A Stock Car V8 não foi a única categoria do automobilismo nacional a viver em 2006 um confronto de gerações com as disputas entre dinossauros como Ingo Hoffmann e Chico Serra, e babyssauros como Giuliano Losacco e Cacá Bueno. O kart, que até hoje representa a base do esporte a motor no país, também viveu um embate entre jovens e veteranos que chegou a seu ponto alto no último fim de semana, na etapa de encerramento do Campeonato Paulista da Granja Viana.
Reunindo ao longo do ano nomes com experiência em categorias de monopostos como André Sousa, Fernando Galera, Carlos Iaconelli, Danilo Dirani e Sérgio Jimenez, além de jovens como o piloto da categoria Júnior Henrique Martins – Campeão Paulista no ano passado e mais novo do grupo –, a Shifter Kart terminou a temporada em alta e deu mais um passo rumo à aparentemente inevitável posição de categoria de elite do kartismo brasileiro.
Com disputas de alto nível técnico nas duas baterias que fizeram parte da última etapa da competição, o campeonato terminou com mais duas vitórias do campeão André Sousa e ótima atuação de Henrique Martins – que conquistou o segundo lugar no grid de largada e fechou o dia em quarto na soma de resultados das duas corridas.
“Dividir a pista com pilotos graduados e até mesmo com nomes que já estão competindo no exterior, como o Jimenez e o Dirani, é sempre um grande desafio”, declarou Henrique, que aos 14 anos estreou na categoria no Campeonato Brasileiro de Shifter Kart e disputou apenas três etapas do estadual nesta temporada. “Consegui largar em segundo, cheguei a liderar a prova por um curto momento, e dei continuidade a minha preparação para o ano que vem. Por tudo isso, acho que a etapa foi extremamente positiva”, completou o piloto, patrocinado por Grupo Agrenco, Terlogs e Cargonave.
Encerrando o ano com mais um bom resultado e tendo participado com destaque de três diferentes categorias ao longo de 2006, Henrique Martins também fez sua estréia internacional nesta temporada, e viu a oportunidade de competir novamente na categoria Shifter como a melhor forma de encerrar o ano já de olho em 2007.
“Competi na categoria Júnior, na Biland e na Shifter, além de ter disputado o Trofeo Andrea Margutti, na Itália, que foi uma das melhores experiências da minha carreira. Por tudo isso tenho muito o que comemorar em 2006, mas sem dúvida terminar a temporada dividindo a pista com grandes nomes do kartismo representa um grande fim de ano para mim”, encerrou o piloto, que para 2007 pretende disputar o título de Campeão Paulista na categoria Shifter e garantir vaga para a final da Seletiva Petrobras de Kart, competição que representa um dos troféus mais cobiçados pelos pilotos da modalidade em todo o país.