O pequeno piloto brasiliense João Pedro Guim (Camargo Racing), da categoria Mirim, teve um final de semana de compromisso duplo no estado de São Paulo. No sábado, na capital, o piloto disputou a sexta etapa do Campeonato Paulista de Kart e, neste domingo, em Itu, interior do estado, foi a vez da disputa da quinta etapa do Campeonato Nova Schin.
Sem participar de uma corrida desde o Campeonato Brasileiro, que foi encerrado no dia 11 de julho, Guim já não via a hora de retornar às disputas dos principais certames do país, competições estas em que ele tem se destacado em vários estados.
No Paulista, que utilizou um dos traçados mais técnicos da temporada, João Pedro se destacou desde os treinos livres de quinta e sexta-feira. No sábado, já com o motor sorteado pela organização, o piloto não teve um bom rendimento no aquecimento, mas optou por não trocar o propulsor e seguiu para a tomada de tempos. Nesta sessão classificatória, no último instante, João Pedro conseguiu uma volta sensacional e com isso registrou a pole-position da etapa.
Na corrida, realizada horas depois, João Pedro largou bem e conseguiu manter-se na liderança, mas algumas voltas se passaram e sob forte pressão o piloto acabou sendo superado por alguns concorrentes caindo então para a quinta colocação. Mas, muito determinado, ele não se deu por vencido e, com isso, partiu em busca de voltar à liderança. Foram voltas eletrizantes e, com muito arrojo, Guim foi superando um a um os seus adversários até que, na última curva, superou Igor Melo para vencer de forma brilhante a corrida.
Nesta manhã de domingo, ainda saboreando o gosto do vitória, o brasiliense se focou na participação na prova do Campeonato Nova Schin. Com a mesma dedicação de sempre o jovem garoto entrou na pista determinado para mais uma vitória e, neste espírito, conseguiu mais uma pole-position e, com ela, o direito de novamente largar na frente.
Foi uma corrida muito disputada onde ele e Rubens Bouchabke logo se distanciaram dos demais concorrentes. Com muita garra Guim se defendia, mas acabou sendo ultrapassado. Acostumado às situações de pressão ele não se deixou abalar e continuou na “cola” de seu concorrente. Nas duas últimas voltas ambos se ultrapassaram e, na curva final, João Pedro colocou seu kart lado ao lado com o de Rubens e conseguiu a ultrapassagem cruzando a linha de chegada na primeira posição. Porém, momentos depois, recebeu dos comissários a informação de que havia sido penalizado com a perda de vitória em virtude de atitude anti-desportiva na última ultrapassagem sobre seu concorrente. Assim, ele finalizou a prova na segunda colocação.
“Estamos realmente muito felizes com o resultado do João Pedro neste final de semana. Foram duas corridas excepcionais com pole e vitória. A decisão dos comissários de Itu foi completamente equivocada e o próprio pai do piloto Rubens veio cumprimentar o João Pedro pela vitória. Como não participamos deste campeonato regularmente decidimos não recorrer desta injusta decisão, principalmente porque o desempenho dele na pista foi acima de qualquer dúvida”, explicou Claufer Machado, pai de Guim.
Os desafios continuam
De volta à Brasília João Pedro e sua equipe já se preparam para mais uma importante corrida. No próximo sábado, no Kartódromo Aldeia da Serra, será chegada a vez da sexta etapa da Copa São Paulo Light de Kart.
A competição, que tem sido a mais concorrida do estado, traz João Pedro na liderança. O piloto chegará em São Paulo ainda na quinta-feira quando dará início aos seus treinamentos para então brigar por mais uma vitória.