publicidade
25/05/2009 09:37

Moa Kart Motor teve final de semana voador em Itu e no Light

Fonte: Planet Kart Marketing Esportivo - Claudio Reis


Foto: Claudio Reis

William Freire


No domingo, 17 de maio, o sempre ensolarado Kartódromo Arena Schincariol abriu suas convidativas portas para a realização da terceira etapa do Campeonato Schincariol de Kart, certame oficial da FASP- Federação de Automobilismo de São Paulo, que vem mostrando ser uma boa opção de pratica desportiva para os kartistas, quer seja em razão de suas ótimas disputas entre alguns dos melhores pilotos do país, seja em razão de contar com os menores custos de participação em provas oficiais, seja, ainda, em razão de oferecer os melhores e mais equalizados motores de locação do Brasil, tanto nas categorias em que são obrigatoriamente sorteados, quanto nas classes em que são permitidas as motorizações próprias, fornecidos pela empresa paulista de preparação de motores Moa Kart Motor – A opção inteligente.

Na prova da categoria Mirim, a disputa pela vitória foi empolgante entre os pilotos Igor Melo, Gabriel Donsé e Raikkönen Sakzenian, que lutaram intensamente durante as dez voltas de prova pela dianteira da corrida.

Líder isolado na tabela de pontos do campeonato, Donsé partiu da pole position e manteve a liderança da prova na largada, mas tendo em Melo um forte opositor, que desde a primeira curva buscava assumir a dianteira da corrida. Mesmo carregando lastro adicional em seu kart – por ter vencido a etapa anterior -, Raikkönen Sakzenian tratou de integrar o grupo dianteiro, disposto a bisar o resultado anterior.

Nicolas Peixoto seguia em bom ritmo na quarta colocação, abrindo vantagem para Matheus Diogo e João Vitor, que faziam bom combate pelo quinto posto. Frederico Bueno rodou na primeira volta, mas partiu decidido em descontar a vantagem dos demais concorrentes, logo atrás de Caíque Valli.

Após algumas voltas, Melo conseguiu superar Donsé, assumindo a liderança da prova que não mais perdeu até a bandeira a quadros. Gabriel Donsé completou na segunda posição, com Raikkönen em terceiro.

Na categoria Cadete, a posição de honra para a largada ficou com Roland Theil, mas quem se deu bem na largada foi Mauro Auricchio, que assumiu de pronto a liderança, sempre recebendo combate do compacto pelotão formado por Theil, Carlos Cunha, o potiguar Pedro Fonseca, Yurik Carvalho, Matheus Olivério e Gustavo Fávero. No segundo pelotão a briga também era franca, entre Guilherme Baldini, Caíque Valli, Matheus Jacques, Felipe Bastos e Victor Olivério. Lucas Anuzza, Henrique Chequer e Aruan Gracomini vinham na seqüência, tentando entrar nessa briga.

Com o passar das voltas Auricchio abriu alguma vantagem, mas Yurik Carvalho assumiu o segundo posto e partiu para descontar a diferença, trazendo consigo Carlos Cunha. Nas voltas finais a briga pela vitória era direta entre Auricchio, Carvalho e Cunha, com Yurik conseguindo tomar a ponta da corrida a duas voltas para o final. Todavia, na volta de encerramento, Carlos Cunha conseguiu dar um sprint final, superando os concorrentes e vencendo espetacularmente. Yurik Carvalho ficou com a segunda posição e Mauro Auricchio com o terceiro posto.

Já a classe Junior ainda não conseguiu apelo suficiente para “engordar” o grid da categoria, que utiliza motores sorteados Parilla 125cc refrigerados a água, de ultima geração. “Essa é uma categoria barata, com o valor de aluguel de motores mais em conta do mercado, com alta performance, na pista em que vai ser disputado o GP Brasil de Kart e que possibilita um ótimo treino para quem vai disputar o brasileiro da categoria, já que o circuito de Itu tem um traçado que propicia bastante o aprendizado. Mas ainda não conseguimos divulgar isso corretamente através do canal oficial e ainda não conseguimos o apelo suficiente para formar um bom grid, o que certamente ainda vamos ter antes do final do campeonato”, esclareceu o empresário do ramo de preparação de motores Moa Vieira.

