A nona e penúltima etapa da temporada de 2007 da Shifter Kart, realizada no último fim de semana no Kartódromo Internacional da Granja Viana, representou o retorno do paulista Henrique Martins (Grupo Agrenco/ Terlogs/ Cargonave) ao grupo dos quatro melhores pilotos da temporada de 2007 da categoria. Além de representar a estréia do representante da equipe Faster Motorsport na chuva com um kart da Shifter, a etapa significou para Henrique mais uma ótima corrida de recuperação, que lhe valeu 14 importantes pontos na classificação do campeonato.
Oitavo colocado no grid de largada, Henrique perdeu mais quatro posições na primeira curva ao evitar um acidente, e precisou completar uma corrida arriscada ao fechar a volta inicial na última posição. Com um ritmo constante, Henrique passou a ganhar posições uma a uma e recebeu a bandeirada a uma pequena distância do terceiro colocado, Emilio Padron – com quem disputa diretamente a terceira posição na classificação geral do campeonato.
Já sem chances de chegar ao título da categoria, Henrique continua fazendo parte da intensa disputa pelo terceiro lugar no campeonato, que envolve Padron, Eduardo Porto e Eduardo Martins. Os quatro chegarão à rodada de encerramento da competição separados por apenas quatro pontos, e ainda precisam se preocupar com Rui Loiola, que mesmo correndo por fora está a apenas 12 pontos do atual líder dessa disputa.
“Somos cinco pilotos em briga direta pelo terceiro lugar”, comentou Henrique. “Em um playoff de apenas três corridas, já sabíamos que não pontuar em uma delas praticamente eliminaria o piloto da disputa pelo título, e foi o que aconteceu comigo. Mas, nem por isso, meu final de temporada será menos agitado. Retomar o terceiro lugar, que foi a posição na qual me classifiquei para a decisão, é meu objetivo na última corrida do ano”, acrescentou.
Na décima prova do calendário, marcada para o dia 16 de dezembro, a disputa pelo título ficou restrita a Rafael Suzuki, atual líder com 270 pontos, e Danilo Dirani, segundo colocado com 252. Confira a tabela completa dos playoffs:
1) Rafael Suzuki, 270
2) Danilo Dirani, 252
3) Emilio Padron, 234
4) Henrique Martins, 231
5) Eduardo Porto e Eduardo Martins, 230
7) Rui Loiola, 222
8) Guilherme Jacob, 216
9) André Sousa, 214
10) Felipe Leonardos, 211