publicidade
04/06/2014 08:38

Média superior a 15 pilotos por categoria garantiu sucesso da rodada do Paulista em Itu

Fonte: Inova Comunicação - Rafael Durante



A terceira rodada do Campeonato Paulista foi um sucesso no Kartódromo Arena Brasil Kirin, em Itu (SP). Correndo na mesma pista que em pouco mais de um mês receberá o Campeonato Brasileiro da modalidade, pilotos e equipes tiveram no estadual as condições mais próximas do certame nacional - já que ambos os regulamentos permitem o uso de equipamentos próprios.

Por isso, a etapa levou representantes do país inteiro para Itu e garantiu ao Paulista uma média superior a 15 pilotos por categoria nesta temporada. "O Paulista sempre foi a principal referência para os pilotos antes do Brasileiro, mesmo quando o nacional não foi disputado em São Paulo. Correndo na mesma pista, então, as provas deste fim de semana tiveram um peso extra na preparação dos pilotos, que compareceram em bom número no estadual", avaliou Marcello Santos, diretor do Departamento de Kart da FASP.

Uma prova da importância desta etapa foi o grid da categoria Graduados, com nomes fortes do kartismo e um enorme equilíbrio. A disputa do fim de semana ficou entre dois campeões brasileiros. Vinícius Papareli fez a pole position, mas foi Olin Galli quem venceu a primeira corrida depois do adversário ser punido com o acréscimo de 10 segundos ao seu tempo de prova. Campeão nacional em 2011, Papareli se recuperou e venceu a segunda corrida do sábado.

"Foi um fim de semana muito importante na preparação para o Brasileiro. E foi bom ver que tenho um equipamento bem competitivo em Itu. Nas duas provas, aproveitei que consegui escapar da disputa por posições que se formou a partir do segundo lugar e abrir uma pequena vantagem para vencer. Infelizmente tive uma punição, mas o mais importante neste fim de semana foi avaliar o equipamento para o Brasileiro em um nível de competição alto como o do Paulista", disse Vinícius Papareli.

Com o maior grid da etapa, a Júnior Menor também se destacou no fim de semana e, dentro dela, Caio Collet continua sendo o nome a ser batido. Depois de vencer a segunda etapa do Paulista, disputada no mês de abril em Aldeia da Serra, o piloto repetiu a dose e faturou as duas corridas em Itu.

"As corridas não foram fáceis. Fui mal na largada da primeira, perdi algumas posições, mas consegui me recuperar e ter ritmo para atacar os líderes", disse o piloto.

A relevância nacional do Paulista ficou evidente no resultado das categorias Sênior e Super Sênior, que tiveram vitórias de pilotos do Rio Grande do Sul, Amazonas e Rio de Janeiro. O gaúcho Francesco Ventre venceu a primeira bateria no geral, enquanto o manauara Adriano Pizzonia, líder do campeonato, levou a melhor na segunda. Na classe Super Sênior, Christiano Mattheis e Romárcio Silva foram os vencedores.

Outro estado que teve um representante vencedor em Itu foi Pernambuco, com a vitória de Rafael Câmara na segunda bateria da Cadete. Na primeira, Leonardo Rufino garantiu a vitória para os paulistas. A Sprinter teve vitória dupla de Luiz Matheus, enquanto na Júnior Lucas Okada somou todos os pontos possíveis da etapa com pole position e duas vitórias.

"Foi um excelente treino para o Brasileiro. Nas corridas, minha sorte acabou sendo o azar de outro piloto. Aproveitei que o Murilo (Coletta) teve problemas para assumir a liderança e administrar a vantagem. De toda forma, tinha um equipamento bem acertado e poderia ter disputado com ele caso tivesse continuado na pista", disse Okada.

Novidade na programação desta etapa do Campeonato Paulista, a Copa F400 começou com dupla vitória de Gregório Cerveira. O torneio, idealizado pela FASP como preparação para os pilotos de motores quatro tempos, terá sua rodada decisiva no dia 14 de junho, junto com a etapa da Copa São Paulo Light, também em Itu.

Como todos os regionais do país, o Paulista faz agora um período de recesso para a disputa do Campeonato Brasileiro da modalidade. A quinta e penúltima etapa do estadual será disputada no dia 6 de setembro.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!