O KantanKart dá início à temporada 2015 neste fim de semana, no Kartódromo Arena Brasil Kirin, em Itu (SP). Após dois anos de sucesso, o campeonato criado com o objetivo de ser uma alternativa com baixo custo para jovens pilotos vai para seu terceiro ano consolidado como um dos principais do país. Além das categorias U-13 e TOP, a organização incluiu na temporada as categorias Cadete e IAME 125cc, trazendo novos pilotos para o evento. A parceria com o Ituano Motor Sport Club também foi sacramentada e o campeonato regional - denominado Schin de Kart - se fundiu com as etapas do KantanKart.
"Conseguimos baixar ainda mais o preço para os pilotos devido às parcerias que fizemos e também pelo fato de sediar as provas no Kartódromo Arena Brasil Kirin. Quero agradecer ao diretor do Ituano Motor Sport Club, Eduardo Gozzano, que sempre nos apoiou e agora abriu as portas em definitivo ao KantanKart", afirmou o promotor do evento, Walter Savaglia. "A estrutura do kartódromo é, sem dúvida, uma das melhores do Brasil e o traçado é muito bom, o que proporciona boas corridas", continuou.
Para Eduardo Gozzano, a chegada do KantanKart através da MMKT - agência de marketing esportivo que promove o Kantan e que passará a cuidar das operações do kartódromo - inaugura uma nova era na história do esporte na cidade. "Esse acordo possibilitará que novos pilotos participem das corridas em Itu. Além dos brasileiros, temos estrangeiros confirmados, o que prova que nossa projeção já está cruzando as fronteiras do país. Nosso objetivo é criar uma 'escada' com esses pilotos, iniciando no kartismo e seguindo para a F4 Sul-americana", destacou Gozzano, se referindo à parceria do evento com a categoria continental.
Walter Savaglia anunciou outra novidade: o campeão da categoria TOP (se tiver mais de 15 anos) e o campeão da IAME 125cc ganharão um dia de testes em um Stock Car V8 da Academia de Pilotos Bravar do Projeto Bravar.
Em 2015, o KantanKart entra em uma nova fase. Os chassis italianos PCR, que fizeram parte do campeonato nos dois primeiros anos, foram substituídos pelos modelos nacionais Bravar da fabricante Birel Sudam e os motores são da RBC Preparações. "Com fornecedores brasileiros, a logística e a manutenção dos equipamentos deixam os custos mais acessíveis. Além disso, são marcas renomadas, que tem um histórico de conquistas no esporte", observou Savaglia.
Na categoria Cadete, o custo será de R$ 550,00 e inclui motor, inscrição e combustível. Os chassis serão fornecidos gratuitamente pela Birel Sudam aos pilotos até o fim do ano. Nas categorias U-13 e Top e IAME 125cc, o valor para cada etapa é de R$ 4.650,00 e inclui aluguel de motor, carburador e escapamento, parcela da compra do chassis, inscrição e combustível. Ao fim do campeonato, diferentemente dos anos anteriores, os pilotos serão donos dos chassis.
Pilotos - Mais de 30 pilotos estão inscritos nas quatro categorias. Além dos brasileiros, seis peruanos e dois uruguaios confirmaram participação no KantanKart. Outra novidade fica por conta da presença de Bruna Genoin, única mulher inscrita na temporada. "Gostei muito do KantanKart. Acho um campeonato excepcional, de alto nível técnico e por isso optei por participar. A competitividade também é um dos pontos fortes, já que tem muitos pilotos excelentes e isso faz com que eu ganhe mais experiência em corridas", destacou Bruna.
O KantanKart é promovido pela MMKT Sports Marketing, conta com supervisão da Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP), patrocínio da Gluby Fair Trade and Fashion, PlayTV, fornecimento de chassis Bravar/Birel Sudam, motores da RBC e apoio da Cartone Design, X-Trax, Wurth do Brasil, Ituano Motor Sport Club, F4 Sul-americana e MediaOne Communications, agência de comunicação do KantanKart.