publicidade
24/11/2008 18:01

Oitava etapa marcou volta do Paulista à Interlagos

Fonte: Quick Comunicação e Marketing - Flávio Quick


Foto: Flávio Quick

Disputas foram acirradas na Cadete


Pela primeira vez na temporada de 2008 o Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo, recebeu uma prova oficial do Campeonato Paulista de Kart. A pista, tradicional sede da competição, esteve ausente do calendário deste ano em virtude de desentendimentos políticos, mas recebeu neste sábado, dia 22, todo o circo da competição estadual para a realização de sua oitava etapa.

 

Como se tratava da penúltima rodada do campeonato alguns pilotos não foram para a prova esperando descartar este resultado na pontuação final. Outros, como Guilherme Silva e Felipe Fraga, da categoria Júnior, e Marco Túlio Souza, da Júnior Menor, estiveram em Las Vegas, nos Estados Unidos, disputando a principal competição de kart daquele país.

 

Nas categorias que estiveram na disputa os grids foram bons e mostraram que vários competidores ainda sonham com a conquista do Campeonato Paulista. Como aconteceu em toda a temporada, as categorias Mirim e Cadete competiram com motores sorteados pela empresa mineira RBC Preparações; a Júnior Menor, com motores próprios e preparados e a Fórmula 250 com seu equipamento padrão.

 

A primeira corrida do dia foi a da categoria Mirim. Gregory Diegues marcou a pole position e manteve-se na liderança de ponta a ponta até a bandeirada final. Da segunda posição para trás, porém, as disputas foram bastante acirradas com várias trocas de posição. José Pereira Júnior e Leonardo Raucci travaram um verdadeiro duelo pela segunda posição que acabou ficando com Pereira. Raucci terminou em terceiro.

 

A Cadete, que reuniu o maior grid da etapa, com 13 pilotos, teve Gabriel Sereia na pole. Durante a prova, porém, foi impossível determinar quem seria o vencedor. Vários pilotos ocuparam a primeira posição durante a corrida e o primeiro pelotão teve durante toda a prova seis concorrentes se revezando entre si. Ao final, o Campeão Brasileiro Thiago Vivacqua confirmou sua excelente fase e venceu, seguido por Matheus Chequer e Gabriel Sereia.

 

Na seqüência do sábado de competições a categoria Júnior Menor trouxe Erik Gasparini na pole-position. Logo na largada o piloto foi muito pressionado por Gustavo Myasava, que vinha em segundo, mas os dois acabaram se enroscando e perdendo várias posições. Neste momento Victor Franzoni assumia a ponta, seguido por Cayan Chianca. Mais algumas voltas se passaram e, com um equipamento bastante rápido, Chianca assumiu a ponta para não mais perdê-la até a bandeirada final. Franzoni terminou em segundo e Olin Galli, em terceiro.

 

A última corrida do dia foi a da categoria Fórmula 250. João Guariglia dominou completamente a etapa marcando a pole-position e vencendo a corrida de ponta a ponta. O destaque da prova, porém, ficou por conta de Carlo Kain. Mesmo não tendo participado da tomada de tempos o piloto fez grande prova de recuperação e chegou na segunda posição. Paulo Yamamoto, líder do campeonato, terminou em terceiro.

 

O Paulista de Kart voltará à cena no mês de dezembro. A prova final será disputada também no Kartódromo de Interlagos, entre os dias 11 e 13, e será marcada por uma rodada tripla que definirá os campeões do ano.

  • 24/11/2008 19:10 Claudio Gasparini

    Desculpa ,mas a corida da junior menor ,foi assim: na largada o piloto que deveria largar em segundo passou na linha a mais de 0.3seg na frente do pole, diferença de aprox. 6mts,e mesmo assim o diretor autorizou a largada,o 17 e o 18 nem se encontraram na pista em nenhum momento pois o Erik na primeira volta passou em quinto e o 17 já tinha saido da pista(acho que sozinho),o Erik bateu atras do 35, que deve ter tido problemas e entrou no parque fechado,só que pela saida (sei lá o que ele fez,gosto dele,tudo bem isso acontece),o problema não são os erros e sim a maneira como estamos sendo tratados pelos que comandam,como idiotas. A culpa é de todos, parabens . aha a prova esta sob judice ,irregularidades no motor do 12 (acontece)*vçs estão mal informados.

  • 24/11/2008 22:47 Etiene Robe

    Deixo aqui registrado minha indignação por vários fatos já acontecidos, pois saímos de muito longe para participar do campeonato, perde escola, gasta uma grana preta (inscrição, pneu, viagem, hospedagem, preparação, equipamento, se desgasta ...... para acontecer fatos inadmissíveis e incoerente, principalmente em reta final de campeonato.

