Chegou finalmente a data que vários pilotos esperavam deste o início da temporada 2008 do kart nacional. No último domingo (7) o Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), recebeu as disputas do I Grande Prêmio RBC de Kart.
Pilotos que se classificaram durante o ano em campeonatos distintos e oito categorias foram para a pista para a disputa dos prêmios que somaram quase R$ 140 mil reais.
Várias personalidades do esporte e apoiadores da iniciativa da RBC Preparações, empresa mineira que promoveu a competição, estiveram presentes para conferir de perto o grande sucesso que foi esta grande festa do kartismo.
Competidores que se classificaram ao longo do ano desde o mês de fevereiro até as provas deste sábado, última etapa da Copa São Paulo Light, se reuniram em um grande clima de amizade e descontração em busca de algo muito além dos prêmios, de uma confraternização de final de ano.
Neste contexto, a categoria Mirim foi para a pista e, após a tomada de tempos de 15 minutos, os pilotos alinharam seus karts para a largada. Pedro Cardoso, o pole-position, não se amedrontou diante da responsabilidade e assumiu de forma tranqüila a liderança, a qual ele somente aumentou durante as 15 voltas da corrida. Raikkonen Sakzenian e Luiz Branquinho vinham em provas de recuperação, mas acabaram se chocando no meio da bateria e vendo suas chances de vitória ser reduzidas a zero. Melhor para Cardoso que, com mais de seis segundos de vantagem, venceu a corrida e garantiu o primeiro prêmio do dia. Gabriel Almeida terminou em segundo e João Pedro Guim, em terceiro. Nesta classe, o campeão foi premiado com a isenção de inscrição e aluguel de motores de todas as etapas de 2009 da Copa São Paulo Light de Kart, um kit contendo Macacão, Luvas e Sapatilha da marca Lico e um chassis Birel “0” km.
A segunda bateria do dia foi a da classe atualmente mais competitiva do kartismo nacional, a Cadete. Assim como demonstraram durante toda a temporada os pilotos da equipe ONS Motorsport, do Rio de Janeiro, dominaram a classificação e a corrida fazendo uma prova à parte entre si. Thiago Vivacqua, Renato Júnior e João Manuel rapidamente abriram em relação ao restante do pelotão e somente foram alcançados no momento da entrada do “Pace-Kart”, que realinhou todo o pelotão e após duas voltas deixou à pista. Já na relargada os três novamente abriram vantagem dos demais concorrentes e, apenas na última volta se atacaram em busca da vitória. Thiago, que vinha em terceiro, ainda conseguiu pular para segundo, mas a vitória ficou mesmo nas mãos de Renato, que comemorou muito com seus companheiros. Os prêmios faturados por Renato Júnior foram a isenção de inscrição e aluguel de motores de todas as etapas de 2009 da Copa São Paulo Light de Kart, um kit contendo Macacão, Luvas e Sapatilha da marca Lico; isenção do pagamento dos pneus de prova de todas as etapas de 2009 da Copa São Paulo Light de Kart e um chassis Birel “0” km.
Seguindo o domingo de competições a apresentação da categoria Júnior Menor reafirmou o momento ímpar na carreira do promissor piloto Victor Franzoni que, em mais uma prova sem erros mostrou porque recebeu o prêmio de piloto revelação no Capacete de Ouro da Revista Racing e faturou mais este Campeonato. Após marcar a pole-position o piloto partiu confiante para a prova e logo conseguiu abrir um pouco do restante do pelotão. Nem mesmo nas voltas do “Pace-Kart” ele perdeu a tranqüilidade. Três voltas após a relargada ele já estava há mais de um segundo à frente do segundo colocado e, assim, seguiu tranqüilo rumo à vitória. Em corrida de recuperação Cayan Chianca terminou em segundo e Lukas Moraes, em terceiro. Com a vitória, Franzoni ganhou a isenção de inscrição e aluguel de motores de todas as etapas de 2009 da Copa São Paulo Light de Kart, um kit contendo Macacão, Luvas e Sapatilha da marca Lico; uma pintura de capacete completa pela Artmix e um chassis Birel “0” km.
