A temporada 2005 será inesquecível para o piloto Felipe Guimarães (FW Automóveis). Depois de conquistar o seu bicampeonato Pan-Americano, o bicampeonato Brasileiro e se tornar o único tetracampeão da Copa Brasil, Felipe – com apenas 14 anos de idade – conquistou no último sábado (10) o Campeonato Paulista de Kart da categoria Júnior. Esta foi a segunda conquista de Guimarães no campeonato regional mais importante do país. “Estou muito feliz por ter conquistado esse título. Só quem acompanhou a temporada viu o quanto foi difícil esse Paulista. Tive grandes adversários durante o ano e vencer desse jeito é muito gratificante”, desabafou o piloto.
A conquista veio somente na última etapa do Campeonato Paulista, que aconteceu no último sábado (10) no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos – zona sul de São Paulo. O dia foi de rodada dupla, sendo que as duas provas tinham pontuação diferenciada de todo o resto do campeonato, deixando o título completamente indefinido. Na tomada de tempos, Felipe Guimarães ficou com a quinta melhor marca enquanto seu adversário direto na briga pelo título, o paranaense Pedro Bianchini, marcou a pole position. “A posição do grid não é o mais importante nessa etapa, já que dependo só de mim para conquistar o título”, declarou Felipe, confiante.
Com uma largada excepcional na primeira corrida, Felipe Guimarães pulou da quinta para a segunda posição. Ainda no começo da prova, porém, perdeu o lugar para Alexandre Ruiz Filho que começou a abrir vantagem junto com Pedro Rodrigues (líder da prova) na frente. Sem conseguir acompanhar o ritmo dos ponteiros, Felipe Guimarães correu em busca de pontos preciosos para a conquista do campeonato, terminando a prova em quarto lugar. "Corri o tempo todo pensando no campeonato. Não arrisquei um acidente ou uma quebra. Preferi garantir os pontos necessários para o título", comentou.
Felipe Guimarães fez outra boa largada na segunda corrida da Júnior - a última e decisiva etapa. Assim que foi dada a luz verde, ele saiu de quarto para a liderança da prova enquanto seus adversários brigavam pouco mais atrás. Poucas voltas depois, Pedro Bianchini enconstou
Com o Campeonato Paulista de Kart, Felipe fecha um ano de grandes conquistas na sua meteórica carreira. Primeiro ele venceu (pela segunda vez consecutiva) o Pan-Americano de Kart, que aconteceu em Zárate, na Argentina. Depois, conquistou o Campeonato Brasileiro da categoria Sudam Júnior em Ipatinga, Minas Gerais. No mês de outubro faturou a Copa Brasil de Kart, disputada em Curitiba (PR), na categoria Júnior e agora fecha a temporada vencendo o Paulista de Kart.
Os seis primeiros na 13ª etapa do Campeonato Paulista de Kart – categoria Júnior:
1-)Pedro Rodrigues; 2-)Alexandre Ruiz Filho; 3-)Giancarlo Vilarinho; 4-)Felipe Guimarães; 5-)Renan Gama e 6-)Pedro Bianchini
Os seis primeiros na 14ª etapa do Campeonato Paulista de Kart – categoria Júnior:
1-)Alexandre Ruiz Filho; 2-)Victor Carbone; 3-)Pedro Bianchini; 4-)Felipe Guimarães; 5-)Giancarlo Vilarinho e 6-)Renan Gama
Veja como ficou a pontuação final do Campeonato Paulista de Kart – categoria Júnior (extra-oficial)
1-)Felipe Guimarães, 136 pontos; 2-)Pedro Bianchini, 125; 3-)Alexandre Ruiz Filho, 122; 4-)Pedro Rodrigues, 119 e 5-)Victor Carbone, 93.
Perfil
Felipe Guimarães nasceu em 23/03/1991 em Brasília (DF). Filho de piloto de kart (Wellington Guimarães), Felipe logo começou a tomar gosto pela velocidade. Sua estréia no kart foi em 1997 durante o Campeonato Brasiliense, ainda na categoria Cadete. De lá para cá, Felipe Guimarães coleciona títulos e é um dos dois pilotos brasileiros que conquistaram títulos internacionais nos últimos dois anos.
A maior glória de sua carreira é o bicampeonato Pan-Americano da categoria Sudam Júnior. O primeiro título veio em 2004, na cidade de Fray Bentos, no Uruguai. O segundo foi conquistado em 2005, em Zárate, na Argentina.
Além disso, Felipe Guimarães é bicampeão Brasileiro de Kart; tetracampeão da Copa Brasil (único piloto a conquistar quatro vezes o torneio); bicampeão Paulista; campeão Sul-Brasileiro e pentacampeão Brasiliense de Kart.