publicidade
15/05/2007 16:10

Novos motores e vaga para correr na Itália

Fonte: Quick Comunicação e Marketing - Flávio Quick


Foto: Flávio Quick


A partir do próximo sábado, dia 19 de maio, terá início no país uma grande mudança no kartismo nacional. Neste dia será dada a largada para o novo Campeonato Paulista de Kart.

Como qualquer coisa que altera o seu curso normal gera alguma insegurança, a mudança nos motores para o Campeonato Paulista de Kart 2007 também criou uma grande expectativa em toda a comunidade relacionada ao kart e, principalmente, em pilotos, preparadores e chefes de equipe.

A RBC Preparações, empresa que se firmou nos últimos anos como grande incentivadora e promotora dos principais campeonatos da modalidade, não podia estar de fora neste importante momento.

Desta forma, a RBC Preparações estará diretamente ligada ao novo Campeonato Paulista de Kart fornecendo os motores para as categorias Cadete, ROK Júnior e KZ1.

Para a categoria Cadete não haverá diferenciação da fórmula vitoriosa que é utilizada no Campeonato Paulista Light e no Super Centro-Oeste. Assim, para esta classe, os motores utilizados serão os Honda GX-160, de fabricação nacional.

Para as outras duas categorias, com o intuito de trazer aos pilotos brasileiros o que de melhor e mais moderno existe para cada público, a RBC rodou o mundo e encontrou na Itália, maior centro do kartismo mundial, os motores ideais para a competição.

A categoria ROK Júnior utilizará os motores ROK, fabricados pela Multi-Campeã Mundial de Kart, Vortex. A RBC firmou parceria com esta renomada indústria e, a partir de 2007, além de fornecer estes motores para o Campeonato Paulista será a representante oficial da marca para todo o país. Nesta classe competirão todos os pilotos com licença PJK da CBA. Os motores ROK têm características bem distintas dos propulsores utilizados hoje no Brasil. Eles apresentam em sua configuração todas as alterações que os novos motores do Campeonato Mundial utilizam. Detalhes como ignição digital, contra-peso no eixo virabrequim, refrigeração à água com bomba acoplada no motor e carburador Dell’orto com abertura por sistema de guilhotina o credenciam como um equipamento moderno e, principalmente, condizente com as novas tecnologias do kartismo mundial.

Já a categoria KZ-1, conhecida anteriormente no país simplesmente por Shifter Kart, trará aos pilotos brasileiros a oportunidade de fazerem da melhor forma possível a transição entre o kart e as categorias superiores como Fórmula ou Turismo.

A KZ-1 utilizará a última geração dos motores K9, da fábrica TM. Os propulsores, denominados simplesmente por K9-C, foram homologados pela CIK/FIA no começo deste ano e, a RBC, foi uma das primeiras empresas no mundo a receber estes motores. Dentre suas principais características estão o câmbio seqüencial de seis marchas, 42 cavalos de potência, refrigeração à água e utilização dos carburadores Dell’orto com abertura por sistema de guilhotina. Nesta categoria participarão pilotos com licença PGK “A” ou PGK “B” da CBA.

Rafael Cançado, diretor da RBC Preparações, destaca a importância do novo Campeonato Paulista. “O Paulista sempre foi a referência de competição regional no país. Há alguns anos o Campeonato começou a perder seu público até terminar o ano passado com pouco mais de 30 karts no grid. Várias alterações foram feitas e, a partir de agora, teremos uma nova competição onde o piloto será valorizado ao máximo. A intenção dos organizadores e, principalmente nossa, enquanto promotores, é de que as disputas voltem a ter a representatividade e o status que sempre tiveram os Campeões Paulistas de Kart”, finalizou.

INCENTIVOS PARA O CRESCIMENTO
Além de trazer estas inovações para os pilotos locais a RBC quer levar os brasileiros para mostrarem seu talento no exterior. Dessa forma, a empresa levará o piloto melhor classificado na categoria ROK Júnior até o dia 30 de setembro para disputar a International ROK Cup.

O evento, organizado anualmente pela Vortex e reconhecido pela CIK/FIA, reúne os melhores competidores do mundo selecionados através das competições regionais que competem com os motores ROK. No caso do Paulista estarão aptos a pleitearem a vaga na ROK Cup os pilotos com idade entre 13 e 15 anos completados até o dia 30 de setembro de 2007.

Este ano a ROK Cup será realizada no South Garda Karting, em Lonato – Itália, entre os dias 11 e 14 de outubro. A RBC oferecerá para o piloto contemplado todo o pacote da competição incluindo o kart, a equipe, o motor além de três diárias de hotel.

Para os participantes desta primeira etapa do Paulista a RBC oferecerá como cortesia o aluguel do motor para os treinos da sexta-feira, dia 18. Assim, o piloto poderá ir para a pista e conhecer com calma todo o equipamento da competição.

Para quem irá competir na categoria KZ-1 a RBC também oferecerá vantagens. Ao pagar o aluguel do motor para as etapas do Paulista os pilotos desta classe poderão sortear e retirar seu equipamento já na sexta-feira e treinarem com o seu propulsor da competição. Desta forma a RBC quer economizar para o piloto uma vez que ele não terá que adquirir um motor próprio para os treinos.

Além disso a empresa mineira ainda está buscando alguns apoios para a competição deste ano e, em breve, trará notícias excepcionais para estes competidores da KZ-1.

  • 01/07/2008 08:16 Mussagi Momade

    pretendo adquir motores ROK para Africa num negocio experimental, isso sera possivel importar a partir deste site, ou indicarme alguem que queira fazer este negocio para Africa Mocambique?Temos alguns pilotos que correm na clase junior 125 com motores rok e eles tem dificuldades em adquirir motores localmente quando precisam de trocar.AbracosMussagi