Apesar de serem experimentados pilotos e donos de invejável retrospecto esportivo, a 5ª etapa do Campeonato Paulista de Kart, realizada no último sábado (3/06), foi a estréia em provas no seletivo traçado do kartódromo de Interlagos da dupla de pilotos Julio Reis e Munir Aboissa (Dolly Guaraná/ Planet Kart/ PPK/Enigma Kart Team) e o total desconhecimento dos “segredos” do templo máximo do kartismo brasileiro era seguro indicador de que os resultados finais não seriam os mais expressivos.
Para complicar ainda mais essa situação, Aboissa recebeu às pressas a incumbência de “tocar” o kart 44 da equipe Dolly Guaraná/ Planet Kart/ PPK/ Enigma Kart Team na prova da categoria Sênior, em substituição ao piloto William Freire, originalmente indicado para a formação da dupla.
“Caí de pára-quedas no dia da corrida e não tive como dar sequer uma volta antes do treino de classificação com o kart. Nunca competi em Interlagos, mas confio no competente trabalho da Enigma para ter um kart competitivo”, declarou o piloto antes dos treinos classificatórios, realizados no período da manhã.
De fato, o desconhecimento dos segredos de Interlagos e a extrema competitividade da categoria, na qual apenas milésimos de segundo separam o pole position do último colocado na grelha de partida, foi determinante para a 22ª posição no grid de Julio Reis e a 20ª posição de Munir Aboissa, mas, nas provas, a longa experiência na condução de karts dotados de motores quatro tempos de ciclo, foi determinante para grandes provas de recuperação dos pilotos comandados por Wesley Silva da Enigma Kart Team, equipe oficial da fabrica de karts Mega.
“O kart estava perfeito e apesar de meu desconhecimento da pista, acho que conquistar nove posições não pode ser considerado um mau resultado, principalmente em uma categoria com dois campeões mundiais na pista e pilotos de grande renome”, esclareceu, demonstrando contentamento, o único piloto oficial de kart surdo do mundo, que completou a prova da Biland Graduados na 13ª colocação.
Na prova da classe Sênior não foi diferente. Partindo da ultima fila do grid, Aboissa conquistou importantes posições, entrando na briga por uma das “vagas” no pódio, mas um “toque” normal de corrida fez com que seu kart rodasse, caindo novamente para a ultima posição. Com a faca nos dentes, Munir Aboissa partiu para a recuperação, impondo forte ritmo a sua corrida e realizando varias ultrapassagens. Todavia, mais um toque na traseira de seu kart, com nova saída de pista, determinaram o resultado final, a 14ª posição.
“Pelas dificuldades que esta prova apresentou para nossa equipe, não apenas as relativas a inexperiência em Interlagos de nossos pilotos, como também as que surgiram no decorrer das provas, acho que fomos competitivos e as performances individuais de Julio Reis e Munir Aboissa foram mais que satisfatórias. Na próxima etapa, que será na Aldeia da Serra, acredito já estarmos em condição de lutar por posições nos pódios, tanto da Graduados, quanto da Sênior”, analisou Wesley Silva, chefe da equipe Dolly Guaraná/ Planet Kart/ PPK/ Enigma Kart Team.
A próxima etapa do Campeonato Paulista de Kart será no dia 24/06, no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP).