Encerrando as atividades esportivas de 2013, o kartódromo Brasil Kirin Arena realizou neste final de semana o primeiro Festival Anual de Kart, reunindo mais de nove mil pessoas somente neste domingo. No sábado (14) teve uma apresentação de Parakart, uma modalidade relacionada ao automobilismo que incentiva as pessoas com deficiência em karts adaptados. No período noturno, foi a vez dos amantes de manobras radicais fazerem exibição de drift noturno.
Já no domingo (15), uma das atrações foi o Mega Encontro de Carros Preparados, organizado pelo Clube de Carros Preparados DeRrubados, que reuniu mais de mil carros de colecionadores de várias regiões do país. Além disso, houve a corrida de kart nas categorias Cadete, Júnior, Stock 125 Água, F4 T Graduados, F4 T Sênior, Kart Eficiente e F4 T KTT. Ao final da corrida, o Ituano Motor Clube sorteou seis karts novos, sendo um para cada categoria e premiou os vencedores com troféus. Os vencedores nas categorias foram: Cadete - Juan Zwing, Junior - Edson Packer, Stock 125 Água - Maique Papareli, F4 T Graduados - Bruno Bezerra, F4 T Sênior - Marcio Ocanha e F4 T KTT – Vitor Valonne.
Segundo Eduardo Gozzano, diretor do Ituano Motor Sport Club, empresa que administra o kartódromo, o Festival Anual de Kart é uma oportunidade de reunir diversos públicos que prestigiam o Brasil Kirin Arena durante o ano. “Este mega evento fecha com chave de ouro as atividades esportivas do ano. Tivemos diversos eventos importantes no kartódromo e estimamos que aproximadamente 250 mil pessoas tenham passado pelo Brasil Kirin Arena durante 2013”, ressaltou Gozzano.
Copa Kart Eficiente 2013
A Copa Kart Eficiente 2013, realizada neste domingo, faz parte do Parakart, um projeto que contribui para a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade e no mercado de trabalho. Idealizado para proporcionar todas as emoções de pilotar um kart, o projeto utiliza karts com mecânica quase idêntica aos F-4 tradicionais, porém com adaptações para que os pilotos acelerem e freiem utilizando controles manuais localizados no volante.
Para o jovem William Lopes, de 24 anos, o campeonato foi uma oportunidade de vivenciar novas experiências. “Fui baleado em um assalto e tive uma lesão que me deixou paraplégico. Fiquei sabendo dessa modalidade de kart na feira REATECH. Para mim a experiência foi muito boa, é uma sensação incrível de liberdade”, relatou.
Realizada com recursos captados através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, a Copa Kart Eficiente 2013 não tem custo aos pilotos, pois tem a proposta de levar o automobilismo a uma parcela da população que possui deficiência física para que eles possam desfrutar dos benefícios que o esporte proporciona.
“Nosso objetivo é que o projeto seja itinerante. Faremos clínicas nos locais das provas para formar novos pilotos. Essa modalidade é reconhecida pela CBA e os praticantes podem encontrar no kart uma nova profissão”, explicou o coordenador do projeto Parakart, Domingos (Mingo) Zamora. O vencedor desta categoria foi João Carlos, que também ficou com a pole position. Em segundo lugar ficou Ronie Vasconcelos e em terceiro Daniel Moraes.