  • 24/11/2008 22:49 Etiene Robe

    Vários acontecimentos, ao longo das etapas estão terminando com um dos principais campeonatos.Além do engano da largada, de outro piloto ir para tomada de tempos sem sensor .... outro fato me causou muita tristeza e INDIGNAÇÃO.No campeonato Paulista, quando o piloto perde o bico de seu kart, não precisa parar para recolocá-lo. Certo??? (Ao menos desde 2006 essa foi a regra). O bico e o pára-choque traseiro, são peças que servem para proteção das rodas .... (ao menos no meu entendimento).Porque não precisar parar para recolocar o bico (caso caia durante a corrida) e por outro lado precisar parar por causa de uma quebra do pára-choque (que não existe como recolocá-lo)??? É UMA INCOERÊNCIA!!!Se a alegação é que a roda não pode ficar exposta, isso ocorre com o bico também quando caí. A RODA FICA EXPOSTA DA MESMA FORMA!Pois esse fato aconteceu, estranhamente com o único GAÚCHO que até hoje vi tomar um Time Penalty em Paulista. Seria coincidência???Em final de campeonato, a atenção dos dirigentes sobre tais fatos já citados seria imprescindível.Se é regra ... é regra tudo bem aceitamos como sempre fizemos!Mas a perda do bico não expõe a roda? Somente do pára choque?Se quebrou o pára-choque, é porque alguém de trás bateu com força, cadê a punição para o piloto que bateu??? Ou será que o material é muito frágil???Depois do piloto estar na 3ª colocação durante a corrida (como o caso do Robe), receber uma placa para se dirigir ao parque fechado para manutenção? Não existe manutenção no caso do pára-choque é abandono de prova mesmo!!! O Robe, nem sabia o por quê estava recebendo a placa. E mesmo depois de parado, ainda passava a placa para o 35 na pista.Sinceramente achei uma incoerência!!! (o bico não precisa parar, embora tenha como ser recolocado. Não sendo o mesmo caso do pára-choque).E se foi quebrado, não deve ter sido o próprio piloto, não é?

  • 25/11/2008 07:42 Claudio Gasparini

    Quantos parachoques gastamos este ano ?,tem algo errado com a peça!,não tenho certeza se ele ajuda na segurança dos pilotos, mas tenho certeza que ele atrapalha pro meu "bolso",sempre corremos sem parachoque e realmente a péça quebra demais, acho que não deveriam parar o piloto por quebra, vamos mudar a regra agora, ou a péça ,vamos estudar,acho que realmente deveriamos tentar ajudar os pilotos de fora do estado, mas temos que se unir e não só ficar falando,fiz uma reclamação,mandei uma carta p/ o presidente da Federeção, temos que mudar, não vou ficar calado.

  • 25/11/2008 09:25 Hemerson L Santos

    queria aqui tentar informar oque vcs ainda nao entenderao, o Paulista quebrou! Este processo foi pela ma adiministracao ao longo dos anos, quando comecei em Sao Paulo, ja comentava, isso vai quebrar, olha um exemplo: quando falaram que abaixou a inscricao, "mentira". Apena foi cobrado em separado a venda do pneu e treinos. Tambem gostaria de deixar claro aqui, meu filho (Jonathan Louis) nao participa mais este ano deste campeonato e a primeira prova do ano que vem tambem nao, talvez voltaremos se for feita uma adiministracao diferente, com baixo custo e poucas provas, caso contrario, este campeonato nunca mais sera o mesmo.

  • 25/11/2008 16:30 Nig

    Powwwww... De novo sacanearam pilotos talentosos.... infelizmente desta vez não pude assistir os pegas em interlagos.... mas caramba, pelo que eu pude perceber aqui pelo meu site preferido, isso parece que virou marcação, sacanearam de novo o piloto do sul, Gabriel Robe, o mesmo piloto que em outra etapa tomou um Time Penalty pelo diretor de prova indeciso, que na verdade só aplicou o time penalty naquela ocasião depois de muito blá blá blá no rádio..... parece coisa orquestrada, alguém parece que está querendo comprar esse Campeonato Paulista.... Ou será que já foi vendido e a gente não sabe???.... Alguém aê me responda: O diretor de prova foi o mesmo daquela etapa do time penalty da aldeia???..... aquele caréca sei não viu, por que será que ele insisti tanto em ferrar determinados pilotos???.... Sei não hein, se pegar a folha de pagamento de um certo pai de pilotinhu diaraki, o caréca pode estar lá..... eu disse pode, talvez, quem sabe.... esse caréca só faz lambança, em todas as categorias.... OS PAI DE PILOTOS TALVEZ TENHAM QUE FAZER UMA CPI..... A CPI DO CARÉCA TODO PODEROSO METIDO A DIRETOR DE PROVA !.....INFELIZMENTE É ASSIM MESMO GENTE.... CONTRA ISSO SÓ O BOICOTE FUNCIONA..... ORGANIZEM UM BELO BOICOTE CONTRA ESSES ESQUEMAS.... E PODEM COLOCAR Aê O ESQUEMA DOS MOTORES ALUGADOS DO LIGHT....

  • 25/11/2008 16:34 Nig

    (continuação).......E PARABÉNS AOS PILOTOS... AO ROBE.... E AO ÉRIK (que corre com o desenho do batman).... e a EMILY, essa minina melhorou muito.... legal ver... aos pilotos da Junior que aceleram demaisssss..... é uma pena o que fizeram com o Paulista de Kart... sem grid!......Sr. Gasparini e demais pais de pilotos que se sentiram lesados, certamente vocês foram mesmo lesados.... a história do pára-choques é uma piada.... pára pra trocar mas não pune que bate por trás.... e essa coisa do diretor de prova dar a largada de qq jeito.... báhhhhhhhhh..... só esse caréca mesmo!.....VOCÊS DEVERIAM SE UNIR E DENUNCIAR NO MINISTÉRIO PÚBLICO E MÍDIA EM GERAL...... OS DES"ORGANIZADORES" DO KARTISMO NACIONAL EXTRAPOLARAM OS LIMITES DA TOLERÂNCIA, DO ADMISSÍVEL, DO ACEITÁVEL..... DETONEM ESSE CARÉCA E QUE ESTIVER POR TRÁS DELE....