No último sábado (23) o brasiliense João Pedro Guim (Camargo Racing) disputou no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul de São Paulo, a quarta etapa do Campeonato Paulista de Kart. Guim, que disputa neste ano a sua segunda temporada na categoria Mirim, é atualmente um dos grandes destaques do país em sua classe após ter vencido várias corridas em Campeonatos nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
No Paulista, depois da vitória na primeira etapa, realizada no início do mês de fevereiro, o piloto da equipe Camargo Racing foi obrigado a abandonar a competição. Em virtude de compromissos escolares Guim permaneceu apenas na disputa da Copa São Paulo Light e do Campeonato Sul-Brasileiro. Porém, devido à representatividade deste que é o mais tradicional campeonato estadual do país, Guim atendeu aos apelos de sua nova equipe e voltou nesta quarta rodada às disputas do Paulista.
O piloto desembarcou em São Paulo na manhã de quinta-feira, dia 21, quando seguiu diretamente para o kartódromo. Lá, em quatro sessões de treinos livres, ele aproveitou bastante para se adaptar ao difícil traçado sorteado para esta etapa além de preparar, junto ao time, o melhor equipamento possível para a corrida.
Na manhã de sábado, dia da competição, João Pedro sorteou seu motor junto à organização e logo foi para a pista para o treino de aquecimento. Satisfeito com o desempenho, ele e a Camargo Racing deixaram então tudo pronto para a tomada de tempos.
Em virtude de estar voltando nesta etapa para o campeonato, por força do regulamento, João Pedro teve que colocar pneus novos e, com isso, sofrer uma penalização de tempo de 0,7s ao final desta sessão classificatória e de 2s, ao final da corrida.
Já sabendo que teria de ser bem mais rápido que seus adversários, Guim não se intimidou e fez uma boa classificação, porém, ao somar-se a penalização ao seu tempo ele teve de largar da última fila.
Muito concentrado o piloto partiu para a corrida. Após uma bela largada João Pedro deu início a uma impressionante recuperação onde, volta a volta, conseguia belas ultrapassagens. Com cinco voltas completadas o brasiliense já estava na disputa pelas primeiras posições e, finalmente, a cinco voltas para o final ele conseguiu superar os dois pilotos que lutavam pela liderança e, assim, assumiu a ponta. Logo que foi para a primeira posição Guim ainda conseguiu abrir um pouco em relação aos demais concorrentes, mas não o suficiente para suprir os dois segundos de penalização que teria pelos pneus novos. Assim, de forma brilhante, ele venceu a corrida. Porém, computada sua penalização, João Pedro Guim terminou na segunda posição e a vitória ficou com seu conterrâneo, Nathan William.
“Foi uma corrida muito legal. Fiz o que mais gosto, que é ultrapassar um monte de gente. Meu kart estava ótimo e, de verdade, eu ganhei a corrida. Quero dedicar esta vitória para o meu irmão Felipe, que nasceu na terça-feira passada e, daqui uns anos, estará nas pistas também”, finalizou feliz o piloto.
De volta à Brasília Guim se entregará aos compromissos escolares nestas próximas duas semanas. Na sua agenda de competições a próxima corrida é a rodada dupla da Copa São Paulo Light, a ser realizada no dia seis de junho, no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, Grande São Paulo.