publicidade
20/03/2013 08:44

Gaetano Di Mauro estreou no Turismo e conquistou vitória pela Novatos no Paulista de Marcas

Fonte: Motorbiz


Foto: Jackson de Souza

Gaetano Di Mauro no alto do pódio


Gaetano Di Mauro é um paulista de 15 anos que vem se destacando no cenário do kartismo nacional e internacional. Atual Campeão Brasileiro da categoria Shifter, a mais rápida entre as categorias nacionais de kart, Gaetano foi o único brasileiro a disputar a edição 2013 do Trofeo Andrea Margutti, na Itália.

A oportunidade veio através do convite da equipe Energy, sediada na Itália, e o piloto não decepcionou. Em provas realizadas pela categoria KZ2 (que se aproxima à Shifter brasileira), o piloto disputou freadas também com pilotos da KZ1, a principal do campeonato e onde correm os principais pilotos da Europa, já que as duas categorias correram juntas. O resultado impressionou, com o piloto brasileiro conquistando o 10º lugar entre os 34 pilotos inscritos.

De volta ao Brasil, Gaetano tem disputado provas esporádicas pela categoria Shifter, e já inicia a passagem para o automobilismo. Realizou um teste em um carro da Fórmula 3 Sul-americana e outro em um Chevrolet Celta configurado para o Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos.

O objetivo nessa fase era de ter o primeiro contato com os carros, já que o piloto ainda não definiu o caminho que dará para a carreira, escolhendo entre as modalidades de fórmula ou turismo.

E mais uma vez o piloto impressionou. Os resultados dos treinos foram tão bons que o piloto conseguiu o apoio da empresa Duraplast para realizar a segunda etapa da competição paulista, pela classe Novato.

Foram apenas alguns treinos em pista seca e a tomada de tempos foi realizada sob chuva. Ainda em adaptação, o piloto obteve o 28º tempo, 6º melhor da classe Novato. “Eu tenho que tirar o chapéu para quem anda aqui. É muito difícil, o carro derrapa muito. Ainda mais em pista molhada”, comentou.

A adaptação foi rápida. Gaetano ganhou 15 posições durante a prova e terminou em 13º na classificação geral, vencendo pela classe Novato. Sobre a experiência, o piloto declarou: “Essa etapa foi muito importante para mim, aprendi um novo estilo de pilotagem que foi guiar um carro de turismo e conheci um novo estilo de pista que foi o autódromo”.

Questionado sobre o aprendizado que o final de semana lhe rendeu, Gaetano respondeu: “Aprendi a pilotar um carro tração dianteira e com o pneu radial, o que é bem diferente do kart, escorrega bem mais. Aprendi também alguns ajustes diferentes como amortecedor, a olhar pressão de óleo, pressão de combustível e outros ajustes sobre o motor e telemetria, coisas que não temos no kart”.

Gaetano tenta agora firmar patrocínios para seguir a carreira no automobilismo, qualquer que seja a modalidade. “Conseguir disputar a Fórmula 3 seria a realização de um sonho, mas se o caminho for o turismo, farei o Paulista de Marcas e Pilotos com toda a dedicação. O importante é estar na pista”, finalizou.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!