Em sua oitava temporada, o campeonato que reúne empresários e profissionais liberais de Americana passa a ter a denominação de Super Copa de Kart Comexport Pé de Chumbo. A mudança de Copa para Super Copa ocorre em razão do inédito grid de 24 pilotos, o maior entre grupos amadores e particulares do Brasil.
“O grid com 24 pilotos era um planejamento que tínhamos para 2014, mas conseguimos antecipar para esse ano. A partir de agora, cada piloto terá seu próprio kart para a temporada toda, devidamente regulado e personalizado com nomes e números. O chassi será o mesmo em toda corrida. Apenas os motores serão sorteados a cada etapa", explicou Marcelo Marusso, presidente da Associação de Kart Pé de Chumbo e piloto do campeonato.
Com abertura no dia 3 de março e encerramento em 23 de novembro, a Super Copa de Kart Comexport Pé de Chumbo terá 10 etapas ao longo do ano. O regulamento sofreu algumas alterações, aprovadas pelos pilotos em reunião antes do carnaval.
REGULAMENTO
Serão duas baterias por etapa, cada uma delas de 20 minutos mais uma volta, independentemente do circuito. Os oito primeiros colocados da primeira bateria trocam de posições no grid da segunda: o 1º larga em 8º, o 2º em 7º, o 3º em 6º, o 4º em 5º, o 5º em 4º, o 6º em 3º, o 7º em 2º e o 8º em 1º. Os demais permanecem nas posições que chegaram na bateria inicial. A classificação final de cada etapa se dará pela somatória dos pontos das duas baterias.
Para composição de pódio e premiação de cada etapa, foram criadas duas categorias, com base no ranking de 2012 do Pé de Chumbo: Pró, com 14 pilotos, e Light, com 10. Os 24 pilotos vão à pista ao mesmo tempo e os cinco primeiros de cada categoria serão premiados.
"É importante deixar claro que um piloto da Light pode ser campeão da temporada, pois a pontuação é de acordo com a posição na corrida e não por categoria", salientou o presidente da Associação Pé de Chumbo. "Estamos nos adequando à nova realidade da Super Copa. Com essas mudanças no regulamento, a tendência é que as corridas sejam ainda mais interessantes, com disputas bem mais intensas. Fica legal para os pilotos e para o público que acompanha as provas", disse Marusso.
O campeonato terá 10 etapas. Antes da Super Final, todos os pilotos terão que descartar um resultado.
CATEGORIAS
Na categoria Pró estão os pilotos Neto Maximiano, Patrik Neves, Rogério Pompermayer, Alexandre Bassora, Beto Mantovani, Carlos Carrion, Célio Rodrigues, Marcelo Contatto, Diego De Nadai, Eraldo dos Santos, Giovanni Pamfílio, Juninho Sacilotto, Marcelo Marusso e Nino Rigue.
A Light terá Ricardo Travaglia, Artur Mendes, Carlos Barbosa, Júnior Carneiro, China Mello, Eduardo Pereira, Guilherme Ferrarini, Ivan Dantas, Missão De Nadai e Mayckon Mota.