Após o período de quase um mês dedicado aos compromissos escolares finais, o piloto mineiro Gabriel Paturle (AMG | Quake2), da categoria Júnior Menor, volta à pista neste fim de semana para dois dias de competições. As provas acontecerão no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, na capital paulista.
No sábado, dia sete, Gabriel entrará na pista para as disputas da décima e última rodada dupla da Copa São Paulo Light. A competição, que tem seu cronograma com provas mensais desde o mês de fevereiro, teve seu calendário revezando as corridas entre o Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, na região metropolitana, e Interlagos.
Passadas as nove primeiras provas da temporada, Paturle aprece em quinto na classificação do campeonato, com 50 pontos conquistados. Após um acidente na última etapa, o piloto tinha condições de somar importantes pontos, mas acabou se prejudicando e, ao somar apenas um ponto na nona etapa, deixou a disputa direta pelo título para trás.
Sem desanimar e disposto a lutar pelas duas vitórias de sábado, Gabriel não terá muito tempo de preparação. Como nesta quinta-feira ele ainda fará a sua última prova final, o piloto somente poderá treinar nesta sexta e, então, seguir direto para a tomada de tempos e as duas corridas do sábado.
No domingo, Grande Prêmio RBC
A competição que espera Paturle no domingo é a sexta edição do Grande Prêmio RBC. O evento, organizado pela empresa que realiza alguns dos mais importantes campeonatos da atualidade, terá vez também no Kartódromo Ayrton Senna.
O formato da disputa, porém, é bastante diferente, começando pelo traçado. O layout da pista que será utilizado no GP somente é informado aos pilotos 30 minutos antes do início das atividades oficiais. Assim, os pilotos locais, não conseguem o benefício de treinar na pista antecipadamente.
Para participar do GP os pilotos tiveram de se classificar em provas regionais e, no caso de Gabriel, ele conseguiu a vaga na etapa de agosto da Copa São Paulo Light. O cronograma do domingo de competições começa com um treino cronometrado de 20 minutos que irá definir o grid de largada da Pré-Final, que terá 10 voltas. Então, os karts retornam à pista para a Final, que terá duração de 18 voltas.
Para a categoria Júnior Menor os prêmios somam mais de R$ 10 mil e vão desde um kart "0" km até vale-gabarito de chassis.