A rodada dupla deste fim de semana (29 e 30) do Campeonato Paulista de Kart, que será realizada no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo, representa uma chance única de recuperação para o piloto Giancarlo Vilarinho (Colchões Bel Sonno / Energéticos Flying Horse / Jassa / Clínica Adriana Vilarinho / Landão Motorsport / Tchê Preparação de Motores / Giancarlo Vilarinho Racing Team), que ocupa a oitava posição na tabela da categoria Júnior, com 34 pontos. Líder do Campeonato Paulista Light, Vilarinho teve uma série de problemas mecânicos no início do ano que o prejudicaram na disputa do título no Paulistão, e espera se recuperar nessa reta final para terminar a competição entre os cinco primeiros colocados. “Quero que essa etapa do Paulista tenha cara de Paulista Light para mim, porque lá as coisas tem dado certo e venho conseguido bons resultados”, brincou o piloto, que venceu duas corridas e subiu ao pódio em dez das onze corridas já realizadas.
Para atingir seus objetivos – e conquistar boa parte dos 36 pontos que estão em jogo na rodada –, Vilarinho passou a semana toda treinando no Kartódromo Ayrton Senna, que após seis meses na “geladeira” volta a ser palco de uma etapa de um dos campeonatos de São Paulo. “É muito bom voltar a correr em Interlagos. A maior parte das provas deste ano tem sido em Aldeia da Serra e minha equipe tem até um box fixo lá, mas essa pista tem tradição, tem história, e tem um traçado muito técnico. Por isso precisa estar presente no calendário”, completou Vilarinho.
Um dos mais jovens competidores da Júnior – estreou na categoria aos 12 anos –, Vilarinho tem conseguido superar a maior experiência dos adversários no Paulista Light, mas encontrou dificuldades no Campeonato Paulista, onde enfrenta pilotos mais velhos e que competem na categoria há três anos. “Normalmente o pulo da categoria Júnior Menor para a Júnior já é difícil, e neste ano ficou mais complicado ainda porque o regulamento mudou e permitiu que pilotos que já seriam Graduados B continuassem na categoria. De forma geral, essa temporada tem sido de aprendizado e fico muito mais feliz por estar liderando pelo menos um dos campeonatos de São Paulo”, explicou o piloto.
A briga pelo título no Campeonato Paulista de Kart está restrita a Felipe Guimarães e Pedro Bianchini, justamente os dois pilotos mais experientes do grid e que já disputaram o título no ano passado, contra o vencedor, Gabriel Tojal. Guimarães tem 80 pontos válidos, contra 66 de Bianchini. Em terceiro está Pedro Rodrigues, que soma 56.