Neste sábado (2) o Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, recebeu a segunda etapa do Campeonato Paulista de Kart. A competição, tradicional por ter revelado grandes nomes do automobilismo brasileiro, teve a participação de competidores de várias partes do país.
O mineiro João Pedro Guim (Techspeed | Camargo Racing) participou das disputas nas classes Cadete e Super Cadete. A programação da Cadete foi toda desenvolvida no período da manhã enquanto que, a da Super Cadete, à tarde.
O dia de problemas de João Pedro começou ainda na tomada de tempos da Cadete. Após algumas voltas de aquecimento o tempo total das voltas da prova estava melhorando a cada passagem e Guim conseguiu registrar seu melhor tempo no final da sessão. Porém, perdeu o direito a sua melhor volta por ter dado uma volta a mais na classificação e ficou apenas com a 16ª posição do grid.
Nas corridas, Guim vivenciou situações diferentes. Após uma boa largada na primeira corrida ele não se intimidou com o extenso pelotão e partiu para cima de seus adversários em busca de recuperação. Volta a volta ele foi superando seus concorrentes e, com muita garra, conseguiu encerrar a corrida na segunda posição. Na prova número dois, por sua vez, o piloto não teve a mesma sorte. Após uma largada conservadora seu kart foi atingido pelo de um concorrente e, com isso, Guim caiu para o meio do pelotão. Para piorar, neste toque o kart de João Pedro acabou empurrando o de um outro concorrente e, com isso, o bico de seu kart se soltou e passou algumas voltas raspando no pneu. Cerca de quatro voltas depois a peça se soltou, mas Guim já havia perdido muito contato com os líderes e, com isso, não mais conseguiu se recuperar. Ele encerrou a corrida com o décimo lugar.
Problemas também na Super Cadete
A etapa de Guim na Super Cadete já começou de forma desastrosa. A chaveta que prende o pinhão do kart ao motor se rompeu na hora que a equipe bateu o kart no Parque Fechado para a tomada. Assim, o piloto não conseguiu fazer a sua tomada de tempos e partiu do último lugar.
Em ambas as provas o desempenho de João Pedro também não foi dos melhores. Mesmo competindo em seu traçado preferido o piloto não conseguia fazer o seu kart render muito bem e, com isso, se viu envolvido em disputas muito acirradas. Na segunda bateria ele chegou a ser penalizado e, depois disso, já sem chances de recuperação preferiu abandonar a disputa.
“Acho que o João levantou hoje com o pé esquerdo. Acredito que nunca tivemos um final de semana com tantos problemas. De tudo isso fica o aprendizado. Vamos nos reunir com a equipe, o preparador de motores e descobrir onde podemos melhorar para voltarmos ao caminho das vitórias”, encerrou Claufer Machado, pai do piloto.