Chegando ao fim de mais uma temporada, a Copa Noturna da Amizade realizou sua última etapa no último domingo (2) em Aldeia da Serra. A etapa marcou a quarta vitória de Lucas Melo Donato (WVR Motorsport / D2BC IT Consulting / LR Preparações) na Cadete.
Finalizando sua última temporada na categoria, o pequeno piloto de 10 anos conquistou o título de campeão após ter vencido a última prova do certame, sua segunda consecutiva e a quarta no campeonato. O que o pai do piloto e sua não esperavam foi a forma como foi decidido o título, já que dois pilotos foram declarados campeões.
Depois de ter tido uma temporada de grande evolução, Lucas confirmou o favoritismo para o título dominando a última etapa, cravando a pole-posistion e vencendo a prova com tranquilidade, arrematando todos os pontos possíveis para conquistar o título da categoria. “Foi uma prova incrível e tudo correu dentro dos conformes. Nunca gritei com tanta vontade ‘é campeão’ na minha vida. Além de ser gratificante, foi muito emocionante ver ele vibrando por ter ganhado o titulo em seu primeiro ano no kart, é uma sensação que não tem palavras”, disse Marcelo, pai de Lucas, não contendo a emoção.
O inusitado de dois pilotos serem declarados campeões foi devido a uma falha no regulamento publicado no site do campeonato, que não previa o descarte obrigatório. Com isso a disputa ficava entre Enzo Gianfratti e Lucas, que tinha a diferença de um ponto a seu favor, sem o descarte obrigatório, e cinco pontos a favor de Enzo com o descarte. Para não apenas um piloto, já que se tratava de um erro interno, a organização do campeonato decidiu declarar os dois pilotos campeões da categoria Cadete.
“Não fui de acordo com essa decisão, mas fomos obrigados a acatar. Infelizmente ocorreu esse erro do regulamento, mas seguimos o que é publicado por lá, e com isso o título seria decretado para o Lucas, o real campeão da Cadete”, afirmou Marcelo, inconformado com o fato.