Após acelerar forte em Interlagos no ultimo sábado (20) durante as disputas da rodada dupla que caracterizou a quinta etapa do Campeonato Paulista de Kart, o piloto paulista Gregory Diegues (Despachante Monte Carlo/ Bad Boy/ Hinkel/ Banco Rendimento/ Camargo Racing) embarcou nesta quarta feira para Goiânia (GO), para dar inicio no Kartódromo Ricardo Santos aos treinos oficiais da quarta rodada do Campeonato Centro-Oeste de Kart.
E pilotos de todo o Brasil são aguardados em Goiânia, já que a etapa do Centro-Oeste servirá como “Open” da primeira fase do Campeonato Brasileiro de Kart, que terá vez nesse mesmo circuito entre os dias 7 e 11 de julho, uma excelente oportunidade para as equipes desenvolverem os ajustes ideais nos velozes micromonopostos e, também, para os pilotos descobrirem os segredos e limites do Kartódromo Ricardo Santos. Entre eles estará o kartista Gregory Diegues, que vivenciará uma semana de “estreias”, eis que este será seu primeiro contato com a pista goiana e carregando em seu novo kart Techspeed os dísticos do Banco Rendimento, mais um importante apoiador de sua promissora carreira no mundo da velocidade.
Pista nova, kart novo, novo patrocinador e, ainda, na mala os novos equipamentos pessoais fornecidos pela empresa gaúcha especializada na fabricação e distribuição de equipamentos para competições de Automobilismo, Rally, Kart e Off Road, Hinkel Racing Equipement, são os “ingredientes” necessários para Gregory Diegues aumentar suas expectativas em buscar mais um grande desempenho neste final de semana.
Fazendo na quinta etapa do Campeonato Paulista de Kart, disputada no ultimo sábado em Interlagos, sua “despedida” do chassis que o acompanhou nas pistas desde a temporada de 2008, Gregory Diegues estabeleceu o sexto melhor tempo no treino classificatório que definiu a ordem de largada da primeira das duas baterias que compunham a etapa. Optando por trocar o motor sorteado, fornecido pelos organizadores do certame, Diegues acabou perdendo mais duas posições na grelha, em função do disposto no regulamento do campeonato.
Na corrida Gregory manteve o posicionamento de largada nas voltas inicias e assim que os pneumáticos atingiram a temperatura ideal, passou a imprimir forte ritmo, buscando conquistar posições e aproximar-se do compacto pelotão que disputava a liderança da prova. Em poucas voltas o “Bad Boy” – como é conhecido nas pistas o piloto, em razão de seu patrocínio da griffe esportiva – já ocupava a sexta colocação, mas em ritmo muito próximo ao dos bólidos que formavam o primeiro pelotão, o que dificultava a aproximação. Confiante, Gregory manteve o pé embaixo e nas voltas finais conseguiu conquistar mais duas posições, completando a bateria na quarta colocação final. As posições de chegada nessa prova, por força do regulamento, determinaram a ordem de largada para a segunda bateria.
Partindo da quarta posição, na fila externa e sem a preferência de tomada para a tangencia da primeira curva, Gregory Diegues acabou perdendo uma posição e caindo para o quinto posto, mas antes de completar a primeira passagem pela Torre de Cronometragem, o piloto da equipe Despachante Monte Carlo/ Bad Boy/ Hinkel/ Banco Rendimento/ Camargo Racing já havia conseguido superar João Pedro Guim, retomando a quarta colocação.
O ritmo de prova era muito forte e os cinco primeiros logo se destacaram, formando um compacto e veloz grupo que passou a lutar pela vitória, com todos andando exatamente no mesmo ritmo. Algumas voltas depois, Guim conseguiu ultrapassar Gregory, que voltou ao quinto lugar, mas na volta seguinte Diegues “deu o troco”, retornando à quarta colocação. Gregory passou a pressionar o terceiro colocado, tentando encontrar espaço para conquistar mais uma posição, mas o concorrente passou a fazer um traçado mais defensivo, obstando as tentativas de ultrapassagem e, ainda, dando oportunidade para Guim voltar a atacar e, novamente, ultrapassar o kart de Gregory. Mas Diegues manteve a posição, já que na mesma volta ultrapassou João Pedro Custodio, que de segundo caíra para a quinta posição.
Duas voltas depois, Gregory Diegues ultrapassou Nathan William, assumindo a terceira colocação, mas na volta seguinte levou um forte toque em seu kart de William, que recuperou o posto, mas o choque acabou permitindo a João Pedro Custodio fazer uma dupla ultrapassagem, recuperando a terceira posição e relegando Diegues ao quinto lugar. Nada estava definido, com as constantes trocas de posições e qualquer um dos cinco primeiro colocados poderia sair com a vitória dessa corrida.
Como previsto, a corrida foi decidida na ultima volta, com Gregory completando na quinta colocação, mas os Comissários Desportivos da FASP- Federação de Automobilismo de São Paulo decidiram aplicar um aditamento de dez segundos ao tempo total de prova de Nathan William, que cruzara a linha final em terceiro, por atitude antidesportiva, beneficiando o pequeno “Bad Boy”, que ficou com a quarta colocação final.
Cumprida a primeira metade do Campeonato Paulista de Kart, após a soma dos pontos obtidos na rodada dupla Gregory Diegues caiu uma posição na tabela de pontos da competição, passando a ocupar a quarta posição. Todavia, na matemática do campeonato, Diegues progrediu, já que reduziu para nove a distancia de dez pontos que o separava do líder do certame e de cinco para quatro pontos, a diferença para o vice líder do certame. De quebra, ainda conseguiu abrir para dois o único tento que o separava de seu mais direto perseguidor.
Confira o resultado da Mirim na quinta etapa do Campeonato Paulista de Kart:
Primeira Bateria
1.- Igor Melo, com 18 voltas em 15m14s681
2.- Nathan William, a 0s061
3.- João Pedro Custódio, a 0s087
4.- Gregory Diegues, 4s191
5.- João Pedro Guim, a 5s119
6.- João Pedro Correa, a 8s878
7.- Raikkönen Sakzenian, a 13s047
8.- Luis Rodan, a 15s117
9.- Victor Uchôa, a 28s279
10.- Yanni Fontana, a 16 voltas
Pole Position: João Pedro Custódio, com 49s296
Melhor Volta: Igor Melo, com 48s867
Segunda Bateria
1.- João Pedro Guim, com 18 voltas em 15m07s064
2.- Igor Melo, a 0s303
3.- João Pedro Custódio, a 3s488
4.- Gregory Diegues, a 4s704
5.- João Pedro Correa, a 5s563
6.- Raikkönen Sakzenian, a 13s382
7.- Victor Uchôa, a 13s619
8.- Nathan William, a 13s632
9.- Yanni Fontana, a 19s390
10.- Luis Rodan, a 15 voltas
Melhor Volta: João Pedro Guim, com 48s926