Sempre na vanguarda das inovações, o Kartódromo Internacional de Guaratinguetá, localizado as margens da Dutra e a menos de três horas da capital carioca, realizará em 2012 um evento que promete ser um dos melhores eventos destinado a pilotos de kart de locação (indoor).
O kartódromo conta hoje com uma nova frota de karts de competição, “empurrados’ por motores Honda de 18hp´s. Esses karts fizeram sua estreia no 1º Endurance de locação, que contou com equipes do Rio de Janeiro como Xkart e Kart Rider´s.
E para 2012 Guaratinguetá prepara um evento que contará com a participação exclusiva de pilotos provenientes do kart amador (locação). Serão 10 etapas, sendo uma por mês, sempre no primeiro sábado de cada mês. O início está previsto para o mês de março.
Somente 40 vagas serão colocadas a disposição pelo kartódromo e os pilotos serão distribuídos em quatro chaves de 10. No final de 10 etapas os dois melhores pilotos de cada chave se enfrentam em uma final e o campeão ganha um kart de competição zero quilômetro.
Mas o melhor vem agora: para participar de uma temporada toda, correndo em karts de competição novos, motores 18 HP, com pneus de corrida inclusos, combustível, lastro e mão de obra, o piloto gastará apenas R$ 3 mil em toda temporada, valor que pode ser pago em 10 cheques de R$ 300,00, um por mês.
Para quem conhece os custos de participar de um evento profissional sabe que esse valor cobrado pelo kartódromo, com tudo o que está incluso, está muito bom. Alexandre Oliva, administrador do kartódromo de Guaratinguetá, fez uma rápida comparação:
“Quem tem kart de corrida gasta, por baixo, R$ 600,00 por corrida. Só a inscrição em Guaratinguetá é de R$ 200,00. Além disso, o piloto ainda tem que pagar, pneu, mecânico, mão de obra, peças de desgaste”, avalia.
O evento promete ser um sucesso, pois todos os detalhes foram pensados para atender os pilotos amadores de kart, que não possuem kart. Alguns dos requisitos principais para a participação é não ter de competição, não ter participado de campeonatos nos últimos dois anos e ter mais de 16 anos.
Outras preocupações foram adotadas para não beneficiar nenhum piloto, como o de não repetir kart e motor nas etapas, limite de apenas um treino por etapa e o critério “bateu, quebrou, pagou”, evitando assim agressividades além do limite.