Com apenas dois inscritos, a Junior teve suas duas provas em grelha conjunta ao da categoria Parilla Água, que compete com motores próprios dos pilotos e equipes. Nicolas Piotto ficou com a vitória e Gabriel Chini, piloto de Praia Grande que começa a despontar no esporte, com a segunda colocação na primeira corrida e na segunda prova a vitória ficou com Gabriel Chini, que chegou na quinta colocação “geral” – junto aos Parilla Água –, na segunda bateria.

A vitória nas duas provas da Parilla Água foi de Diego Cruañes, que compete com motor da Moa Kart Motor e que venceu de forma avassaladora. Na primeira prova impôs mais de cinco segundos de vantagem para Danilo Siqueira – também “powered by” Moa -, o segundo colocado e na segunda, mesmo com grid invertido e partindo da ultima colocação, em menos de três voltas já liderava e administrou com tranqüilidade a vantagem de mais de seis segundos para Fernando Penna, o segundo colocado.

Mas o grande destaque do dia foi a performance de William Freire na categoria Força Livre, classe que adota motores quatro tempos Honda GX390 próprios das equipes, com a preparação livre, como indica o nome da classe.

Com uma verdadeira kraftwerk – usina de força – preparada pela Moa Kart Motor, William Freire estabeleceu na pratica classificatória a marca de 52s598, novo recorde da pista para a categoria e que renderia a terceira posição no grid de largada em uma hipotética prova conjunta da Força Livre com a Parilla Água, que o experiente piloto e preparador Dudu “Tchezinho” Pascual conquistou o terceiro posto no grid da Parilla Água com a marca de 52s945, quase quatro décimos de segundo “mais lenta” que a marca de Freire com o four stroke. João Cunha, segundo no grid da Parilla Água cravou 52s547, apenas 51 milésimos de segundo melhor que o tempo de volta obtido por William Freire.

Autorizada a largada da prova, Freire literalmente disparou na liderança, abrindo em duas voltas mais que a reta inteira dos boxes de vantagem para o segundo colocado, Marcello Durazzo. Todavia, no curso da quinta volta de corrida, a corrente de transmissão do kart de Freire não agüentou o pé pesado do piloto e a força da unidade motriz, quebrando no meio do circuito.

A prova teve alto índice de quebras, com apenas três karts conseguindo chegar ao final, com vitória de Marcello Durazzo, André Lebl em segundo e Daniel Del Rio com o terceiro lugar. Mas o show inesquecível foi de William Freire.

“Não é todo mundo que sabe que a Moa Kart Motor também prepara motores de quatro tempos, além dos motores e carburadores para dois tempos. Esses motores contam originalmente com apenas 13hp de potencia, mas com preparação livre conseguimos tirar cerca de 35hp neste regulamento que obriga manter a cilindrada original e características externas do motor. Depois do que viram hoje, acredito que todos vão lembrar que não fazemos ‘discriminação’ entre os motores de dois e de quatro tempos de ciclo”, esclareceu, com ar galhofeiro, o engenheiro de motores Moa Vieira.

Com “bura” da Moa Kart Motor Boninho voa na pista do Light
No sábado (16) o piloto Bruno Bonifácio foi um dos protagonistas da luta pela vitória na categoria top da Copa São Paulo Light de Kart, a Sprinter A. Levou o titulo do turno e sai na pole position da próxima rodada.

Com motores obrigatoriamente sorteados e fornecidos pela organização, o único diferencial entre os equipamentos são os carburadores, componente não fornecido com os motores locados, e que por regulamento permite serem preparados.

