A primeira temporada completa no automobilismo é, normalmente, a mais difícil na carreira de um piloto. Quando este ano de “estréia” significa dividir a pista com alguns dos maiores nomes do kart e das categorias de base do país, o desafio torna-se ainda mais sério. E foram estas as condições que marcaram o ano de 2007 para o jovem piloto Felipe Leonardos (Opus Papéis), que disputou a Shifter Kart e a Fórmula São Paulo após duas temporadas incompletas em categorias de base.
No último domingo, Felipe encerrou com bom resultado sua participação no Campeonato Paulista da Granja Viana, onde competiu na categoria Shifter em meio a pilotos com passagem pela Fórmula 3, F-Atlantic, F-Renault e World Series. Quarto colocado na prova, ele encerrou a temporada no pódio e comemorou seu bom desempenho nos principais torneios de São Paulo ao lado da equipe Massoni Racing.
“Tivemos um ano ótimo, muito produtivo, e pela primeira vez tive a oportunidade de dar seqüência aos treinamentos ao longo de toda uma temporada”, declarou Felipe. Após estrear no kart fazendo três corridas na categoria Pró 500, com motores quatro tempos, ele passou a treinar e correr em campeonatos de motores mais potentes, mas ficou afastado das pistas por seis meses em virtude de uma cirurgia na mão direita. “Do início deste ano até aqui fiz quase 30 corridas entre kart e fórmula, e muitos treinos. Estou muito satisfeito com o nosso trabalho e acredito que tenhamos uma temporada ainda mais positiva em 2008”, acrescentou.
Tendo como adversários na Shifter pilotos como Danilo Dirani (F-Atlantic), Rafael Suzuki (F-3 Sul-Americana), Leonardo Cordeiro (F-3 Sul-Americana) e André Sousa (F-Renault), Felipe classificou-se para os playoffs da Granja Viana e terminou o ano entre os oito primeiros colocados – mesmo sem ter participado de todas as etapas das finais em virtude da coincidência de datas com a F-São Paulo. Na corrida do último domingo, ele largou na quarta posição em um grid de 14 karts.
“Na largada, consegui pular para a segunda posição, mas levei um toque do (Carlos) Iaconelli e caí para sexto. Consegui recuperar duas posições, mas os ponteiros já tinham aberto muita distância e não tive mais como alcançá-los. Estávamos em um ritmo muito parecido”, comentou Leonardos. A vitória na prova ficou dom Danilo Dirani, que liderou de ponta a ponta e confirmou o título de campeão da competição.
Para 2008, o objetivo do piloto da Massoni Racing é continuar disputando os principais campeonatos do país e, quem sabe, fazer sua estréia internacional ainda no kart. “Estamos estudando algumas alternativas de campeonato, e espero ter novidades já no início do próximo ano”, encerrou o piloto. O resultado completo da última etapa da Shifter Kart na Granja Viana foi o seguinte:
1) Danilo Dirani
2) Carlos Iaconelli
3) Emilio Padron
4) Felipe Leonardos
5) Rui Loiola
6) Jorge Boreli
7) Carlos Araújo
8) Eduardo Porto
9) David Simão
10) Eduardo Martins
11) Luis Souza
12) Albano Macedo
13) Rogério Raucci
14) Dennis Dirani