publicidade
08/12/2006 16:13

Inconformado, Banzoli Filho desiste de disputar o título do Paulista

Fonte: Inova Comunicação - Rafael Durante


Foto: Luca Bassani


Por não concordar com a decisão da Comissão Disciplinar do Tribunal Desportivo da Federação Paulista de Automobilismo, que reviu a desclassificação do tocantinense Felipe Fraga por irregularidade técnica na nona etapa do Campeonato Paulista de Kart, o vice-líder da competição, Eduardo Banzoli Filho, desistiu de participar da rodada dupla de encerramento da temporada – marcada para este sábado (9) no Kartódromo Ayrton Senna, em São Paulo. Com isso, mesmo tendo vencido quatro corridas e liderado o campeonato durante a maior parte do ano, ele abriu mão da disputa pelo título do Estadual e focará a partir de agora sua preparação para a temporada de 2007.

 

A postura de Banzoli é a mesma de outros pilotos da categoria Júnior Menor que, apesar de não estarem na briga direta pelo campeonato, se sentiram injustiçados com a decisão do Tribunal Desportivo. Fraga recebeu no fim da semana passada os pontos perdidos na nona etapa do ano, quando foi desclassificado pelos Comissários Técnicos pelo uso de substâncias proibidas nos pneus de chuva de seu kart ­– com o objetivo de melhorar a aderência do composto no piso molhado. Como não coube recurso no momento da decisão, o piloto recorreu ao tribunal e conseguiu reaver os pontos, mesmo antes da divulgação do laudo sobre as condições dos pneus.

 

“A decisão do Tribunal não é definitiva porque ainda falta o laudo do laboratório, mas a Federação Paulista teve de aceitar a determinação do juiz e divulgou nova classificação para o campeonato”, explicou Banzoli. “Mesmo assim, achei que ela foi estranha e tirou a minha vontade de disputar esse título. A decisão dos comissários de pista é soberana e, para mudá-la, é preciso ao menos um laudo técnico que prove que a desclassificação foi um erro. Não quero fazer parte da decisão desse título, embora preze muito o Campeonato Paulista por sua história gloriosa”, completou Banzoli, que além de ter sido Campeão Paulista de Kart em 2004 é também Campeão Brasileiro da modalidade.

 

O laudo da análise dos pneus deve sair nos próximos dias, mas com a ausência de Banzoli nas provas finais o título ficará bem mais próximo de Felipe Fraga. Ele passou a ter 29 pontos de vantagem para Jean Aguiar, o terceiro colocado na tabela, sendo que 46 estarão em jogo nas duas próximas corridas.

 

“Agora isso não tem mais importância para mim e quero focar apenas as disputas do próximo ano, quando farei minha estréia na categoria Júnior. Vou continuar competindo como sempre fiz e seguindo as regras dos campeonatos em que me inscrevo. Não adianta vencer com atitudes duvidosas porque quando estivermos no automobilismo internacional, é o talento de cada um que falará mais alto. O fato de eu ter sido uma, duas ou oito vezes Campeão Paulista não vai me garantir um lugar na Fórmula 1, por isso quero conquistar meus resultados honestamente, para poder me orgulhar deles quando tiver chegado lá”, encerrou Banzoli.

  • 08/12/2006 17:16 ........

    BI-CAMPEAO BRASILEIRO (2005/2006)
    BI-CAMPEAO SUL-BRASILEIRO (2005/2006)
    DUAS VEZES ELEITO CAPACETE DE OURO (REVELACAO)
    CAMPEAO COPA CENTRO OESTE
    TRI-CAMPEAO BRASILIENSE
    BI-CAMPEAO TOCANTINENSE
    DUAS VEZES VICE DA COPA BRASIL
    SERA QUE ISSO TUDO E FALTA DE TALENTO???

  • 08/12/2006 18:08 Gustavo Kalinowski

    acho que nessa materia ninguem quis questionar se o piloto
    com tdos esses titulos ae em cima tem talento ou nao!
    achu que esta faltando um pouco profissionalismo da parte do piloto talentoso!!?
    abraços

  • 08/12/2006 21:47 Marcelo Valdannini(italianinho)

    Valeu du!!!
    Só quem conhece o seu talento e a sua seriedade é que pode saber que suas conquistas e todas vitórias de sua carreira foram dificeis e duras,mas todas foram justas e honestas!!!
    O talento poucos tem,muitos dizem q tem,e quem não reconhecer o seu talento com certeza não entende nada de automobilismo!!!
    Valeu du............

  • 08/12/2006 22:46 Cristiano Silveira

    Concordo com o Gustavo,a matéria nao diz se o piloto tem talento ou não.Apesar de haverem campeonatos sem grid e ficar mais facil um piloto ser campeão.

  • 08/12/2006 22:49 ....

    Por que postar uma mensagem anonima???Tem medo de aparecer??Thiago.

  • 09/12/2006 09:24 Percival Bandeira

    Eu sempre admirei o piloto Banzoli, por sua postura na pista e fora dela, mas me desculpe banzoli, desta vez voce pisou na bola, ou escorregou na pista, o talento do piuloto Filipe Fraga É INCONTESTAVEL, cabe a voce ir até o final e mostar o seu talento, sem contudo desmerecer o do seu oponente.
    Qunto a decisão do T.Esportivo, ele existe é para isso mesmo, decidiu?, ta decidido.
    abraços
    val

