Nos dias 27 e 28 de abril foram disputadas a 5ª e 6ª etapa do Campeonato Paulista, no rebatizado kartódromo Brasil Kirin Arena na cidade de Itu, interior de São Paulo. Desde os treinos da sexta-feira o piloto Marcelo Daineze encontrou algumas dificuldades com o motor e com o acerto final do equipamento, figurando ao final dos treinos em uma modesta 6ª colocação. Na tomada de tempos no sábado, válida para a 5ª etapa, novamente o piloto fechou com o 6º lugar.
Dada a largada para a primeira prova do dia, largando por fora, Daineze conseguiu se aproveitar de um vacilo da fila de dentro e pulou na frente de alguns karts, fechando a primeira volta na terceira colocação. Ele não conseguiu sustentar por muito tempo a posição, caindo para o 5º lugar, pois o rendimento do motor não estava à altura dos outros competidores. Porém, com muita habilidade, o jovem piloto foi em busca de um resultado melhor e na última volta, quando estava ganhando a 3ª colocação, foi acertado por outro kart e fechou a prova em 5º.
Para a segunda corrida do sábado, novamente largando em 6º, Daineze ficou no pelotão intermediário, onde nada menos do que cinco karts se empurravam desesperadamente tentando chegar no pelotão da frente. Nesse momento o piloto já andava em 5º, quando um empurrão de todos que vinham atrás fez com que o kart do 4º colocado rodasse na curva. O piloto Marcelo Daineze então cruzou a linha de chegada em 4º lugar. Porém, de uma forma um pouco estranha, a FASP resolveu aplicar uma punição de 10 segundo somente a Daineze, que despencou para a 11ª posição no resultado final da corrida, quando o correto seria aplicar a punição a todos que vinham se empurrando.
“Gostaria de mencionar que o piloto que rodou na curva, por acaso foi o mesmo que acertou o Marcelinho na primeira corrida e não levou punição alguma. Por isso, sou contra esse negócio de organizador do SKB ser ‘coach’ de pilotos mais jovens, pois eles têm trânsito livre no Parque Fechado e acesso direto aos comissários de prova. As decisões não podem e não devem ser tomadas por pressão”, declara Marcelo Daineze, pai de Marcelinho.
Para a 6ª etapa, no domingo, foi feito um novo sorteio de motores entre os competidores, e desta vez Daineze teve um pouco mais de sorte, pois o novo estava melhor que o anterior. Já na tomada de tempos a equipe pôde perceber que o rendimento era bem interessante. Assim, Marcelo Daineze garantiu a 5ª posição para a primeira corrida e o 3º lugar para a segunda corrida no grid de largada.
Largando em quinto, por dentro, o piloto foi logo resolvendo e muito rapidamente já figurava em 2º, e ficou nessa posição até a última curva da última volta, quando teve a oportunidade de dar o bote e fazer uma linda ultrapassagem, para subir a reta e cruzar a linha de chegada em 1º.
Na segunda corrida do domingo, novamente largando por dentro, desta vez em 3º, Daineze assumiu a segunda colocação, mas extremamente pressionado por quatro pilotos que vinham no seu vácuo. Mostrando muita maturidade, o piloto embutiu no primeiro colocado e eles passaram a virar muito rápido abrindo uma confortável diferença de 7,5s para o terceiro colocado. Como o piloto Marcelo Daineze já tinha vencido a primeira corrida, não precisava se arriscar para vencer a segunda também, apesar de ter equipamento de sobra para isso. Prova disso, é que o Daineze cruzou a linha de chegada em 2º com a incrível diferença de apenas 0,092s e ainda foi contemplado com a melhor volta da prova.
Com a vitória e o 2º lugar no domingo, o jovem Marcelo Daineze foi o vencedor da 6º etapa do Campeonato.
“Quero agradecer ao meu chefe de equipe Roberto Torres e aos mecas Maurício (careca) e Marcio Mendes, pelo empenho e dedicação para me entregarem o melhor equipamento possível”, declara o pequeno piloto.