Começaram no último fim de semana os playoffs da temporada de 2007 da Shifter Kart, que teve sua oitava etapa realizada no Kartódromo da Granja Viana, na Grande São Paulo. A primeira das três provas que marcam o encerramento da competição teve 16 pilotos no grid e terminou com a vitória ficou com o veterano Danilo Dirani. Com esse resultado, ele assumiu a liderança da competição empatando em pontos com Rafael Suzuki, mas levando vantagem no número de vitórias.
A etapa começou positiva para o paulista Henrique Martins (Grupo Agrenco/ Terlogs/ Cargonave) mais jovem entre os participantes da categoria, mas não terminou da maneira esperada pelo piloto da equipe Faster Motorsport. Segundo colocado no grid, Henrique fez boa largada e assumiu a liderança da prova antes mesmo da primeira curva, mas passou a perder rendimento em virtude de um problema nos freios de seu kart. A falha no sistema se agravou ao longo da prova e provocou o abandono do piloto na antepenúltima passagem.
“Senti que poderia vencer essa corrida, ou ao menos terminá-la entre os três primeiros, mas o problema nos freios se agravou e não tive como continuar”, lembrou Henrique. “Os freios ora bloqueavam, ora não paravam o kart da maneira que deveriam. Além do risco de um acidente, perdi totalmente a chance de acompanhar o ritmo dos ponteiros, o que acabou sendo muito ruim para o campeonato”, declarou o piloto.
Terceiro colocado na classificação geral quando os playoffs começaram, Henrique iniciou a fase final dependendo de seus próprios resultados para ser campeão, mas ficou em situação complicada na disputa pelo título após o abandono no último fim de semana. Com 29 pontos de desvantagem para o líder Danilo Dirani, ele precisará contar com a sorte para voltar a figurar entre os favoritos ao título.
“Como os playoffs são curtos, já sabíamos que um abandono poderia custar caro, e no meu caso ele ocorreu, infelizmente, já na primeira corrida da fase final”, lamentou o paulista. “Ainda restam duas provas para o encerramento do campeonato, mas para ser campeão dependo que meus principais adversários também tenham problema, o que deixa minha situação um pouco mais complicada do que no início dos playoffs”, encerrou o piloto, que venceu uma etapa na fase de classificação e vem sendo um dos destaques da temporada.
Os quinze primeiros colocados na etapa do último fim de semana foram:
1) Danilo Dirani, 35 voltas em 19min13s299
2) Rafael Suzuki, a 2s345
3) João Victor Horto, a 16s043
4) Jorge Borelli, a 24s099
5) Eduardo Porto, a 27s388
6) Eduardo Martins, a 29s355
7) Guilherme Jacob, a 1 volta
8) David Simão, a 1 volta
9) Carlos Araújo, a 1 volta
10) Emilio Padron, a 1 volta
11) Felipe Leonardos, a 2 voltas
12) Rui Loiola, a 2 voltas
13) Rogério Raucci, a 2 voltas
14) Pedro Serrano, a 2 voltas
15) Henrique Martins, a 2 voltas