A equipe de Bonifácio adota carburadores preparados pela empresa Moa Kart Motor, desenvolvidos com ferramental de alta tecnologia, ajustados em dinamômetro pressurizado – que reproduz fielmente as condições climáticas médias do circuito onde vai ser utilizado – e com a renomada experiência do engenheiro de motores Moa.

Partindo da oitava colocação do grid de largada da Sprinter A, Boninho – como é conhecido nas pistas o veloz piloto – fez uma excelente largada, assumindo a quarta posição ainda na volta inicial, subindo para terceiro na segunda volta e após uma breve disputa pela segunda colocação com Matheus Protti, partiu para o combate pela liderança da corrida com Fabiano Machado, que partira da pole position. Poucas voltas depois, Boninho assumiu a liderança da corrida, mas orientado por seu box, devolveu a posição para Machado, já que o titulo de campeão do turno já estava garantido com o posicionamento e sem vencer não teria de partir na primeira bateria da rodada dupla que abre a terceira fase do campeonato – da qual já é pole-position, posto que o grid obedecerá a posição no campeonato de cada piloto – levando em seu kart o incomodo lastro adicional de peso.

“Danilo Dirani é, certamente, o expoente do kartismo na atualidade e, dos 28 títulos que conquistou ao longo de sua carreira, mais de vinte foram usando nossos motores e o mesmo aconteceu com grande parte dos pilotos de ponta das principais categorias do kartismo brasileiro no período áureo do esporte. Com a mudança nos principais campeonatos para adoção de motores sorteados de um único fornecedor, como a maioria dos preparadores de motores do país, acabamos nos afastando um pouco do esporte, mas voltamos com força total no ano passado fornecendo motores para serem sorteados em certames – de dois e quatro tempos – e fazendo a tradicional preparação de motores e carburadores para pilotos e equipes”, detalhou Renato “Pressão” Chicarelli, membro do staff de assistência em pista da Moa Kart Motor.

Confira o resultado da terceira etapa do Campeonato Schincariol de Kart:
MIRIM
1.- Igor Melo, com 10 voltas em 11m01s212
2.- Gabriel Donsé, a 0s276
3.- Raikkönen Sakzenian, a 2s174
4.- Nicolas Andrade, a 18s0590
5.- Matheus Diogo, a 31s678
6.- João Vitor, a 32s513
7.- Frederico Bueno, a 43s429
8.- Cauan Vali, a 1 volta
Pole Position: Gabriel Donsé, com 1m04s917
Melhor Volta: Gabriel Donsé, com 1m04s353

CADETE
1.-Carlos Cunha, com 13 voltas em 13m35s505
2.-Yurik Carvalho, a 1s171
3.-Mauro Auricchio, a 1s291
4.-Matheus Oliverio, a 7s064
5.-Pedro Fonseca, a 7s199
6.-Mateus Jaccques, a 13s318
7.-Gustavo Favero, a 13s464
8.-Roland Theil, a 25s343 (Penalizado 20 Segundos atitude antidesportiva)
9.-Felipe Bastos, a 28s050
10.-Caique Vali, a 28s394
11.-Henrique Chequer, a 28s995
12.-Lucas Annuza, a 32s280
13.-Guilherme Baldini, a 33s992
14.-Michael Douglas, a 38s849
15.-Vitor Olivério, a 38s982
16.- Aruam Gracomini, a 43s881
Pole Position: Roland Theil, com 1m02s399
Melhor Volta: Yurik Carvalho, com 1m01s228

JÚNIOR
1.- Nicolas Protto, com 11 voltas em 9m54s170
2.- Gabriel Chini, a 14s438
Pole Position: Nicolas Protto, com 53s746
Melhor Volta: Nicolas Protto, com 52s624

