No último sábado (2) o Kartódromo de Interlagos, em São Paulo, recebeu as provas da Copa São Paulo Light e também do Campeonato Paulista. Em um dia de intensas atividades, o piloto mineiro João Matos (KGS Computers | Tecsul | Mikronix | Gift), da Júnior Menor, participou de duas baterias do Paulista e de duas do Light e terminou o dia com o comemorado quarto lugar no Campeonato Paulista.
Em sua primeira temporada completa no kartismo, o piloto de 11 anos vem se adaptando corrida a corrida ao esporte. Depois de disputar provas nos Kartódromos RBC Racing e Aldeia da Serra, esta foi a primeira vez em que o piloto teve a oportunidade de acelerar no mais tradicional kartódromo do Brasil, pista que já recebeu os principais nomes da modalidade, como Ayrton Senna, Rubens Barrichello, Felipe Massa, Tony Kanaan, Hélio Castroneves, dentre vários outros.
Para aumentar ainda mais o grau de dificuldade para João, piloto e equipe optaram por trocar a marca de chassis e, com isso, Matos teve de fazer um completo período de adaptação ao novo kart Techspeed.
Após um rápido período para entender o novo estilo de guiada, o piloto conseguiu estabelecer voltas bastante rápidas e, animado, seguiu para a pista na manhã de sábado para as atividades que definiriam os grids de largada.
Nas disputas do Light, Matos não deu muita sorte. Na primeira largada, após uma boa partida, o piloto ganhou algumas posições e já se posicionava na curva um quando, de repente, o kart de um concorrente literalmente passou por cima do de Matos. Como resultado, a quebra do uniball da direção o fez abandonar a corrida. Na segunda bateria, por sua vez, largando da última posição, ele ainda tentou uma corrida de recuperação ganhando algumas posições, mas, o para-choques traseiro se rompeu, fazendo com que ele tivesse de parar para manutenção e, com isso, comprometesse qualquer pretensão de resultado.
REDENÇÃO VEIO NO PAULISTA – Se nas disputas do Light João parecia estar vivendo um inferno astral, nas baterias do Paulista a história foi bem diferente. Com o nono tempo na sessão classificatória, Matos seguiu animado para a primeira bateria. Em uma prova muito disputada, ele esperou os melhores momentos, ganhou duas posições, e terminou a corrida na sétima posição. Na segunda corrida, ainda mais adaptado ao circuito e à mecânica da competição, Matos registrou então a quarta posição, posto que lhe rendeu o pódio na etapa.
"Estou feliz de ter chegado ao pódio. Apesar de ainda não ser uma vitória, é o sinal de que estamos no caminho certo. Aprendi muito e estou muito feliz com meu novo equipamento", comentou.