Após garantir o título de sua classe na Copa São Paulo Light, com certa facilidade, o piloto Guilherme Salas, de Jundiaí, faturou a primeira edição do GP RBC na categoria Júnior. Após marcar a pole ele veio em primeiro sem muitas ameaças, enquanto Guilherme Silva vinha em consistente prova da recuperação. No meio da bateria, após a saída do “Pace-Kart”, Silva colou seu kart no de Salas e, na curva dois, assumiu a liderança. A prova parecia definida até que, a duas voltas para o final, Salas reassumiu a liderança e venceu a corrida seguido por Silva e Johilton Filho. Nesta categoria os prêmios oferecidos foram a isenção de inscrição e aluguel de motores de todas as etapas de 2009 da Copa São Paulo Light de Kart, um chassis Birel “0” km e uma pintura de capacete completa pela Artmix.
Partindo então para a prova da categoria Super Master, que reuniu os pilotos da Sênior B e Super Sênior, a vitória ficou nas mãos de Marcelo Okazaki, que também garantiu no sábado o título da Copa São Paulo Light. Okazaki marcou a pole, liderou com tranqüilidade a primeira parte da prova e, mesmo após o realinhamento com o “Pace-Kart”, se manteve na liderança e venceu a corrida. Marcelo Meneghell chegou em segundo e Eduardo Pedra, em terceiro. Marcelo Okazaki ganhou um importante prêmio que conteve a isenção de inscrição, combustível, pneus de prova e fornecimento gratuito de motores para o Brasileiro de Kart 2009; um kit contendo Macacão, Luvas e Sapatilha da marca Lico e um chassis Birel “0” km.
Assim como aconteceu na maior parte da temporada 2009 a categoria Sênior A foi a que reuniu o menor grid nesta primeira edição do GP RBC com apenas cinco competidores. Fernando Gomes Croce dominou a prova e venceu sem dificuldades. Wagner Koga terminou pela segunda posição e Fábio Oliveira, em terceiro. Os prêmios para Sênior A foram a isenção de inscrição e aluguel de motores de todas as etapas de 2009 da Copa São Paulo Light de Kart.
A corrida da Novatos foi dominada por um piloto que cresceu bastante no segundo semestre do ano e surge como uma das grandes forças para o kart em 2009. Bruno Balarin fez a pole-position e venceu de ponta a ponta a corrida válida para a premiação. Matheus Protti terminou na segunda posição e Matheus Laba em terceiro. Assim como na Super Master o prêmio para esta classe foi um dos maiores do evento contendo a isenção de inscrição, combustível, pneus de prova e fornecimento gratuito de motores para o Brasileiro de Kart 2009; um kit contendo Macacão, Luvas e Sapatilha da marca Lico e um chassis Birel “0” km.
Finalizando o Grande Prêmio RBC 2008 a categoria Graduados tomou a pista já no início da tarde. Com os principais pilotos da atualidade a pole position ficou com Bruno Andrade, mas, a estrela que brilhou nesta prova foi a do mineiro Fernando Resende Filho. Após largar da terceira posição o piloto assumiu a liderança ainda na primeira parte da corrida, suportou a pressão na r-largada, após a saída do “Pace-kart”, e mesmo sob forte pressão psicológica conseguiu vencer a prova. O prêmio que “Kid” ganhou com esta vitória foram dois dias de treinos à bordo de um dos carros da Fórmula-3 da equipe Amir Nasr Racing, de Brasília.
Ao final das provas aconteceu a cerimônia de premiação de todas as categorias onde estiveram presentes representantes de todos os apoiadores da competição. Feito isso todos se confraternizaram em um grande churrasco oferecido pela RBC aos pilotos, equipes, oficiais de competição, mecânicos, imprensa e demais pessoas presentes no kartódromo.
“Hoje é um dia muito especial para a RBC. Esta prova marcou muito positivamente um ano que ficará para sempre na memória de nossa empresa. Talvez pela primeira vez em mais de 20 anos de kart um evento foi tão elogiado e cumprimentado como este. Começamos hoje a trabalhar a edição 2009 do Grande Prêmio. Esperamos renovar os apoios desta temporada e conseguir um patrocínio master capaz, quem sabe, de custear todo o evento. Vamos trabalhar para isto”, finaliza Rafael Cançado, da RBC.
O Grande Prêmio RBC 2008 foi uma realização da RBC Preparações de Motores com supervisão da Federação Paulista de Automobilismo e organização do Interlagos Motor Clube. Apoio: Amir Nasr Racing, Birel Sudam, MG Tires, Ag-Pneus, Artmix, Mahogany, Dimetil, Sparco América Latina, Sabiá Racing, CBA, Interlagos Motor Clube, FASP, FADF, FAUGO, FTA, FCA, FMA, FGA, FPRA e FAUESC.