A realização da primeira corrida válida pelo Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 em solo internacional atraiu as atenções de parte do público do esporte para o autódromo Oscar Galvéz, em Beunos Aires. O frisson causado pela primeira prova da categoria na Argentina, no entanto, não diminuiu o ritmo das competições nacionais, que neste fim de semana (29 e 30) terão no complexo de Interlagos, em São Paulo, o maior encontro de velocidade do ano. Neste sábado e domingo serão realizadas simultaneamente no Autódromo José Carlos Pace e no Kartódromo Ayrton Senna 27 corridas válidas pelos campeonatos Paulista de Automobilismo e Paulista de Kart, que juntos reúnem cerca de 200 pilotos de diferentes faixas etárias.
“Este será um grande encontro da velocidade que mostra a força do automobilismo não só no Estado de São Paulo, mas também no Brasil, já que essas provas reúnem pilotos de diversas regiões do país”, opinou o jovem Henrique Martins (Grupo Agrenco / Terlogs), um dos destaques das competições estaduais de kart neste ano, pela categoria Júnior. Ele próprio veio de longe para participar dos eventos do fim de semana já que, mesmo sendo natural de São Paulo, residente em Florianópolis há pouco mais de um ano.
O Kartódromo de Interlagos fica localizado ao lado da reta oposta do autódromo paulistano e é considerado o circuito mais tradicional e importante do Brasil. Por divergências políticas entre os clubes organizadores das corridas do estadual e a nova administração do complexo, a pista que revelou Ayrton Senna, Rubens Barrichello e praticamente todos os grandes pilotos brasileiros ficou seis meses sem receber etapas do Campeonato Paulista de Kart. Por esse motivo, o encontro deste fim de semana está sendo aguardado com muita expectativa pelos pilotos, que não escondem a preferência pela pista. “O traçado do Kartódromo de Interlagos é técnico, cheio de alternativas e prepara muito bem os pilotos para uma carreira no automobilismo nacional ou internacional. Por isso é muito bom tê-lo de volta ao calendário”, completou Martins.
O Campeonato Paulista de Automobilismo é composto pelas categorias Carros Antigos, Fórmula São Paulo e Speed 1600 (uma bateria cada), Spyder, Força Livre e Marcas e Pilotos (duas provas cada). No Paulista de Kart os pilotos correm divididos da seguinte forma: Cadete, Júnior Menor, Júnior, Novatos, Graduados B, Graduados A (motores dois tempos) e Biland e Biland Sênior (motores quatro tempos).