O bom entrosamento adquirido junto a sua nova equipe técnica e a rápida adaptação ao kart da categoria Graduados B são as principais fontes de confiança para o piloto paulista Gabriel Tojal (Agecom Produtos de Petróleo) acreditar na vitória na etapa de abertura do Campeonato Paulista de Kart, que será realizada neste sábado (26) no Kartódromo Ayrton Senna, em São Paulo.
Depois de uma parceria que durou cerca de três anos com a Sônic Motorsport e a Moa Preparações, o bicampeão estadual tem, desde a Copa Sorriso Campeão, seu kart preparado pela Quake 2 e usa os motores da Passoca Motorsport, duas oficinas conceituadas e vitoriosas na modalidade. “Estou confiante em conquistar um bom resultado porque já me sinto perfeitamente adaptado a minha nova equipe. Já fizemos três provas e pude sentir que este será um bom ano”, declarou Tojal.
A Quake 2 é dirigida pelo preparador Luis Sérgio Santos, que é primo de Rubens Barrichello e já treinou diversos pilotos de ponta no kartismo nacional, entre eles Sérgio Jimenez. A equipe fez dobradinha nas 500 Milhas da Granja Viana no ano passado e é a atual campeã Paulista na Graduados A, categoria que reúne a elite dos pilotos em atividade no país. O currículo da Passoca Motorsport é ainda mais vasto, já que a oficina acumula mais de duas décadas de experiência na preparação de motores para a modalidade.
“Estou bastante entusiasmado com o que podemos conquistar neste ano”, diz Gabriel Tojal. “Pretendo buscar meu primeiro título nacional e também disputarei pela primeira vez o Campeonato Sul-Brasileiro, além de tentar vencer novamente o campeonato estadual”, completou o piloto, que no ano passado foi campeão Paulista e Paulista Light na categoria Júnior.
A temporada de 2005 está sendo de muitas mudanças para Gabriel Tojal. Além de trocar de equipe, o piloto da Agecom Produtos de Petróleo subiu de categoria e entrou definitivamente para o grupo de elite do kartismo, competindo entre os Graduados B. “Esse é um ano muito importante para o Gabriel, porque é o início da fase ‘gente grande’ da carreira dele. A partir de agora ele terá de domar um kart equipado com motor mais potente e pneus mais moles, e passará a ser referência para os pilotos mais jovens”, avaliou Luis Sérgio.
Nos dois primeiros desafios da temporada, Gabriel mostrou que já está adaptado à Graduados B. Quarto colocado na Copa Sorriso Campeão, ele foi o pole position na etapa de abertura do Paulista Light na categoria Sprinter A, que reúne pilotos mais experientes. “Ele está se adaptando bem e certamente dará trabalho aos concorrentes”, finalizou o chefe da Quake 2. Em 2004, o piloto da Agecom foi a grande sensação da categoria Júnior e terminou o ano com 10 vitórias, 5 pole positions, 7 melhores voltas e 14 pódios em 20 corridas disputadas.