Pela primeira vez na temporada de 2008 o Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo, recebeu uma prova oficial do Campeonato Paulista de Kart. A pista, tradicional sede da competição, esteve ausente do calendário deste ano em virtude de desentendimentos políticos, mas recebeu neste sábado, dia 22, todo o circo da competição estadual para a realização de sua oitava etapa.
Como se tratava da penúltima rodada do campeonato alguns pilotos não foram para a prova esperando descartar este resultado na pontuação final. Outros, como Guilherme Silva e Felipe Fraga, da categoria Júnior, e Marco Túlio Souza, da Júnior Menor, estiveram em Las Vegas, nos Estados Unidos, disputando a principal competição de kart daquele país.
Nas categorias que estiveram na disputa os grids foram bons e mostraram que vários competidores ainda sonham com a conquista do Campeonato Paulista. Como aconteceu em toda a temporada, as categorias Mirim e Cadete competiram com motores sorteados pela empresa mineira RBC Preparações; a Júnior Menor, com motores próprios e preparados e a Fórmula 250 com seu equipamento padrão.
A primeira corrida do dia foi a da categoria Mirim. Gregory Diegues marcou a pole position e manteve-se na liderança de ponta a ponta até a bandeirada final. Da segunda posição para trás, porém, as disputas foram bastante acirradas com várias trocas de posição. José Pereira Júnior e Leonardo Raucci travaram um verdadeiro duelo pela segunda posição que acabou ficando com Pereira. Raucci terminou em terceiro.
A Cadete, que reuniu o maior grid da etapa, com 13 pilotos, teve Gabriel Sereia na pole. Durante a prova, porém, foi impossível determinar quem seria o vencedor. Vários pilotos ocuparam a primeira posição durante a corrida e o primeiro pelotão teve durante toda a prova seis concorrentes se revezando entre si. Ao final, o Campeão Brasileiro Thiago Vivacqua confirmou sua excelente fase e venceu, seguido por Matheus Chequer e Gabriel Sereia.
Na seqüência do sábado de competições a categoria Júnior Menor trouxe Erik Gasparini na pole-position. Logo na largada o piloto foi muito pressionado por Gustavo Myasava, que vinha em segundo, mas os dois acabaram se enroscando e perdendo várias posições. Neste momento Victor Franzoni assumia a ponta, seguido por Cayan Chianca. Mais algumas voltas se passaram e, com um equipamento bastante rápido, Chianca assumiu a ponta para não mais perdê-la até a bandeirada final. Franzoni terminou em segundo e Olin Galli, em terceiro.
A última corrida do dia foi a da categoria Fórmula 250. João Guariglia dominou completamente a etapa marcando a pole-position e vencendo a corrida de ponta a ponta. O destaque da prova, porém, ficou por conta de Carlo Kain. Mesmo não tendo participado da tomada de tempos o piloto fez grande prova de recuperação e chegou na segunda posição. Paulo Yamamoto, líder do campeonato, terminou em terceiro.
O Paulista de Kart voltará à cena no mês de dezembro. A prova final será disputada também no Kartódromo de Interlagos, entre os dias 11 e 13, e será marcada por uma rodada tripla que definirá os campeões do ano.