Luis Henrique Kachan, mais conhecido como LuKachan, 8 anos, foi um dos protagonistas da categoria Cadete na rodada dupla do último sábado,14 , em provas válidas pelas 4ª e 5ª etapas do Campeonato Paulista de Kart.
Em tarde de muito sol a categoria base do automobilismo levou à pista 17 pilotos das mais variadas regiões do país. Franzoni, Kachan e Travaglini deram verdadeiro show na pista de Aldeia da Serra, e conquistaram nas duas etapas a mesma colocação, primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente.
Na primeira bateria Franzoni, que marcou a pole, e Kachan distanciaram-se dos demais. O único piloto que acompanhou o ritmo dos ponteiros foi Luca Travaglini, que marcou a melhor volta dessa etapa. Na bandeirada de chegada Franzoni cruzou em primeiro, com Kachan atrás há apenas um décimo de segundo do vencedor.
Largando nas posições de chegada da primeira bateria os pilotos voltaram à pista para nova disputa. Franzoni tomou a ponta novamente, trazendo com ele Travaglini e Kachan. Os três revezaram as posições durante toda a corrida, distanciando-se assim dos demais.
Depois de mais 12 voltas de muita disputa e emoção, mais uma vez Victor Franzoni venceu, com Kachan em segundo e mais uma vez trazendo Luca Travaglini na terceira colocação
A rodada dupla foi marcada por alguns acontecimentos. No treino de sexta feira, o pequeno Erik Gasparini bateu forte, fraturando o braço, afastando-o das pistas pelos próximos dois meses.
Na primeira bateria um grave acidente marcou a largada. Barros, que depois viria a capotar, queimou a largada mudando de lado na pista no momento da bandeirada e espalhando cones pela reta de alta velocidade do kartódromo paulistano. O paranaense Jonathan Louis, que vinha logo atrás, atropelou os cones e decolou, caindo ao chão de maneira muito forte. Jonathan foi atendido pelos médico, mas felizmente, nada de grave aconteceu, nem com Louis e nem com Barros.
Outro detalhe marcante foi a disputa pelas duas primeiras posições. Fanzoni e Kachan, velhos conhecidos das pistas - os dois treinavam juntos aos 4 e 3 anos de idade, respectivamente - travaram belas disputas durante as duas baterias.
Certo dia, o piloto Tony Kanaan, disse que o dinheiro no automobilismo é muito importante, mas que o mesmo não pode comprar o mais importante - Talento ! Essa observação de Kanaan pode ser usada nos pilotos Kachan e Franzoni. Victor Franzoni, com muito esforço dos pais, e agora também com o apoio do mais simpático e agradável freqüentador das pistas, o Tio X - não sabemos se a informação pode ou não ser divulgada - participa das provas do Campeonato Paulista e do Sul-Brasileiro.
Por sua vez, o pequeno Kachan, o mais novo piloto dentre os primeiros colocados, busca apoio financeiro para não ter que abandonar às pistas. "Nós não iríamos participar dessa corrida, realmente por falta de verba, mas conseguimos apoio de muitos amigos. Cláudio Sagüi, da sagüi competições, Alfredo e Fernando da TCHÊ preparações de motores e da fabricante de chassis TechSpeed, através do Roberval. O Lu era o mais rápido nos treinos de sexta e todos se esforçaram para que ele corresse, de qualquer forma", afirmou o pai do piloto Carlos Kachan, o qual ainda busca apoio financeiro para que LuKachan se mantenha nos campeonatos Paulista e Paulista Light, bem como possa participar do próximo campeonato Brasileiro de Kart, na cidade de Campo Grande. Kachan ainda enfatizou que o apoio recebido não chegou a ser em dinheiro, mas que houve muita movimentação de todas as partes para levantar a quantia necessária.
Continuamos na esperança de que, um dia, exista uma movimentação em cima de um projeto de lei que incentive empresas a adotar um esportista. A partir desse momento estaremos certos de que, nem sempre, o dinheiro superará o talento.
A classificação de chegada da 4ª e 5ª etapas ficaram assim:
4ª etapa
Cadete
1) Victor Franzoni
2) Luis Kachan
3) Lucas Travaglini
4) Felipe Fraga
5) Jean Aguiar
6) Vitor Martins
7) Maurinho Custódio
8) Augusto Massoti
9) Yuri Cesário
10) Yago Cesário
11) Matheus Chequer
12) Matheus Rotta
13) Gabriel Stefen
14) Lucas Palhares
15) Lucas Barros
16) Jonathan Louis
5ª Etapa
Cadete
1) Victor Franzoni
2) Luis Kachan
3) Luca Travaglini
4) Maurinho Custódio
5) Lucas Barros
6) Augusto Massoti
7) Jean Aguiar
8) Jonathan Louis
9) Lucas Palhares
10) Yago Cesário
11) Matheus Rotta
12) Victor Martins
13) Yuri Cesário
14) Gabriel Stefen
15) Bruno Bonifácio
16) Matheus Chequer
17) Felipe Fraga