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17/12/2015 09:11

Fórmula Inter será apresentado a pilotos e fãs neste domingo em Interlagos

Fonte: MasterMídia Marketing


Foto: Divulgação

A mais nova e inovadora modalidade de monopostos para preparar os kartistas e pilotos de séries de base do país terá início em 2016. No entanto, neste domingo (20) os pilotos e fãs poderão conhecer de perto o Fórmula Inter, que estará exposto e eventualmente se apresentará no intervalo das provas do Campeonato Paulista de Automobilismo, administrado pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP).

A categoria adota o modelo "seat and drive", ou seja, o piloto paga pelo aluguel do equipamento, e ao chegar na pista para competir encontra o carro pronto. Todos os monopostos são propriedades da Fórmula Inter, e portanto, serão mantidos por ela, garantindo a qualidade do produto bem como a igualdade de competição. Pela primeira vez uma oferta completa para quem quer começar ou permanecer no automobilismo.

A Fórmula Inter terá o custo de apenas R$ 13.990,00 por prova. Para incentivar os interessados que comparecerem em Interlagos neste final de semana, os promotores vão abrir quatro vagas com preço de R$ 75 mil por toda a temporada, para pagamento à vista em janeiro de 2016.

E ainda, para a primeira prova da temporada 2016 foram reservadas seis vagas para aqueles que optarem em experimentar a categoria, participando inicialmente apenas da etapa inaugural, pagando em até 10x de R$ 1.399,00 no cartão de crédito. Uma forma simples e prática de fazer parte da história da categoria e participar de sua primeira corrida.

Inclusos no pacote de locação estão pneus e combustível necessários ao cumprimento dos treinos, classificações e corridas. O valor da locação compreende uma série de entregáveis que vão muito além da disponibilidade do carro propriamente, e serão oferecidos imediatamente no fechamento do contrato para toda a temporada.

Além dos preços baixos, a categoria irá oferecer extenso pacote promocional e de mídia. A Fórmula Inter e Bandsports estão em negociação para a transmissão de todas as etapas do campeonato da categoria e também de seu reality-show para 2016.

"O calendário que se inicia em abril terá todas as suas etapas veiculadas pela Bandsports, bem como o seriado, que abordará todos os aspectos esportivos e humanos ligados à categoria, sempre com destaque para os pilotos e conceitos que abordem seus desafios, suas experiências de superação e o aprendizado proporcionado pela Academia de Pilotos Fórmula Inter", contou Marcos Galassi, Diretor Executivo da Fórmula Inter.

F-INTER MG-15 - O Fórmula Inter foi projetado por José Minelli e construído em São Paulo, nos arredores do Autódromo de Interlagos. Seu projeto de engenharia foi testado, validado e certificado em testes nos melhores softwares de simulação, que asseguram o atendimento às melhores normas de segurança, resistência e eficiência torcional.

Tem um desenho inovador de grandes dimensões, e sua aerodinâmica foi projetada utilizando os mesmos softwares (Computer Fluid Design) utilizados por uma das principais equipes de Fórmula 1, produzida pioneiramente no Brasil por controle numérico computadorizado (CNC), o que garante qualidade e elevado padrão de acabamento em compostos de fibra de carbono a cada um dos carros. As asas dianteiras e traseiras são totalmente construídas em fibra de carbono.

Além de ter crash boxes dianteiro e traseiro, os destaques para a segurança vão para os side pods estruturais em plano inclinado - que evitam que o piloto seja atingido por impacto lateral -, e pelo habitáculo em fibra de carbono, com extrator de banco e anel de segurança para a cabeça do piloto. O volante é em fibra de carbono, com painel eletrônico "on-board".

O Fórmula Inter vai utilizar rodas de fabricação própria em magnésio de aro 13 polegadas, com tala 8" na dianteira e 11" na traseira, que recebem pneus Pirelli PZero Slick, 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros.

O Power train é composto por motor 2.0, quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta, que gera 191 hp e torque máximo de 21 kgfm a 6000 rpm, acoplado a caixa de câmbio nacional com 5 marchas em "h". A velocidade máxima projetada em Interlagos é de 232 km/h.

CAMPEONATO - Serão 11 etapas no calendário 2016 de Formula Inter, que se iniciará junto com o Campeonato Paulista de Automobilismo, a ser organizado pela FASP.

A cada rodada o piloto participará do sorteio do chassi que utilizará na prova. O piloto não pode repetir aquele carro até o final da temporada. O piloto só tem fixo o seu banco - feito sob medida -, os seus pneus, e eventual carenagem pintada (paga a parte).

O campeonato terá quatro divisões, com pontuação geral e separada: Sprinter, para pilotos de 15 a 18 anos incompletos; Pro, para aqueles entre 18 e 25 anos de idade, Master, de 26 a 40 anos, e Sênior, de 40 anos em diante. Haverá pódio separado para cada categoria.

O certame paulista será composto por três turnos: O primeiro da 1ª à 4ª etapa (1 descarte), o segundo da 6ª à 9ª etapa (1 descarte), e o terceiro turno com a 5ª, 10ª e 11ª etapas (sem descarte). Desta forma os campeões saem apenas na última etapa.

CALENDÁRIO:
1ª Etapa - 03 de Abril - Domingo - Interlagos/São Paulo
2ª Etapa - 24 de Abril - Domingo - Interlagos/São Paulo
3ª Etapa - 15 de Maio - Domingo - Interlagos/São Paulo
4ª Etapa - 5 de Junho - Domingo - Interlagos/São Paulo
5ª Etapa - 26 de Junho - Domingo - Interlagos/São Paulo
6ª Etapa - 24 de Julho - Domingo - Interlagos/São Paulo
7ª Etapa - 14 de Agosto - Domingo - Interlagos/São Paulo
8ª Etapa - 04 de Setembro - Domingo - a definir
9ª Etapa - 16 de Outubro - Domingo - a definir
10ª Etapa - 20 de Novembro - Domingo - a definir
11ª Etapa - 18 de Dezembro - Domingo - Interlagos/SP

Obs: Autódromos considerados para etapas fora de São Paulo: Goiânia (GO), Cascavel (PR), Londrina (PR), Campo Grande (MS).

FICHA TÉCNICA FÓRMULA INTER
Monoposto: F-Inter MG-15

Construtor: Minelli Racing

Chassis: Construção tubular semi-monocoque, crash box frontal removível e side pods laterais estruturais em plano inclinado

Suspensão dianteira: ‘push rod’ mono shock, triangulo superior e inferior com uniballs e rótulas Aurora espec Race e barra estabilizadora.

Suspensão traseira: ‘push rod’ bishock, triangulo superior e inferior com uniballs e rótulas Aurora espec Race e barra estabilizadora.

Amortecedores e molas: Com bump e rebound fixos, molas com carga variável.

Freios: 4 discos ventilados, calipers espec race de 4 embolos, distribuição de carga dianteira e traseira regulável no cockpit.

Mangas de eixo: em magnésio com cubo rápido.

Rodas: Fabricação própria em magnésio, aro 13, tala 8" dianteira e 11" traseira

Pneus: Pirelli PZero Slick - 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros

Caixa de Direção: Minelli Racing

Tanque de combustível: de borracha, capacidade 30 litros

Pintura: Sherwin Williams à base d’água

Habitáculo: em fibra de carbono, extrator de banco

Banco de segurança: em fibra de carbono, removível

Anel de segurança: Protetor de cabeça em material compósito

Volante: Fibra de carbono com sistema de retirada rápida e painel eletrônico embutido

Carenagem: Fibra de vidro em vacuum bag, 8 peças

Aerofólio: Fibra de carbono, com 1.000mm regulável de 0 a 11 graus.

Asa: Fibra de carbono, com 1.800mm externo fixo em 11 graus

Flaps: em fibra de carbono, dianteiro 4 unidades reguláveis de O a 35 graus, traseiro com 1.000mm regulável de 0 a 35 graus.

Extrator Traseiro: em fibra de vidro, fixo

Dimensões:

Comprimento total: 4.320mm

Largura total: 1.800mm

Altura máxima: 1.000mm

Entre eixos: 2.465mm

Bitola dianteira externa aos pneus: 1.800mm

Bitola traseira externa aos pneus: 1.750mm.

Peso: 520 kg sem combustível.

Motor: 2 litros, 4 cilindros em linha, 16válvulas

Coletor de admissão e escape: Minelli Racing

Refrigeração: 2 radiadores laterais de alumínio para água

Sistema de Gerenciamento Eletrônico: Pro Tune Eletronic Systems

Potência: 191 hp a 6000 rpm

Torque: 21 kgfm a 6000 rpm

Câmbio: 5 marchas em H

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