Com 31 pilotos inscritos para a sexta etapa do calendário, disputada no último fim de semana no Kartódromo Ayrton Senna, em São Paulo, a categoria Biland se manteve como a principal atração da temporada de 2007 do Campeonato Paulista de Kart. O torneio, que utiliza modernos motores de 4 tempos fabricados na Suíça, levou para a pista disputas de alto nível, que terminaram com uma reviravolta na classificação geral da divisão KGP.
Destinada aos pilotos com idade entre 14 e 25 anos, a KGP é considerada a principal categoria da atual fase do Paulista de Kart, e passou a ter um novo líder após a etapa de Interlagos. O atual campeão João Gonçalves terminou a corrida do último fim de semana em segundo lugar, e assumiu a liderança da tabela com 46 pontos – abrindo oito de vantagem para o segundo colocado, André Girotto, vencedor da etapa.
Largando em quarto lugar, Gonçalves recebeu dois toques na disputa por posições logo nas primeiras voltas, que o fizeram cair para a oitava posição. De volta ao ritmo normal, ele conseguiu se recuperar e recebeu a bandeirada final em segundo, a apenas 0s611 do vencedor.
“Como de costume a Biland teve uma etapa bastante equilibrada. Para mim a rodada do ultimo fim de semana foi particularmente difícil, em virtude do toque que recebi no início, mas meu kart esteve competitivo durante toda prova e pude completar as 23 voltas em um ritmo muito bom”, declarou o piloto, que também recebeu um ponto extra por ter registrado o melhor tempo da pista. “Se tínhamos errado na calibragem no treino classificatório, o setup foi perfeito para a corrida”, avaliou João Gonçalves, que venceu uma corrida e chegou a seu quarto pódio consecutivo em 2007.
Uma rápida leitura da tabela de classificação comprova a evolução do piloto paulista – campeão mundial da categoria em 2005 – ao longo do campeonato. Com problemas mecânicos, ele não marcou pontos na primeira corrida do ano, e na prova seguinte assinalou apenas dois – novamente em virtude de falhas em seu equipamento.
O primeiro pódio veio na terceira etapa do campeonato, quando ele cruzou a linha de chegada em terceiro lugar e recebeu mais 8 pontos. A primeira vitória foi conquistada na quarta corrida do ano, e recolocou o atual campeão da categoria na disputa pelo título graças aos 11 pontos conquistados na rodada. Na etapa seguinte, que correspondeu ao segundo turno do campeonato, João Gonçalves conquistou mais 11 pontos pelo terceiro lugar acompanhado de melhor volta, e chegou à liderança após somar 14 pontos pela segunda colocação no último fim de semana.
“Felizmente consegui evoluir ao longo das etapas, o que é importante em qualquer competição”, ressaltou o piloto. “Fiz zero ponto na primeira prova, dois na segunda, oito na terceira, onze na quarta e também na quinta, e catorze agora. É uma curva ascendente e espero manter esse desempenho até o fim do ano. Este campeonato está muito competitivo e difícil. Há muita gente boa com condições de vencer, e por isso apostar nessa regularidade de bons resultados é fundamental para que eu possa continuar sonhando com o título”, acrescentou.
Confira os dez primeiros colocados na sexta etapa da temporada:
1) André Girotto, 23 voltas em 18min40s072
2) João Gonçalves, a 0s611
3) Rafael Lourençano, a 6s349
4) Alberto Cattucci, a 16s844
5) Alain Sisdeli, a 20s972
6) Roberto Boscarriol, a 24s861
7) Gustavo Menendes, a 26s683
8) Basilios Eleutheriou, a 30s781
9) Artur Lopes, a 45s668
10) Thomaz Fae, a 1 volta
Pole position: André Girotto – 47s169
Melhor volta: João Gonçalves – 47s042
Após seis corridas, os dez primeiros colocados na classificação geral são:
1) João Gonçalves, 46 pontos
2) André Girotto, 38
3) João Cunha, 36
4) Alain Sisdeli, 33
5) Dennis Dirani, 30
6) Rafael Lourençano, 28
7) Vitor Teiji, 23
8) Roberto Boscarriol, 23
9) Gustavo Menendes, 20
10) Alberto Cattucci, 19