Após vários anos de sucesso e um vertiginoso crescimento, principalmente nas duas últimas temporadas, o Campeonato Paulista Light RBC passará na temporada 2008 por algumas mudanças. Estas alterações visam melhorar sua condição de maior competição do kartismo paulista e agregar ainda mais pilotos às disputas.
Neste contexto, o Departamento de Kart da FASP – Federação de Automobilismo de São Paulo, em conjunto com a RBC Preparações, divulgou nesta quinta-feira, dia 17 de janeiro, o calendário oficial da competição e as principais mudanças do campeonato para 2008.
A primeira alteração diz respeito ao nome da competição que, a partir de 2008, recebe o nome de Copa São Paulo Light de Kart. Outra mudança importante diz respeito às categorias. Serão inseridas na competição as categorias Mirim, ROK, Shifter Sênior e Shifter Super Sênior.
A categoria Mirim seguirá na íntegra o que diz o regulamento nacional de kart da CBA. Seus motores, assim como o de todas as outras classes do Light, serão fornecidos por sistema de sorteio pela RBC Preparações.
A ROK utilizará os motores italianos Vortex-ROK, de 125cc, refrigerados à água. Esta categoria estará aberta a pilotos com idades entre 12 anos completos e 15 anos. Nesta classe, especificamente, se na mesma etapa o piloto competir em outra categoria, receberá um desconto de 50% do valor da inscrição e do aluguel do motor. Para tornar a categoria ainda mais atrativa, a RBC oferecerá ao piloto que obtiver a melhor pontuação absoluta após a sétima etapa um pacote para disputar a final da International ROK Cup. Este evento acontecerá entre os dias 16 e 19 de outubro, em Lonato - Itália, e a RBC arcará com os custos de equipe, motor, inscrição e estadia para o piloto ganhador.
Outra grande novidade do Light 2008 serão as categorias Shifter. Sucesso no Campeonato da Granja Viana, Paulista e no próprio Brasileiro a RBC implantará nesta temporada esta classe também no Light. Serão duas categorias em disputa que, inicialmente, formarão baterias únicas. A primeira delas será a Shifter Sênior, para pilotos com idades entre 31 a 40 anos e a outra, a Shifter Super Sênior, para pilotos com 41 anos ou mais. Ambas correrão com os motores TM K9-C.
Na parte técnica algumas alterações serão observadas nas demais categorias. A principal delas diz respeito a Júnior Menor, que passará a utilizar os novos motores Riomar de 125cc, refrigerados à água, que foram homologados pela CBA para o ano de 2008.
A categoria Júnior utilizará os mesmos motores Riomar Super III utilizados até o ano de 2007, porém, com sistema de escapamento igual aos da categoria Júnior do Regulamento Nacional de Kart – 2008, da CBA.
Finalizando as mudanças técnicas aparece a categoria Sprinter “A” que, a partir de 2008, competirá com motores Riomar Super III, à gasolina, com especificações iguais às da categoria Graduados “B” do Regulamento Nacional de Kart.
O calendário do Light 2008, assim como nos anos anteriores, será composto por 10 rodadas que vão desde fevereiro até dezembro. Todas as provas serão disputadas no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri – SP. A primeira etapa será no dia 16 de fevereiro, seguida por: 08 de março, 05 de abril, 10 de maio, 07 de junho, 16 de agosto, 13 de setembro, 04 de outubro, 08 de novembro e a final, dia 06 de dezembro.
Até o final do mês de janeiro o regulamento completo da competição será disponibilizado pelo Departamento de Kart da FASP e estará acessível para consulta no site da RBC Preparações, através endereço www.rbcpreparacoes.com.br.