O piloto Matheus Chequer (Puma / Red Balloon / TAM Viagens / Summerville Beach Resort / Runner) conquistou no último fim de semana, em Campinas (SP), o primeiro título e a primeira vitória de sua carreira no kart. Poucos dias depois de completar oito anos de idade, Matheus disputou a Copa Biland de Kart – evento que integrou o Campeonato Campineiro da modalidade – e sagrou-se campeão na categoria Cadete com pole position e melhor volta. Largando em primeiro, ele caiu para a vice-liderança da corrida no momento da bandeira verde, e logo recuperou a posição com bela ultrapassagem sobre Pedro Ely na Curva da Ferradura. Daí em diante, o jovem piloto passou a abrir vantagem sobre os adversários. “Foi uma corrida muito legal e eu estou muito feliz por ter sido campeão. Eu já tinha subido no pódio, mas chegar em primeiro é muito melhor”, declarou.
Em seu ano de estréia nas principais competições nacionais, Matheus disputa o Campeonato Paulista de Kart pela equipe Faster Motorsport e, mesmo competindo contra pilotos mais velhos, já havia subido ao pódio no primeiro turno da competição. “Essa primeira vitória é muito importante para a carreira do Matheus e é o reconhecimento pelo profissionalismo desse garoto. Treino pilotos há vários anos e reconheço que a dedicação do Matheus é muito acima do normal”, disse Marcello Santos, chefe da Faster Motorsport
Aproveitando a folga no calendário do campeonato estadual, Matheus viajou a Campinas na última sexta-feira e começou os treinos no Kartódromo Afrânio Ferreira Júnior. O circuito, um dos mais tradicionais do Interior de São Paulo, já recebeu grandes nomes do automobilismo nacional, entre eles Ayrton Senna, e serviu de palco nos anos 80 para pegas entre os rivais Rubens Barrichello e Christian Fittipaldi, Tony Kanaan e Helio Castroneves. O circuito estava desativado a pedido dos moradores do bairro do Taquaral, que reclamavam do barulho dos karts, e ficou cinco anos fechado. Com a crescente utilização de motores de quatro tempos, como os Biland e Honda – este último que equipa os karts da Cadete – a pista pôde ser reaberta.
A Copa Biland de Kart foi realizada em bateria única e disputada com motores sorteados pela organização. Com um kart rápido no contorno das curvas e também nas retomadas de velocidade – uma característica essencial em um circuito travado como o de Campinas – Matheus ficou bastante satisfeito com o desempenho de seu equipamento. “Essa pista é bastante difícil, mas consegui ser rápido e ganhar a corrida. Meu kart estava muito bom e agora vou treinar para tentar vencer novamente. É muito legal”, completou.
Pedro Ely foi o segundo colocado na prova e Leonardo Gianfragna recebeu a bandeirada em terceiro. Marcella Marcelino foi outro destaque da competição e recebeu a bandeirada em quarto, mostrando que exemplos como o de Débora Rodrigues (da F-Truck), Bia Figueiredo (F-Renault) e Fernanda Parra (Paulista de Automobilismo) estão sendo seguidos pela garotada.