O piloto Gabriel Dias, apesar dos problemas que enfrentou com seus motores neste sábado (20/8), pôde sair satisfeito do Kartódromo Aldeia da Serra, onde disputou a segunda rodada dupla do Campeonato Paulista de Kart na categoria Graduados B, válida pela oitava e nona etapas.
Gabriel Dias – e a maioria dos pilotos que competiram no evento – enfrentou sérios problemas com o óleo misturado ao combustível pelos organizadores. Este óleo, que obrigatoriamente deve ser usado em motores de dois tempos para que aconteça a lubrificação de seus componentes, foi o responsável pela “dor de cabeça” a que os pilotos se submeteram neste sábado.
“Foi incrível. Acho que em torno de 70 motores quebraram durante todos os treinos e corridas desta etapa do Paulista. Só eu tive três motores quebrados”, declarou Gabriel Dias, ao final da prova.
Com seus melhores motores quebrados, Gabriel Dias obrigou-se a competir nas duas provas da programação com um motor mais fraco, pensando apenas em chegar ao final das disputas. Esta decisão, se a princípio lhe garantia terminar as provas, por outro lado não lhe permitiria brigar por vitórias. “Nosso pensamento então passou a ser apenas marcar pontos para manter a liderança do campeonato. Por segurança, corri também com um acerto de carburação que não me ofereceria riscos. E deu certo, pois ainda estou na ponta da tabela de classificação”, avaliou Gabriel Dias, atual Campeão Sul-Brasileiro da Graduados B e Vice-Campeão Pan-Americano da Sudam Júnior.
Largando em 10o lugar, Gabriel Dias fez duas corridas buscando manter-se na zona de pontuação, tática que efetivamente deu resultado. Na primeira bateria, ele terminou em quinto lugar e na segunda finalizou em quarto, resultados que lhe permitiram sair de Aldeia da Serra com uma vantagem apenas dois pontos menor do que antes do início das provas.
Mundial – Gabriel Dias confirmou no mesmo dia que participará do Mundial, o maior evento do kartismo em todo o mundo. A prova acontecerá em setembro em Braga (Portugal) e Gabriel deverá competir pela equipe italiana MGM, a mesma pela qual Sérgio Jimenez marcou a pole position no Mundial de 2000.
Confira o resultado das duas baterias e a situação do campeonato:
1a. bateria
1 Leonardo Cordeiro
2 Tales Dias
3 Douglas Hiar
4 Fabiano Machado
5 Gabriel Dias
2a. bateria
1 Douglas Hiar
2 Denis Navarro
3 Adriano Buzaid
4 Gabriel Dias
5 Bruno Pacetti
Pontuação
1 Gabriel Dias - 81 pontos
2 Douglas Hiar – 61
3 Leonardo Cordeiro – 60
4 Tales Dias – 51
5 Gabriel Tojal - 44