Desde 2016 as principais competições de kart do mundo, como o
WSK, o Europeu e o Mundial, utilizam como equipamento padrão os motores da
classe OK. Mais modernos e eficientes, estes motores são utilizados nas
categorias OK Júnior, para pilotos com idades entre 12 e 14 anos, e OK Sênior
(ou simplesmente “OK”), para pilotos acima de 14 anos.
Algumas diferenças importantes podem ser observadas nos
motores da classe OK em relação aos utilizados no Brasil, entre elas a
utilização do limitador de giro, que preserva o motor, e de um sistema de
balanceamento do virabrequim, que além de também ajudar a preservar o motor,
evita a trepidação excessiva que é transferida para os chassis, provocando
trincas.
Tudo isso resulta em uma vida útil muito maior dos motores e
menos danos aos chassis, representando grande economia aos praticantes. Além
disso, mesmo com o limitador de giro, os motores têm cerca de 5cv a mais do que
os utilizados atualmente no país, aumentando o desempenho e o prazer de
pilotar.
Por fim, a classe dos OK já tem na Europa os três maiores
fabricantes desenvolvendo os motores há anos. IAME, Vortex e TM disputam
milésimos de segundo nas principais competições do planeta, gerando uma competição
saudável e que estimula a evolução e a concorrência entre as marcas,
beneficiando os pilotos.
No Brasil, a classe OK começou a ganhar força com o anúncio
da realização do Campeonato Mundial no Kartódromo Internacional de Birigui, o
Speed Park. A classe teve as primeiras corridas disputadas no país durante o
Troféu Ayrton Senna, realizado em janeiro no Speed Park, com grande aprovação
dos pilotos.
Mesmo com o adiamento do Mundial no Brasil para 2021 em
função da pandemia, as movimentações para a implantação definitiva das
categorias no país continuam. O Speed Park terá as classes OK e OKJ nas quatro
etapas da Copa Speed Park, que estão marcadas para 29 de agosto, 26 de
setembro, 17 de outubro e 21 de novembro, além do Campeonato Brasileiro Pro
Honda, que será realizado entre 7 e 19 de dezembro.
E para estimular ainda mais a participação, o Speed Park e
alguns importadores estão oferecendo grandes benefícios aos praticantes. Do
lado do Speed Park, os pilotos que se inscreverem de forma antecipada para as
quatro etapas da Copa Speed Park ganharão 50% de desconto no valor das
inscrições e também nas taxas de treinos livres durante todo o período de
preparação para a competição. Já os importadores dos motores Vortex e TM
custearão as inscrições dos pilotos que utilizarem seus motores no Campeonato
Brasileiro Pro Honda.
“São benefícios incríveis que o Speed Park e os
importadores de motores Vortex e TM estão oferecendo aos pilotos das categorias
OK e OKJ. É a maior oportunidade para os pilotos conhecerem a categoria, terem
contato com os equipamentos utilizados na Europa e até para iniciarem a
preparação para o Campeonato Mundial no Brasil em 2021”, afirmou Ricardo
Fávaro, CEO do Speed Park.
“Estamos tendo a grande oportunidade de oferecer aos
pilotos e clientes do Brasil os motores OK Jr e OK, que são os motores
homologados pela CIK FIA para o Campeonato Mundial, que será realizado no
Speedpark em 2021! Além de ser o que há de mais novo no mundo do kart dois tempos,
tem também um ótimo custo/benefício”, afirma André Nicastro, sócio da
Novakart Brasil, importadora dos motores Vortex para o Brasil.
“Os motores OK têm grandes vantagens se comparados aos
equipamentos atualmente usados no Brasil, como a equivalência de equipamentos a
nível mundial, a concorrência entre as marcas e a maior durabilidade dos
motores OK. No que tange aos custos de manutenção, itens como o escapamento em
peça única e o contra peso no virabrequim fazem com que haja menos quebras,
inclusive poupando os chassis. É uma grande evolução para os pilotos
brasileiros”, explica Pier Bei, sócio da Kart Box, importadora dos motores
TM para o Brasil.
Para deixar os interessados ainda mais informados, o SpeedPark lançou um hotsite que traz mais dados, vídeos e informações sobre os
motores da classe OK pelo mundo.