Duas coisas vêem em mente quando se pensa na Stock Car Brasil: o alto nível técnico dos pilotos e a extrema competitividade entre os primeiros colocados do grid. O que pouca gente sabe, no entanto, é que esses elementos também estão presentes na categoria que há mais de quatro décadas tem sido a base para a maior parte dos pilotos que trilha carreira bem sucedida no esporte a motor: o kart.
Na etapa do último fim de semana do Campeonato Paulista, reconhecido como o regional de maior nível técnico do país, 13 dos 14 pilotos que alinharam no grid da categoria Graduados A terminaram a classificação separados por uma diferença de 0s450. O resultado é ligeiramente superior à média da Stock V8 neste ano, que em Campo Grande teve 11 pilotos no espaço de até meio segundo em treinos classificatórios. Na etapa de Curitiba foram 14, e em São Paulo, apenas sete.
“Estamos numa fase muito competitiva na Graduados A e não dá para falar em bom ou mau equipamento quando existem 13 pilotos separados por meio segundo. Todo mundo está andando junto e um mínimo detalhe, nessas condições, faz toda a diferença”, opinou o bicampeão estadual Gabriel Tojal, um dos destaques da corrida do último fim de semana, realizada no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos (SP).
Ele próprio foi vítima de um detalhe que escapou a sua equipe no acerto do kart para a tomada de tempos, que o fez largar em 11º. O problema foi corrigido e permitiu que Tojal fosse um dos destaques da prova ao cruzar a linha de chegada em quinto. “Com isso garanti mais um pódio e mais alguns pontos no campeonato. Fazer uma boa corrida de recuperação é sempre muito bom, ainda mais em um categoria competitiva como a Graduados A”, completou o piloto.
Em relação à semelhança entre o desempenho da Stock Car e do kart, Tojal acredita que o equilíbrio em ambas as categorias seja gerado por fatores diferentes. “Na Stock os motores são sorteados e só o que é livre no acerto dos carros é a suspensão, e ainda assim há limitações. Na categoria Graduados A do kart é quase tudo liberado, e o equilíbrio é fruto do intenso trabalho das equipes em buscar o limite extremo. Creio que o fato de o regulamento do kart ser o mesmo há vários anos permitiu que cada um dos times e preparadores evoluísse no seu ritmo, até chegar ao desempenho que vemos hoje”, completou.
A competitividade da categoria Graduados A será posta à prova novamente no dia 24 de junho, no Kartódromo de Aldeia da Serra, na Grande São Paulo, na sexta etapa do Campeonato Paulista de Kart. Os seis primeiros colocados na corrida do último fim de semana foram:
1) Dennis Dirani, 27 voltas em 20min11s581
2) Douglas Hiar, a 1s210
3) Gabriel Dias, a 5s086
4) Leonardo Cordeiro, a 9s225
5) Gabriel Tojal, a 9s924
6) Denis Navarro, a 11s446