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07/06/2005 12:55

Novos pneus e guerra de chassi mudam cenário do kartismo nacional

Fonte: Extrabold Press - Nei Tessari


O Campeonato Paulista de Kart sempre foi um espelho do que de melhor acontece no kartismo nacional. No último sábado (4/6), por exemplo, a competição disputou a sua sexta etapa na atual temporada, levando o torneio de volta ao Kartódromo Granja Viana, em Cotia, na Grande São Paulo, após quatro anos de ausência.

Mais do que a “novidade” na escolha do circuito, o que acabou marcando a etapa foi a guerra declarada entre os fabricantes de chassis – Kart Mini e Birel – e no desempenho dos principais pilotos que representavam cada marca dentro da pista. O mineiro Clemente Faria Jr. (Oi / Banco Rural / CBM / Rm Sistemas), que compete com Kart Mini, atesta o crescimento dos rivais. Clemente largou na penúltima posição após ter um motor travado na tomada de tempos e, após realizar uma das suas melhores corridas nos últimos tempos, terminou em quarto lugar na Graduados A, principal categoria do Paulista de Kart. Os dois primeiros colocados, os paulistas Sérgio Jimenez e Rafael Suzuki, respectivamente, competiram com chassis Birel. “Sem dúvida os Birel tiveram melhor desempenho. Foi uma prova muito dura, mas divertida, com muitas ultrapassagens”, contou Clemente Júnior.

O tricampeão brasileiro de kart, no entanto, acredita na reação da Kart Mini nas próximas corridas. “Tem muito trabalho para ser feito, mas eu gosto desse tipo de desafio. Durante todo final de semana eu conversei muito com os técnicos da Kart Mini, troquei idéias, aprendi bastante. Acho que esta guerra ainda está só no começo”, avaliou o piloto mineiro, que nas suas três conquistas nacionais correu com chassis Kart Mini, ainda que sempre por uma estrutura própria, totalmente baseada em Belo Horizonte.

Coincidênc
ia ou não, os quatro primeiros colocados no último sábado – Jimenez, Suzuki, o paranaense Cláudio Cantelli e o próprio Clemente Júnior – são pilotos com experiência no kartismo europeu. “Na Europa, por causa da concorrência entre as diversas marcas de chassi e por o composto mais macio dos pneus, a gente trabalha o tempo todo no acerto de chão”, ressaltou Clemente, utilizando uma gíria das pistas que se refere ao trabalho de acerto de chassis para as características de cada circuito. “No Brasil, a cultura do nosso kartismo sempre foi investir muito em motor. Se o kart não é rápido, a culpa é sempre do motor. Acho que isso vai mudar um pouco agora”, revelou o piloto mineiro, que ainda aponta o que para ele é fator preponderante nesta mudança de cenário: “Com os novos pneus que foram lançados esse ano a gente é obrigado a trabalhar dobrado no acerto de chassis.”

O equilíbrio na disputa entre os fabricantes de chassi se traduziu em números no circuito da Granja Viana. Enquanto a Birel equipava sete competidores na Graduados A, a Kart Mini equipava seis. A pole position da categoria ficou com o carioca Felipe Pollehto, com um chassi Birel. O vencedor da prova, Sérgio Jimenez, foi também o autor da melhor volta, com 46s145. Clemente Faria Júnior conseguiu a melhor volta da corrida entre os pilotos com Kart Mini, marcando 46s293. “Parece uma diferença pequena, mas em uma categoria equilibrada como a Graduados A para melhorar 1.5 décimo de segundo é preciso trabalhar muito”, atestou Clemente. No final, o paranaense Cláudio Cantelli, que terminou na terceira colocação, foi o único piloto com Kart Mini a chegar na frente de Clemente Júnior. “O Cantelli corre por uma equipe da Granja Viana, que sabe cada detalhe do acerto de chassi para aquele circuito. Isso prova o quanto trabalhar no chassi vai ser fundamental agora”, acrescentou.

Nesse quesito, mesmo sem competir por uma equipe oficial de fábrica, Clemente Júnior é favorecido por uma parceria de muitos anos com o chefe-de-equipe Roberto Mourão, ex-piloto mineiro nas décadas de 70 e 80. “A gente sempre testou muitas coisas diferentes de acerto de chassi, até porque normalmente a gente treina em Belo Horizonte, mas compete em outras pistas, então temos que improvisar”, explicou Clemente. “Eu acho que agora os pilotos terão que trabalhar e se esforçar muito mais. Isso é bom, porque a gente aprende e o kart, no fundo, não passa de uma grande escola”, filosofou.

O próximo desafio do tricampeão brasileiro de Kart será a disputa do Open Minas de Kart no dia 19 de junho, na cidade de Ipatinga, no Vale do Aço. A prova é preparatória para o Campeonato Brasileiro de Kart, que será realizado em julho, nesta mesma pista. Na semana seguinte, no dia 26 de junho, Clemente Faria Júnior compete em Mariembourg, na Bélgica, durante a segunda etapa do Campeonato Europeu de Kart.

Os cinco primeiros na sexta etapa do Paulista de Kart na categoria Graduados A foram:

1) Sérgio Jimenez (Birel), 2) Rafael Suzuki (Birel), 3) Cláudio Cantelli (Kart Mini), 4) Clemente Faria Júnior (Kart Mini) e 5) Felipe Polehtto (Birel).

  • 07/06/2005 17:50 Dagoberto

    ;sera mesmo que a guerra e de chassi ou de quem paga mais para o jimenez...???!!!tenho minhas duvidas e se olharmos para traz veremos que a kart mini perdeu com a saida dele e birel ganhau.. e a minha modesta opinião.DAGO

  • 07/06/2005 18:16 Dpto Mkt.

    boa tarde
    verificando os resultados gerais desta etapa ,
    notamos que nao so na graduados A , bem como
    na B , jr , jr menor , biland , cadete e novatos ou
    seja a Birel Sudam obteve otimos resultados em
    todas as categorias , e o sergio jimenez cumpriu o seu papel em sua categoria bem como o segundo colocado foi rafael susuki tambem de birel.

  • 08/06/2005 19:58 Jonas Cabral.

    E A MINI TA MUITO ACOMODADA, TA NA HORA DELA MUDAR UM POUCO DE POSTURA E VOLTAR A SER O QUE ERA ANTES, A BIREL TROUXE TECNLOGIA E OFEREÇE CONDIÇOES A PILOTOS DE EXCELENTE NIVEL, E CLARO QUE A MINI TERIA DE FAZER O MESMO , MAS FAZIA COM UM OU DOIS PILOTOS SOMENTE,,,,,,
    PILOTO PRECISA DE INCENTIVO,,, SENAO SO TIRAR DINHEIRO DO BOLSO NAO DA..... VALEU BIREL......PARABENS PELA ATITUDE...... OUSADA EM TRAZER PILOTOS MUITO BONS COMO JIMENEZ, BIANCHINI, PEDRO RODRIGUES, ETC.....