publicidade
30/03/2005 09:15

Promessa de grandes disputas na 2ª etapa do Paulista da Granja Viana

Fonte: Planet Kart Marketing Esportivo


Duas características sempre identificaram o Campeonato Paulista de Kart Granja Viana, certame oficial paulista que tem sede fixa no Kartódromo Internacional Granja Viana, palco da prova de gala do karting mundial, a 500 Milhas de Kart. A primeira delas é a da vanguarda da modalidade no país, já que foi o precursor no país das categorias Senior, Super Senior, Shifter Kart, RD 135, Cadete (com motor quatro tempos) e Mirim, bem como do uso dos motores dois tempos refrigerados à água no Brasil (únicos utilizados na Europa) e da utilização em provas dos motores de quatro tempos, entre eles o moderno propulsor bicilindrico suíço Biland.

A outra característica que marca o certame organizado pelo Clube Granja Viana é a de, sempre, ser o maior campeonato de karting do território nacional. Nesta temporada de “vacas magras” a primeira rodada reuniu nada menos de 167 pilotos, marca que deve ser superada nesta 2ª etapa que será realizada no próximo final de semana, dias 2 e 3 de abril.

A grande novidade da 2ª etapa do Campeonato Paulista de Kart Granja Viana é a substituição da utilização dos propulsores dois tempos na categoria Senior Classic, pelos poderosos motores Biland, de 250cc, com partida elétrica e refrigerados à água, que serão locados e sorteados.

A prova dessa categoria passa a ser disputada em uma bateria de 35 minutos de duração, com um pit stop obrigatório em seu curso, fato que permite a participação de dois pilotos diferentes por kart. Com isso, aliado ao baixíssimo preço de locação do motor (R$ 350,00), a Senior Classic passa a ser uma das categorias mais baratas do Brasil em termos de custo de participação, somente “perdendo” para a Pró 500, também integrante da grade de programação do Paulista Granja Viana. O valor de inscrição da Senior Classic (que pode ser dividido por dois pilotos) é de R$ 390,00 e os pneus MG, selo vermelho, devem ser utilizados por duas provas.

Para manter o equilíbrio do campeonato entre seus participantes, o circuito de cada etapa somente é conhecido na manhã de sábado, sempre com traçado inédito. Os treinos livres são realizados no período da manhã de cada dia de provas, com uma hora de treinos reservados para cada categoria, não comprometendo os horários de estudo e trabalho de seus participantes. As categorias que competem no sábado, tem seus treinos e provas no sábado, as do domingo, treinam e competem no próprio domingo. Mais isonômico impossível!

As categorias Novatos e Graduados competirão, nesta etapa, em grid conjunto com a Senior Classic e, em vez de duas baterias, terá uma bateria única de 35 minutos, com um pit stop obrigatório. O desafio lançado pelo Diretor Técnico do Clube Granja Viana, Paulo Carcasci, parece ter surtido efeito e Sergio Jimenez estará alinhando na Graduados para tentar bater William Freire, piloto que tem feito a sensação nesta temporada.

Quem mais será que vai tentar vencer esse desafio?

Em Adendo do Regulamento divulgado pelo Clube Granja Viana, fica permitida a participação de qualquer chassi nacional homologado, mesmo que sejam homologações passadas e, também, os pneumáticos de todas as categorias (à exceção da Shifter Kart) serão recolhidos e lacrados pela organização, para sua utilização em duas etapas. Para isso, as equipes devem providenciar a entrega de sacola própria para esse acondicionamento.

Confira a programação do final de semana no Kartódromo Internacional Granja Viana:

Abertura do Portão e Secretaria de Prova: Às 06:00 horas

TANQUE DE COMBUSTÍVEL - Todas as categorias deverão entregar o tanque de combustível uma hora antes do abastecimento (com exceção da categoria Rental 400).

TREINOS:

SPORT 400 SHIFTER 135 - 09:00 x 10:00
PRÓ 500 - 10:00 x 11:00

Sorteio de motores:
Pro 500 - 11:10 x 11:30

Sorteio de pneus:
Sport 400 - 10:50 x11:10
Shifter 135 - 11:30 x 11:50
Pro 500 - 12:10 x 12:30
Rental 400 - Sorteio dos karts 13:00

Abast/Lacração (Classificação):
Sport 400 - 11:10 x 11:30
Shifter 135 - 11:50 x 12:10
Pro 500 - 12:30 x 12:50

Briefing:
Sport 400 - 11:30
Shifter 135 - 12:10
Pro 500 - 12:50
Rental 400 - 13:50

Classificação & Prova:
Sport 400 - 11:40
Shifter 135 - 12:20
Pro 500 (1ª Bateria) - 13:00
Rental 400 - 14:00
Pró 500 - Abast/Lacração (2ª bateria) - 14:40 x 15:00 Pró 500 (2ª bateria) - 15:10

Domingo:

Abertura do Portão e Secretaria de Prova: Às 06:00 horas

TANQUE DE COMBUSTÍVEL - Todas as categorias com exceção da Shifter Kart, Z.F Júnior e Cadete deverão entregar o tanque de combustível uma hora antes do abastecimento.

Período da Manhã:

TREINOS:
Shifter Kart - 08:00 x 09:00
Senior Executive - 09:00 x 10:00
Novatos/ Graduados e Senior Classic - 10:00 x 10:45

Sorteio de motores:
Novatos/ Graduados e Senior Classic - 08:00 x 08:20

Sorteio de pneus
Shifter Kart – 09:55 x 10:15
Senior Executive – 10:15 x 10:35
Novatos/ Graduados/ Senior Classic - 10:35 x 10:55

Abast/Lacração (Classificação):
Shifter Kart - 10:15 x 10:35
Senior Executive - 10:35 x 10:55
Novatos/ Graduados/ Senior Classic - 10:55 x 11:15

Briefing:
Shifter Kart - 10:35
Senior Executive - 10:55
Novatos/ Graduados/ Senior Classic - 11:15

Classificação:
Shifter - 10:45
Senior Executive - 11:05
Novatos/ Graduados/ Senior Classic - 11:25

Abast/Lacração (Prova):
Shifter Kart - 11:15 x 11:35
Senior Executive - 11:45 x 12:05
Novatos/ Graduados/ Senior Classic - 12:15 x 12:35

Prova:
Shifter Kart - 11:45
Senior Executive - 12:15
Novatos/ Graduados/ Senior Classic - 12:45

Período da Tarde:

TREINOS:
Z.F Junior/ Cadete - 13:30 x 14:30
JÚNIOR - 14:30 x 15:30

Sorteio de motores:
Junior - 12:00 x 12:20

Sorteio de pneus:
ZF Junior - 14:40 x 15:00
Cadete - 15:20 x 15:40
Junior - 16:00 x 16:20

Abast/Lacração (Classificação):
ZF Junior - 15:00 x 15:20
Cadete - 15:40 x 16:00
Junior - 16:20 x 16:40

Briefing:
ZJ Junior - 15:20
Cadete - 16:00
Junior - 16:40

Classificação & Prova
ZF Junior - 15:30
Cadete - 16:10
Junior - (1ª Bateria) - 16:50
Junior - Abast/Lacração (Prova 2ª Bateria) - 17:10 x 17:20
Junior - 2ª Bateria - 17:30

  • Não há comentários cadastrados até o momento!