas abruptas, somado ao calor local com temperaturas acima dos 35 graus.
Na quarta-feira (7) a pista na cidade de Limeira foi aberta a todos os pilotos do Brasil para o reconhecimento e aprendizado do traçado. "Por problemas de logística, nosso equipamento só chegou na quinta-feira ao meio-dia. Depois disso, correndo contra o tempo, pois os treinos eram curtos e cronometrados, buscamos aproveitar ao máximo cada um deles", contou Felipe.
Na sexta-feira (9) foi realizada a tomada de tempos. Na base da superação, Felipe conseguiu a pole-position da categoria. "O resultado acabou chamando a atenção dos demais pilotos, principalmente aqueles que eram locais, devido a tamanha dificuldade sempre encontrada pelos concorrentes 'de fora' naquele traçado", lembrou o venâncio-airense.
Sábado foi o primeiro dia 'para valer'. A categoria F4 Sprint teve a primeira bateria. Nessa, Felipe Beti ficou com a segunda colocação. O domingo (11) foi o 'dia derradeiro'. Entre os favoritos da segunda e decisiva bateria estava o piloto da Capital Nacional do Chimarrão. Betti largou em segundo lugar. Foi preciso acelerar e acima de tudo, ser 'calculista' para saber o momento exato da ultrapassagem. "Saiu tudo certo e assim que assumi a ponta, mantive a boa performance até receber a tão desejada quadriculada na chegada. A soma de pontos nas duas baterias confirmou o feito inédito de Campeão Brasileiro de Kart no 7º Festival em Limeira", relatou o piloto.
"Tenho que agradecer em especial a equipe Pablo Racing Kart por me oferecer um equipamento altamente competitivo contra as feras do kartismo local e nacional. A prova de tudo isso está nos resultados alcançados. Quero agradecer ainda ao Super Lenz pelo prestativo apoio ao esporte na cidade e também aos colaboradores Postos Vamakito e Laboratório de Prótese Canova. Meu muito obrigado a todos", finalizou o piloto.