Manter a regularidade em um campeonato longo e com descartes é muito importante na hora de se decidir um título. E no Campeonato Paulista de Kart o cenário não é diferente. Disputado em 14 etapas de janeiro a dezembro, o torneio regional possui um regulamento cujo sistema de pontuação visa levar a disputa do título em aberto até as rodadas finais da temporada.
Após cinco etapas disputadas – pouco mais de um terço do total previsto – a categoria Júnior (13 a 15 anos) é uma das que apresenta maior equilíbrio na pontuação. O brasiliense Felipe Guimarães (FW Automóveis) ocupa a vice-liderança da tabela, seis pontos atrás do líder Pedro Bianchini, do Paraná. Guimarães é também o único piloto que subiu no pódio em todas as provas da temporada até aqui. O brasiliense quer manter a boa campanha e ao mesmo tempo encostar na liderança durante a sexta etapa da competição, que acontece no próximo sábado (4/6), no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP).
A etapa deste sábado marca a volta do Kartódromo Granja Viana na programação do Campeonato Paulista após quatro anos de intervalo. A última vez que a competição foi disputada na pista de Cotia, foi em junho de 2001. Felipe Guimarães estava na pista com apenas 10 anos de idade, estreando na categoria Júnior Menor. “Eu lembro que bati naquela corrida, mas também eu quase não tinha experiência naquela época”, confessou Felipe. Quatro anos mais tarde, o piloto brasiliense é apontado como uma das maiores revelações do kartismo brasileiro nos últimos tempos. Há pouco mais de um mês Guimarães confirmou essa fama ao conquistar, pelo segundo ano consecutivo, o título Pan-Americano de Kart, em prova disputada na Argentina.
O traçado do kartódromo, novidade para alguns pilotos, agrada muito ao brasiliense. No ano passado ele disputou a 500 Milhas de Kart da Granja Viana contra feras como Rubens Barrichelo, Tony Kanaan, Felipe Massa e Juan Pablo Montoya e chegou na 4ª colocação, sendo o piloto mais jovem no pódio da prova. Já nos treinos desta semana em Cotia Felipe conseguiu um bom acerto para o seu kart. “O kart está bem rápido, o acerto do chassi está muito bom”, elogiou. “A cada corrida que passa o kart está ficando melhor”, admitiu.
Em cinco corridas até aqui, a categoria Júnior teve quatro vencedores diferentes e quatro pilotos diferentes também marcaram as poles positions e melhores voltas. O próprio Felipe, um dos destaques da tabela de pontuação, ainda não venceu em São Paulo na atual temporada. “A categoria está bem forte e eu tive problemas nas primeiras corridas, então fui obrigado a jogar com o regulamento”, contou o brasiliense. “Eu sempre entro para vencer, mas as vezes é importante garantir pontos quando o equipamento não está 100%”, declarou Guimarães.
As corridas da 6ª etapa do Campeonato Paulista de Kart no Kartódromo Granja Viana começam por volta das 11h30 e se estendem pela tarde. A entrada no kartódromo é franca e o acesso é feito pela Rodovia Raposo Tavares, km 24.5, sentido interior-capital.