No ultimo domingo (17) o belíssimo Kartódromo Arena Schincariol, em Itu (SP) emoldurou com sua paisagem bucólica a rodada dupla – valida como 5ª e 6ª etapas – do Campeonato Ituano de Kart. Em ritmo de preparação para o II GP Brasil de Kart, o piloto paulista Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ KartZoom) foi destaque na categoria Cadete, cravando a pole position e completando as duas baterias em segundo e terceiro colocado da Cadete, a mais competitiva categoria da modalidade no Brasil.
A expectativa de bom desempenho no veloz e seletivo Kartódromo Arena Schincariol se confirmou na tomada de temos classificatórios, que definiu a ordem dos micromonopostos na primeira das duas baterias que compuseram a rodada dupla do Ituano de Kart, com o Dollynho garantindo a posição de honra com a flying lap de 1m02s020, estabelecida na ultima volta do treino classificatório.
Autorizada a largada da primeira bateria da Cadete, Giuliano Raucci manteve a dianteira, com Artur Fortunato, Carlos Cunha Fº, Roberto Mollinedo, Vitor Baptista, Alysson Presses e Roland Junior formando o “trenzinho” dianteiro. A disputa era forte entre os ponteiros. Cunha Fº, que disputa regularmente o Ituano de Kart, tinha um kart melhor ajustado para as longas retas do Arena Schincariol, pelo que conseguiu superar Fortunato e na quinta volta Giuliano Raucci, que caiu para a segunda posição.
O bólido de Raucci tinha melhor acerto para o contorno de curvas, mas beneficiado pelo “vácuo” do kart de Cunha Fº, andava o tempo todo embutido em seu pára-choque traseiro, pacientemente esperando uma oportunidade para o “bote” certeiro. A oportunidade não surgiu e na ultima volta de corrida Giuliano saiu de lado na freada da Curva dos Noventa, deixando para frear mais tarde. O bólido de Raucci ladeou o de Cunha Fº, mas este defendeu a posição e para evitar o choque certo, Giuliano Raucci inteligentemente “recolheu”, garantindo a segunda posição na bandeira a quadros.
Mesmo sem ter participado das quatro etapas anteriores, o resultado final da primeira bateria – válida como quinta etapa do certame -, garantiu ao “Dollynho” posicionamento entre os doze integrantes do seleto grupo que disputará o titulo máximo da temporada no play-off, composto pelas três etapas finais do certame.
Na largada da segunda bateria o terceiro colocado “queimou” a largada, colocando seu kart entre o do pole position Carlos Cunha Fº e o de Giuliano Raucci – que formavam a primeira fila -, cruzando a linha de partida já com o bico de seu kart à frente dos bólidos da primeira fila. Na saída do “Curvão” Raucci posicionou seu kart ao lado do de Cunha Fº, buscando a ultrapassagem, mas, ao mesmo tempo, Artur Fortunato posicionou seu bólido à direita, tentando a dupla ultrapassagem. Os três karts contornaram o veloz “S” em descida lado a lado, mas “espremido” no centro desse veloz turbilhão de karts, Giuliano cedeu as posições, para evitar um acidente na curva que antecede a veloz reta oposta.
Por ter freado ao evitar a batida iminente, Giuliano ainda perdeu a 4ª posição para Alysson Presses, que vinha na cola, mas duas voltas depois retomou o 4º posto, porém mais de dois segundos separado do pelotão dianteiro. Enquanto Cunha Fº alcançava Baptista e recuperava a primeira colocação, Raucci andava “de cara para o vento” (sem o beneficio do vácuo de karts adiante) e em ritmo de classificação ia descontando a diferença para Fortunato, o 3º colocado. Em poucas voltas o representante da Refrigerantes Dolly/ KartZoom descontou a diferença e, em belíssima manobra, ultrapassou Artur Fortunato, assumindo o 3º posto da corrida.
Restavam menos de quatro voltas para o encerramento da corrida e o Dollynho estava “embutido” nos dois lideres, com um kart nitidamente mais bem ajustado. Giuliano estudava o traçado dos ponteiros para escolher o melhor ponto da pista em que daria sua ultima cartada, mas faltando apenas dois giros para a apresentação da bandeira a quadros, um kart retardatário acabou ficando na freada do “S” do Parquinho entre Raucci e os dois líderes, tirando-lhe o “aprouch” necessário para o ataque final, pelo que cruzou a linha final na terceira colocação e melhorando ainda mais seu posicionamento na tabela de pontuação do certame, do qual passa a ser um dos sérios candidatos ao titulo.
