Publicamos abaixo nota enviada pela empresa JP Salva, que presta atendimento médico no Kartódromo de Interlagos, em resposta às declarações emitidas pelo Sr. Paulo Scaglione, Presidente da CBA.
Salientamos que ambas as declarações, esta e a do Presidente da CBA, são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
Prezados Senhores.
Em resposta à matéria publicada por Vv. Ss, com relação a nota publicada pelo Sr. Presidente da CBA, Paulo Enéas Scaglione, referente a “irregularidades” constatadas no Kartódromo Ayrton Senna, temos a relatar que tal nota publicada não tem qualquer embasamento legal com a verdade, até porque a empresa que presta serviço em emergências nas dependências do kartódromo é a JP SALVA EMERGÊNCIAS MÉDICAS, instituição devidamente regulamentada pelo Conselho Regional de Medicina sob o número 00.427, classificada como prestadora de serviços em atendimento médico ”PRÉ-HOSPITALAR” em seu Contrato Social, na qual exerce suas atividades em conformidade com a Portaria MS 2.048/02 - Ministério da Saúde, que regula atividade PRÉ-HOSPITALAR no Brasil.
O relato calunioso e maldoso do Sr. Paulo Scaglione, não condiz com a realidade hoje praticada no kartódromo, mesmo porque o mesmo não tem nenhuma formação técnica específica para julgar, coordenar ou decidir quaisquer assuntos relacionado à medicina
A JP SALVA atua no Kartódromo Ayrton Senna sob autorização da Secretária Municipal de Saúde, da qual nos foi expedido o documento de aprovação do esquema do atendimento médico proposto nas dependências do Kartódromo Ayrton Senna. Informamos ainda que na data de ontem estavam presentes no Kartódromo Ayrton Senna 3 ambulâncias, sendo 2 Unidades de Suporte Básico e 01 de Suporte Avançado - UTI Móvel, 6 profissionais da área de emergência, entre eles 1médico, 3 profissionais de enfermagem e 1 coordenador operacional.
Conforme relatório interno do coordenador operacional da JP SALVA, na data de ontem, por volta da 10:00hs, se dirigiu ao Departamento de Administração do kartódromo um senhor se identificando como da EQUIPE DE RESGATE OFICIAL DO AUTÓDROMO, questionando se havia médico de plantão no kartódromo, alegando que seu CHEFE, o Sr. Flávio Abrúsio, estava passando mal, no que foi indagado pelo coordenador da JPSALVA se no autódromo havia médico de plantão, uma vez que naquele momento estava sendo realizado o Campeonato Paulista de Arrancada, organizado pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP), com o aval inclusive da CBA. Nos foi informado que no autódromo não havia médico no local, no qual foi informado ao mesmo como funciona o esquema de atendimento medico no local, sendo que o primeiro atendimento é realizado pela equipe de suporte básico de vida, e sendo constatado e havendo a necessidade sempre é acionado via rádio a CENTRAL REGULADORA da JP SALVA, que imediatamente despachará o número necessário de unidades de suporte avançado que rondam ININTERRUPTAMENTE todas as empresas da região de Interlagos que mantém contrato com a JP-SALVA no sistema de área protegida.
Tanto não procede a informação, que em nossos registros demonstram que na data de ontem 19/02/2006, foram atendidos pelo médico da JP-SALVA , o Dr Axel Vianna CRM/SP 95003, dois pacientes no kartódromo, sendo um chefe de uma equipe da Argentina, que estava ali treinando seu piloto e outra paciente, que por coincidência, foi a filha do diretor da JPSALVA , que teve uma lesão em seu olho direito devido uma artefato da pista ter atingido a mesma, que estava ali assistindo o treino de seu irmão o piloto Ricardo Sargo , juntamente com o piloto de F-1 Antonio Pizzonia, já que ambos são da mesma equipe no kart, a JVN COMPETIÇÕES, o que comprova mais ainda a versão distorcida relatada pelo Presidente da CBA.
Reforçamos aqui que a JP SALVA EMERGENCIAS MÉDICAS DIFERENCIADAS, tanto respeita o kartismo no Brasil, que é hoje uns dos maiores patrocinadores do piloto de kart Ricardo Sargo, que inclusive, é piloto da equipe JVN competições, responsável pelo inicio e formação da carreira do piloto Antonio Pizzonia.
Nós da JPSALVA EMERGENCIAS MEDICAS informamos que tal atitude do presidente CBA nos causa certa indignação, uma vez, que o mesmo, por diversas vezes pessoalmente, verificou e aprovou a estrutura sempre disponibilizada pela JP SALVA, que criou um departamento específico em cobertura médica em eventos automobilísticos, com a finalidade de atender os seguintes eventos: FÓRMULA TRUCK DE 2003 À 2005, 500 MILHAS DE KART DA GRANJA VIANNA 2005, TREINOS PREPARÁTÓRIOS DA STOCK CAR, realizado em dezembro de 2005, e todo e qualquer tipo de eventos relacionados ao esporte a motor.
Tal escândalo praticado pelo Presidente da CBA nos leva a crer que a intenção foi única e exclusiva de MASCARAR a realidade com relação aos fatos ocorridos na realização da 1a etapa do Campeonato Paulista de Kart, ocorrido no ultimo sábado, 18/02/2006, quando o piloto Nathan Silva, da equipe Mauro Competições, se envolveu em um grave acidente durante a realização da prova, e que a maioria das pessoas presentes questionaram o atendimento dado ao piloto, que foi socorrido em pista pela equipe de saúde contratada de FASP, e transportada inadequadamente por mecânicos e seguranças da FAQUI, empresa prestadora de serviços em segurança também contratada pela FASP.
Outro fator que indignou a população presente na 1a etapa do Campeonato Paulista 2006 foi todos terem presenciado a dimensão do acidente e a conduta aplicada no caso, e por fim estavam removendo o piloto, que naquele momento se queixava de muitas dores, no veículo particular de seu pai, somente com uma tipóia no braço, sem qualquer imobilização, e um colar cervical, fato este que levou a situação a um tumulto generalizado por parte de todos os kartistas presentes no local.
Informamos que a JP SALVA encontra-se à disposição de todos os kartistas do BRASIL, até porque nós somos investidores no esporte em epígrafe e possuímos uma equipe de competição voltada ao Kart.
Sérgio Sargo
Diretor Operacional