Felipe Leonardos (Massoni Racing/ Opus Papeis) foi, sem sombras de dúvidas, uma das grandes revelações do Campeonato Paulista Granja Viana, na categoria Shifter Kart. O jovem piloto, 16 anos, estreou na difícil categoria no início do segundo turno, e mesmo sem experiência nos potentes micromonopostos equipados com câmbio seqüencial, fez uma grande temporada incomodando os pilotos de renome, terminando em sexto na classificação geral.
Logo na sua estréia derrotou o Campeão Mundial e Brasileiro de Kart, André Sousa, que viria a se sagrar campeão desta temporada. No primeiro Brasileiro da modalidade, em outra exibição memorável, conquistou um excelente quinto lugar. Neste último final de semana voltou a impressionar, embora na primeira bateria tenha sido traído pela quebra da embreagem.
Felipe arrancou bem, frente aos outros 20 pilotos que compuseram o grid e fechou a primeira volta na nona posição. O piloto se aproximava de Leonardo Cordeiro, quando na sétima volta não conseguiu mais engatar nenhuma marcha.
Na segunda bateria, o piloto comandado por Marcelo Felipe alinhou da penúltima posição do grid, e faria uma prova de recuperação memorável. Já na primeira passagem superou dois concorrentes, fechando a volta em 19º. Imediatamente grudou em um compacto pelotão, onde apareciam Rogério Raucci, Jorge Borelli, Bruno Rodrigues, Pedro Serrano, Luis Sousa, Carlos Araújo e Eduardo Martins.
Os oito acabaram travando o duelo mais acirrado da prova, com todos separados por centímetros e, a impressão era de que a qualquer momento um toque aconteceria. Mas o alto nível dos pilotos foi o diferencial e, pouco a pouco Felipe foi avançando. Lá na frente André Sousa liderava e rumava para o título.
Restando três voltas para o final o bloco ainda era coeso e, Bruno Rodrigues, na tentativa de superar Rogério Raucci, tocou no adversário com os dois rodando. Felipe consegue evitar o choque com os adversários, e na manobra ainda superou Jorge Borelli, ganhando de uma só vez três posições. No balanço final, Felipe encerrou o ano com o sexto lugar no geral da Shifer Kart, e foi o segundo entre os graduados, atrás somente do campeão André Sousa.
“Na primeira bateria a embreagem quebrou, foi uma pena. Nesta segunda deu para fazer uma boa prova e travar um belo duelo com o Borelli, Martins e o Bruno Rodrigues”, disse o piloto.
Para a próxima temporada o piloto ainda não decidiu seu futuro, mas a passagem para os monopostos também está nos seus planos.
Classificação final da Shifter Kart:
1 Andre Sousa, 65,5 pontos
2 Guilherme Jacob, 62, 7
3 Rui Loyola, 52,5
4 Emilio Padron, 49,3
5 David Simão, 48,1
6 Felipe Leonardos, 47, 9