Por não concordar com a decisão da Comissão Disciplinar do Tribunal Desportivo da Federação Paulista de Automobilismo, que reviu a desclassificação do tocantinense Felipe Fraga por irregularidade técnica na nona etapa do Campeonato Paulista de Kart, o vice-líder da competição, Eduardo Banzoli Filho, desistiu de participar da rodada dupla de encerramento da temporada – marcada para este sábado (9) no Kartódromo Ayrton Senna,
A postura de Banzoli é a mesma de outros pilotos da categoria Júnior Menor que, apesar de não estarem na briga direta pelo campeonato, se sentiram injustiçados com a decisão do Tribunal Desportivo. Fraga recebeu no fim da semana passada os pontos perdidos na nona etapa do ano, quando foi desclassificado pelos Comissários Técnicos pelo uso de substâncias proibidas nos pneus de chuva de seu kart – com o objetivo de melhorar a aderência do composto no piso molhado. Como não coube recurso no momento da decisão, o piloto recorreu ao tribunal e conseguiu reaver os pontos, mesmo antes da divulgação do laudo sobre as condições dos pneus.
“A decisão do Tribunal não é definitiva porque ainda falta o laudo do laboratório, mas a Federação Paulista teve de aceitar a determinação do juiz e divulgou nova classificação para o campeonato”, explicou Banzoli. “Mesmo assim, achei que ela foi estranha e tirou a minha vontade de disputar esse título. A decisão dos comissários de pista é soberana e, para mudá-la, é preciso ao menos um laudo técnico que prove que a desclassificação foi um erro. Não quero fazer parte da decisão desse título, embora preze muito o Campeonato Paulista por sua história gloriosa”, completou Banzoli, que além de ter sido Campeão Paulista de Kart em 2004 é também Campeão Brasileiro da modalidade.
O laudo da análise dos pneus deve sair nos próximos dias, mas com a ausência de Banzoli nas provas finais o título ficará bem mais próximo de Felipe Fraga. Ele passou a ter 29 pontos de vantagem para Jean Aguiar, o terceiro colocado na tabela, sendo que 46 estarão em jogo nas duas próximas corridas.
“Agora isso não tem mais importância para mim e quero focar apenas as disputas do próximo ano, quando farei minha estréia na categoria Júnior. Vou continuar competindo como sempre fiz e seguindo as regras dos campeonatos em que me inscrevo. Não adianta vencer com atitudes duvidosas porque quando estivermos no automobilismo internacional, é o talento de cada um que falará mais alto. O fato de eu ter sido uma, duas ou oito vezes Campeão Paulista não vai me garantir um lugar na Fórmula 1, por isso quero conquistar meus resultados honestamente, para poder me orgulhar deles quando tiver chegado lá”, encerrou Banzoli.