  • 09/12/2006 11:36 Thiago A. Fraga

    "Parte de ser campeão é agir como um campeão. Você tem que aprender como vencer e não fugir quando perde. Todo mundo tem maus momentos e sucessos verdadeiros. Dos dois modos, você deve ter cuidado para não perder a confiança ou se tornar confiante demais."
    TODOS OS CAMPEONATOS VENCIDOS FORAM FEITOS VISTORIAS.. AHH E ESSA DO PAULISTA ELE NAO TINHA SIDO DESCLASSIFICADO E SIM O RESULTADO FICADO SUB-JUDICE.
    OU SEJA OS PONTOS NAO DEVERIAM TER SIDO DADO A NINGUEM MAS FOI DADO AO VICE LIDER DA COMPETICAO, E SO AGORA FOI CORRIGIDO, NO CASO AINDA FALTA O LAUDO DO LABORATORIO. COMO Q OS COMISSARIOS VAO DESCLASSIFICAR SEM FAZER LAUDO??? E NAO ESTOU AKI PRA DIZER C TEM OW NAO TALENTO, NUNK QUESTIONAMOS UM TITULO PERDIDO PRA FULANO OU CICLANO, NEM SE QUER DESMERESSEMOS OS TITULOS VENCIDOS POR VC BANZOLI, VC SAB MTO BEM O QNTO E DIFICIL CHEGAR AO TOPO.MAS TODOS OS TITULOS VENCIDOS PELO FELIPE FORAM VENCIDOS NA PISTA E VCS SABEM MTO BEM DISSO, A NAO SER Q DUVIDEM DA VISTORIA DA CBA.
    O PAULISTA TDO FINAL DE TEMPORADA OS GRIDS FICAM SE NAO PELA METADE AINDA MENOR, POIS O CUSTO E ALTO E SO VAI QUEM TEM CHANCE DE SER CAMPEAO.
    FELIPE BOA SORTE NESTA PROVA E SUCESSO NA CARREIRA.

  • 09/12/2006 11:38 Johnny De Castro

    Pergunta pro TRIBUNAL ué....
    Tao com dúvida, entrem com recursos...
    Abraços...

  • 09/12/2006 17:25 Maria Yara

    É muito triste qdo as pessoas não sabem perder. Você acha que as duas baterias ganhas também foi trapassa ou foi pq vc não estava na pista? Pois eu acho que foi pura competência e capacidade .Quando não somos capazes é fácil botar a culpa nos outros.

  • 10/12/2006 01:05 Katia

    Acho que a D.Maria Yara não tenha entendido nada referente ao texto,pois em nenhum momento o Eduardo se refere ao talento ou tipo de caráter que ele tem e sim ao seu próprio talento.Achou que não deveria correr e pronto.Muitas vezes ele já ganhou como já perdeu e isto não o mudou em nada,triste é uma pessoa se preocupar com opiniões onde as pessoa tem o livre arbitrio de se expressar e aceitar as críticas.Portanto o Eduardo sabe que tanto vai ser elogiado como criticado.Quanto ao Felipe não há o que se falar ,pois ,e um excelente garoto,sendo que não é ele que prepara o equipamento dele e só da as coordenadas em relação ao que precisa de melhora para um bom rendimeto.Portanto procure saber diferenciar as coisas.Um bom natal e um ano novo cheio de coisas boas.Respeite a vontade dos outros.

  • 10/12/2006 17:50 Marcel Araújo

    Acho que o assunto ganhou destaque maior que o devido. Um piloto (no caso o Banzoli) se sentiu injustiçado com o campeonato e saiu. É direito dele. Se ele achou que foi roubado, deve abandonar mesmo e concordo com ele. Se fosse por medo, creio que ele não teria nem entrado na disputa. Um absurdo falar isso.
    Por outro lado, o outro piloto (Fraga) é um dos grandes nomes do kartimso brasileiro nos últimos anos assim como o primeiro, e venceu inúmeras vezes dentro do regulamento.
    Na minha opinião, os comentários diminuiram injustamente tanto um quanto o outro piloto.
    Por um lado, acho bom que haja discussão, porque mostra que as pessoas têm paixão pelo kart e isso é bom. Por outro, PAREM DE OFENDER AS CRIANÇAS.

  • 11/12/2006 15:42 Carlos Fernandez

    Concuerdo con Marcel paren de ofender,para mi a los proyectos de pilotos porque aun estan en las categorias menores,hay que ver ese negocio de talento o no en las demas categorias mayores o ya en alguna formula, ahi comienza a hacer diferencia aquella piezita que fica detras del volante.
    Mi amigo Eduardo,para llegar a la F1 tenes todavia un largo camino que recorrer y vas a necesitar a parte de tu talento una cosa muy importante y que nunca tenes que olvidar en cada una de tus carreras que es el factor suerte que viene de alla arriba y nunca pierdas la humildad.
    Un abrazo y mucha suerte .

  • 24/12/2006 10:38 Matheus

    eu naum pressiso fala nada o gustavo ja falo tudo
    boa sorte

  • 29/12/2006 11:10 Da M Zima Santos

    e3duardodesejo lhe toda felecidade do mundo voce e umgaroto fantastico como ser humano como piloto voce tem cada ano que passa mostrado um talento que cada vez me supreende tem pessoas que como voce nace abençoado para determinada profissao acradeço a deus por voce existir aproveito tambem para desejar um feliz ano novo a todos os pilotos do kartismo do brasil assim como preparadores chefes de equipe e a federaçao de aut de sao paulo cba enfim a todos que fazem algo pelo um esporte tao emocionante uma homenagem especial avoce ingo sao cem cara voce e um desses abençoados felicidades

  • 21/01/2007 04:57 Murilo Sudré

    Um dia, o Prost tirou Ayrton Senna de uma prova e sagrou-se campeão, no outro ano foi o contrário. Ocorre que a história somente lembra os feitos, ou seja, os campeões. Por isso acho que no esporte desistir é feio. "O Brasileiro não desiste, nunca". Sucesso a estes dois grandes pilotos