“Nossa participação no Ituano de Kart tinha apenas como objetivo a preparação para o GP Brasil no final do mês, mas ficamos maravilhados com o equilibrado desempenho dos motores sorteados, fornecidos pela empresa paulista Moa Preparações e vamos continuar no certame nesta e na próxima temporada. Pole position, um segundo e um terceiro lugar não podem, nem de longe, ser considerados maus resultados, mas pela primeira vez na vida vi o Giuliano muito bravo ao final de uma corrida. Apesar de não terem percebido a nítida queima de largada do kart 70, que prejudicou o desenvolvimento da corrida, o Giuliano tinha absoluta certeza que ganharia a corrida. Traçou sua estratégia, colocou em pratica essa estratégia, e estava tudo dando certo, até encontrar o retardatário que lhe tirou as possibilidades do ataque final. Ele está ‘mordido’ e agora só pensa na próxima etapa do Ituano para mostrar na pista que está na briga pelo título”, esclareceu o também kartista Rogério Raucci, pai do “Dollynho” e atual Campeão Brasileiro de Kart Endurance.
Novamente em Itu
Giuliano Raucci e a equipe Refrigerantes Dolly/ KartZoom permanecem no Kartódromo Arena Schincariol, fazendo os ajustes necessários no veloz #25, já que neste sábado (23) o circuito ituano volta a ser palco de um rodada do Campeonato Paulista de Kart e na semana seguinte terá vez – entre os dias 27/08 e 30/08 – o II GP Brasil de Kart, um dos certames oficiais da CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo.
“O Giuliano gosta muito deste circuito, que considera como sua segunda casa, e sempre apresenta boas performances no Arena Schincariol. Na ultima etapa do Paulista foi assim e no GP Brasil de 2007 saímos com o titulo de campeão na categoria Mirim, após um fantástico duelo na bateria final que teve nada menos que 25 trocas de posição entre os dois líderes. Estamos trabalhando forte para tentar manter essa escrita”, declarou Victor Chiarella, chefe da equipe KartZoom.
Confira o resultado final da Cadete nas quinta e sexta etapas do Campeonato Ituano de Kart:
Primeira Bateria
1.- Carlos Cunha Filho, com 15 voltas em 15m43s460
2.- Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ KartZoom), a 0s278
3.- Artur Fortunato, a 1s865
4.- Vitor Batista, a 1s929
5.- Roberto Mollinedo, a 13s170
6.- Roland Jr., a 13s234
7.- Alysson Presses, a 13s493
8.- Bruno Guidetti, a 15s719
9.- Fernando França, a 21s255
10.- Felipe Bastos, a 31s655
11.- Breno Borges, a 34s077
12.- Michael Douglas, a 34s222
13.- Nicolas Piotto, a 39s348
15.- Augusto Pereira, a 39s455
15.- Breno Coelho, a 44s322
16.- Sergio Serrano, a 50s048
17.- Ricardo Mendes, a 1 volta
18.- Lucas Iesque, a 15 volta
Pole Position: Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ KartZoom), com 1m02s020
Melhor Volta: Carlos Cunha Fº, com 1m01s970
Segunda Bateria
1.- Carlos Cunha Filho, com 15 voltas em 15m47s198
2.- Vitor Batista, a 0s230
3.- Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ KartZoom), a 0s889
4.- Artur Fortunato, a 1s226
5.- Roberto Mollinedo, a 7s766
6.- Alysson Presses, a 7s973
7.- Bruno Guidetti, a 13s792
8.- Fernando França, a 23s944
9.- Augusto Pereira, a 32s211
10.- Breno Borges, a 37s881
11.- Nicolas Piotto, a 43s471
12.- Sergio Serrano, a 43s548
13.- Felipe Bastos, a 43s911
14.- Breno Coelho, a 58s218
15.- Michael Douglas, a 1 volta
16.- Lucas Iesque, a 28s035
17.- Ricardo Mendes, a 1m11s305
18.- Roland Jr., a 1m11s517
Melhor Volta: Vitor Batista, com 1m02s104