Após um final de semana prolongado em que “comemorou” a Independência do Brasil acelerando forte em Lauro de Freitas, na Bahia, em preparação para a Copa Brasil, o kartista Igor Melo (Roger Motorsport/ Ligeirinho/ AMF) volta às pistas paulistas cheio de “axé” e pronto para voltar ao alto do pódio no próximo sábado (12), quando disputa em Interlagos a sétima etapa do Campeonato Paulista de Kart.
Com 56 pontos conquistados, Igor Melo ocupa a terceira posição na tabela de pontos da categoria Mirim no campeonato, cinco a menos que o líder do certame Nathan William e quatro atrás do vice-líder João Pedro Guim, pelo que só a vitória interessa para reduzir a desvantagem e manter acesas as possibilidades de conquista do título.
Na última rodada do mais importante certame regional da modalidade no Brasil (sexta etapa) Igor Melo conquistou a segunda posição da grelha de partida e foi um dos protagonistas daquela prova, estabelecendo a melhor volta da corrida e lutando pela vitória até a linha de chegada, que cruzou na segunda colocação separado por ínfimos 0s157 milésimos de segundo de João Pedro Guim, que venceu a corrida.
“Tivemos um mês atípico, já que após um bom segundo lugar na ultima etapa do paulista tivemos um grave acidente no dia seguinte em Itu – durante o warm-up da quinta etapa do Campeonato Schincariol de Kart -, cujo saldo foi uma clavícula trincada em um chassis destruído, sem qualquer condição de reaproveitamento”, esclareceu o festejado preparador Roger Muneratto, chefe da equipe Roger Motorsport.
Mesmo assim, com dores e um chassis emprestado, Igor Melo disputou na semana seguinte (22/08) em Aldeia da Serra a também sexta etapa da Copa São Paulo Light de Kart. Na pratica classificatória que definiu a ordem de largada dos bólidos da Mirim, as limitações físicas e técnicas não permitiram a Igor posição melhor que o sétimo posto da grelha de partida, mas na corrida o veloz kartista paulista conseguiu superar as adversidades e completar a prova na quarta colocação final.
Sem qualquer descanso, o piloto da equipe Roger Motorsport, Ligeirinho Express, AMF fez sua estréia na Granja Viana, participando da sétima rodada da categoria Mirim na Copa São Paulo de Kart Granja Viana. Em meio a pilotos profundos conhecedores dos segredos do seletivíssimo traçado granjeiro – “recheado” de subidas e descidas -, o “rookie” no circuito da família Giaffone garantiu a quarta posição do grid de largada.
No briefing, de forma genérica e sem atentar que estava orientando crianças com idade entre seis e oito anos – entre eles pilotos que participavam a primeira vez no certame -, o Diretor de Provas “esclareceu” que por questão de segurança estavam proibidas as ultrapassagens no “Curvão”. Claro, somente “esqueceu” de explicar para aqueles que não competiam habitualmente na Granja Viana qual das variantes era o tal “Curvão”.
Imaginando que a curva proibida fosse a veloz Curva 2 do circuito, Igor “aliviou” o pé do acelerador nessa curva em todas as treze voltas de corrida, lutando por posições nas demais variantes e retas do traçado adotado. Como, diferentemente dos demais certames que disputa, na Copa São Paulo de Kart Granja Viana as largadas da Mirim são realizadas com os karts imobilizados, Igor não conseguiu fazer uma boa partida, caindo para as ultimas posições do pelotão, mas durante a prova tratou de imprimir seu habitual forte ritmo, fazendo várias ultrapassagens para cruzar a bandeira a quadros ocupando a quarta colocação.
Um verdadeiro “corridão” para ser muito comemorado, todavia, a “pequena” falha de comunicação do Diretor de Provas no briefing acabou sendo fundamental no resultado final da prova, já que Igor entendera ser outra a variante “proibida” e realizara durante a corrida algumas ultrapassagens no malsinado “Curvão” – que melhor poderia ter sido identificado como “Curva Inclinada”, a única do circuito com essa característica -. Em razão desse fato, Igor Melo foi punido com o acréscimo de vinte segundos ao seu tempo total de prova, determinante para a classificação final na oitava posição da prova.
“Foi uma pena, porque gostaríamos de fazer nossa primeira corrida na Granja Viana completando entre aqueles que subiram ao pódio, mas ficamos contentes com o desempenho do Igor e do novo chassis e vamos disputar as três provas finais do campeonato com boas chances de conquistar o Troféu Dolly, disputado por aqueles que não estão classificados para o ‘play-off’ do certame”, detalhou Roger Muneratto.