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27/07/2020 17:02

Kartódromo Speed Park lança campanha e hotsite para difundir a classe de motores OK no Brasil

Fonte: Speed Park



Desde 2016 as principais competições de kart do mundo, como o WSK, o Europeu e o Mundial, utilizam como equipamento padrão os motores da classe OK. Mais modernos e eficientes, estes motores são utilizados nas categorias OK Júnior, para pilotos com idades entre 12 e 14 anos, e OK Sênior (ou simplesmente “OK”), para pilotos acima de 14 anos.

Algumas diferenças importantes podem ser observadas nos motores da classe OK em relação aos utilizados no Brasil, entre elas a utilização do limitador de giro, que preserva o motor, e de um sistema de balanceamento do virabrequim, que além de também ajudar a preservar o motor, evita a trepidação excessiva que é transferida para os chassis, provocando trincas.

Tudo isso resulta em uma vida útil muito maior dos motores e menos danos aos chassis, representando grande economia aos praticantes. Além disso, mesmo com o limitador de giro, os motores têm cerca de 5cv a mais do que os utilizados atualmente no país, aumentando o desempenho e o prazer de pilotar.

Por fim, a classe dos OK já tem na Europa os três maiores fabricantes desenvolvendo os motores há anos. IAME, Vortex e TM disputam milésimos de segundo nas principais competições do planeta, gerando uma competição saudável e que estimula a evolução e a concorrência entre as marcas, beneficiando os pilotos.

No Brasil, a classe OK começou a ganhar força com o anúncio da realização do Campeonato Mundial no Kartódromo Internacional de Birigui, o Speed Park. A classe teve as primeiras corridas disputadas no país durante o Troféu Ayrton Senna, realizado em janeiro no Speed Park, com grande aprovação dos pilotos.

Mesmo com o adiamento do Mundial no Brasil para 2021 em função da pandemia, as movimentações para a implantação definitiva das categorias no país continuam. O Speed Park terá as classes OK e OKJ nas quatro etapas da Copa Speed Park, que estão marcadas para 29 de agosto, 26 de setembro, 17 de outubro e 21 de novembro, além do Campeonato Brasileiro Pro Honda, que será realizado entre 7 e 19 de dezembro.

E para estimular ainda mais a participação, o Speed Park e alguns importadores estão oferecendo grandes benefícios aos praticantes. Do lado do Speed Park, os pilotos que se inscreverem de forma antecipada para as quatro etapas da Copa Speed Park ganharão 50% de desconto no valor das inscrições e também nas taxas de treinos livres durante todo o período de preparação para a competição. Já os importadores dos motores Vortex e TM custearão as inscrições dos pilotos que utilizarem seus motores no Campeonato Brasileiro Pro Honda.

São benefícios incríveis que o Speed Park e os importadores de motores Vortex e TM estão oferecendo aos pilotos das categorias OK e OKJ. É a maior oportunidade para os pilotos conhecerem a categoria, terem contato com os equipamentos utilizados na Europa e até para iniciarem a preparação para o Campeonato Mundial no Brasil em 2021”, afirmou Ricardo Fávaro, CEO do Speed Park.

Estamos tendo a grande oportunidade de oferecer aos pilotos e clientes do Brasil os motores OK Jr e OK, que são os motores homologados pela CIK FIA para o Campeonato Mundial, que será realizado no Speedpark em 2021! Além de ser o que há de mais novo no mundo do kart dois tempos, tem também um ótimo custo/benefício”, afirma André Nicastro, sócio da Novakart Brasil, importadora dos motores Vortex para o Brasil.

Os motores OK têm grandes vantagens se comparados aos equipamentos atualmente usados no Brasil, como a equivalência de equipamentos a nível mundial, a concorrência entre as marcas e a maior durabilidade dos motores OK. No que tange aos custos de manutenção, itens como o escapamento em peça única e o contra peso no virabrequim fazem com que haja menos quebras, inclusive poupando os chassis. É uma grande evolução para os pilotos brasileiros”, explica Pier Bei, sócio da Kart Box, importadora dos motores TM para o Brasil.

Para deixar os interessados ainda mais informados, o SpeedPark lançou um hotsite que traz mais dados, vídeos e informações sobre os motores da classe OK pelo mundo.

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