PARILLA ÁGUA
Primeira Bateria:
1.- Diego Cruanes, com 11 voltas em 9m41s959
2.- Danilo Siqueira, a 5s835
3.- João Cunha, a 6s783
4.- Dudu Pascual, a 8s936
5.- Nicolas Protto, a 12s211
6.- Andre Lebl, a 21s047
7.- Gabriel Chini, a 26s649
8.- Pedro Torres, a 35s926
9.- Gilson Dias, a 47s033
10.- Fernando Penna, a 5 voltas
Pole Position: Diego Cruanes, com 52s441
Melhor Volta: Diego Cruanes, com 52s208

Segunda Bateria:
1.- Diego Cruanes, com 12 voltas em 10m42s601
2.- Fernando Penna, a 6s127
3.- Danilo Siqueira, a 12s331
4.- João Cunha, a 30s490
5.- Gabriel Chini, a 31s057
6.- Pedro Torres, a 35s324
7.- Gilson Dias, a 1 volta
8.- Andre Lebl, a 7 voltas
9.- Dudu Pascual, a 8 voltas
Melhor Volta: Diego Cruanes, com 52s099

FORÇA LIVRE
1.- Marcello Durazzo, com 21 voltas em 19m14s435
2.- Andre Lebl, a 17s440
3.- Daniel Del Rio, a 52s101
4.- João Ramos, a 9 voltas
5.- Tiago Lara, a 11 voltas
6.- Emerson Max, a 11 voltas
7.- Giovanni Durazzo, a 16 voltas
8.- William Freire, a 17 voltas
9.- Balelau Ramos, a 20 voltas
Pole Position: William Freire, com 52s982
Melhor Volta: Tiago Lara, com 53s078

Confira o resultado da Sprinter A na Copa São Paulo Light de Kart
1.- Fabiano Machado, com 25 voltas em 17m20s072
2.- Bruno Bonifácio, a 2s046
3.- Fernando Resende Filho, a 4s143
4.- Guilherme Salas, a 5s662
5.- Victor Caliman, a 8s387
6.- André Negrão, a 11s764
7.- João Abreu, a 12s021
8.- João Pedro Pedote, a 13s400
9.- Vinicius Perdigão, a 13s668
10.- Jean Paturle, a 15s890
11.- Victor Luz, a 18s251
12.- Raphael Reis, a 23s630
13.- Thiago Barros, a 28s305
14.- Matheus Protti, a 30s325
15.- Luir Miranda, a 12 voltas
16.- Eduardo Banzoli Filho, a 19 voltas
17.- Arthur Oliveira, a 20 voltas
18.- Dalmo Ferreira Jr., a 24 voltas
Pole Position: Fabiano Machado, com 41s431
Melhor Volta: Victor Caliman, com 41s262

  • 25/05/2009 18:34 Eduardo

    Boa noite ERNO tudo bem?Como vc ja me respondeu a alguns emails essa materia que vc colocou sobre os 4 tempos PREPARADOS(que por sinal nao terminou a corrida) e a categoria com parilla a agua STANDAR e com COROA LIMITADA nao tem fundamento se o MOA quer fazer propaganda ou que ele sabe trabalhar isso nao e problema agora quer provar o que falando essa baboseira que o 4 tempos largaria em terceiro e falando que e mais lento.Acho que vc antes de publicar algum tipo de materia procure dizer a VERDADE ou trasmiti-la de uma forma menos agressiva como vc ja me falou ok

  • 26/05/2009 11:45 Erno Drehmer - Kart Gaúcho

    Olá Dudu.Sinceramente, não vejo motivos para sua indignação, uma vez que o que o autor da matéria (Claudio Reis, assessor de imprensa da Moa) faz é um simples exercício de hipóteses.E que não foge da verdade em momento algum, já que pelos tempos fornecidos pela cronometragem, realmente seria isto que aconteceria. Tenho os dois arquivos aqui comigo se você quiser comprovar e para mostrar que não há nada de errado, que a verdade está sendo dita.O que foi feito na matéria é algo que é feito muitas vezes no automobilismo, ou seja, um comparativo entre categorias.E não vejo também nada de agressivo, a não ser talvez o fato de que seu nome está sendo citado, o que posso tirar assim que você o desejar.AbraçosErno