publicidade
23/10/2012 10:17

Proposta de pais, pilotos e chefes de equipe pode mudar kartismo paulista na próxima temporada - ALTERADO ÀS 15:14hs

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer



Uma nova ideia surge para o kartismo paulista, repleto de corridas, já que a cada final de semana São Paulo tem etapas do Light, Paulista, Granja Viana – para citar apenas os campeonatos mais importantes. A ideia, trazida à tona por pais, pilotos e chefes de equipes, se refletiria positivamente no kartismo do resto do Brasil, já que São Paulo é, sabidamente, o centro do nosso esporte e, com ela, sobrariam mais datas para que outras competições pudessem se organizar melhor quanto à confecção de seus calendários.

A ideia, enfim, tem como principal objetivo diminuir a quantidade de competições e melhorar o número de inscritos. Entram na proposta o Paulista e o Light, hoje com uma etapa por mês cada um, perfazendo duas rodadas por mês.

Qual a ideia? Fazer uma rodada de cada campeonato a cada mês, mas de forma alternada, ou seja: Light em fevereiro, Paulista em março, Light em abril, Paulista em maio, por exemplo, e assim sucessivamente por 10 meses. A “cereja do bolo” seria a realização de rodadas quádruplas, o que diminuiria custos para todos, especialmente para quem é de fora do Estado. Assim, a quantidade de baterias disputadas permaneceria nas atuais 20 do Light, mesma quantidade que ficaria no Paulista.

O principal de tudo, porém, é que este formato permitiria aos pilotos, mecânicos e chefes de equipe participar de dois grandes campeonatos no ano correndo somente em um final de semana por mês. Por consequência, sobrariam mais finais de semana para treinos e, mais do que isso, mais finais de semana para a convivência com familiares e amigos.

Muitas outras consequências positivas viriam com a adoção deste formato proposto. Uma delas seria o melhor planejamento das viagens e a economia que viria deste planejamento, bem como melhor qualidade na organização e grids mais cheios, o que aumentaria a competitividade na pista e a lucratividade para os organizadores.

Na esteira, viriam menores custos com a organização das etapas, economia que poderia ser repassada aos competidores quando de suas inscrições, outro fator que estimularia mais pilotos a competir.

O projeto começou a tomar forma e vulto durante a Copa Brasil, quando passou pelos boxes um abaixo assinado, recebido com entusiasmo pelos presentes. Nele já constam muitas assinaturas, de pais, pilotos e dos principais preparadores e chefes de equipe do Brasil. Agora, basta aos dirigentes do kartismo paulista analisar as sugestões – em nosso entender totalmente pertinentes e inteligentes.

Faça o download de duas das páginas do abaixo-assinado (página um e página três) e manifeste-se a respeito, utilizando o formulário para comentários logo abaixo.

Necessário esclarecer, porém, que o formato de rodadas quádruplas segue o estabelecido de forma vitoriosa e positiva no final de 2010 pelo Super Kart Brasil (SKB), criado por sete dos grandes nomes do kartismo brasileiro (André Nicastro, Danilo Dirani, Dennis Dirani, Paulo Carcasci, Renato Russo, Ruben Carrapatoso e Sérgio Jimenez).

  • 23/10/2012 12:00 Albany

    A ideia e fenomenal UNIDOS VENCEREMOS, menos gastos ,grids com mais pilotos , campeonatos estaduais com mais pilotos, parabens pela iniciativa com certeza teremos apoio de todos afinal de contas todos vao ter um tempo a mais para as familias. Valeu que de tudo certo .Obs. Nossos filhos com certeza teram mais tempo para os estudos.....

  • 23/10/2012 12:18 Mauricio Diegues

    Essa idéia surgiu em Interlagos em conversa entre os pais e que foi se estendendo a pesquisas junto aos preparadores de chassi e motor, depois a outras partes envolvidas como vendedores de peças, prestadores de serviços, ou seja, todos aqueles que estão no dia a dia do nosso kartismo e foi impressionante quando tivemos a aprovação de 100% daqueles que conversamos. Poucos à princípio foram contra, mas depois que pensaram melhor nos apoiaram nesta idéia. É importante salientar que nossa proposta visa, num formato geral,fazer com que todos possam ter mais momentos com seus familiares e amigos, hoje com tantas competições ficamos loucos com tantos treinos e corridas, uma logo a seguir da outra. São muitas datas regionais e nacionais,nossos organizadores não se entendem, mas novamente a união principalmente entre pais e pilotos e agora com o apoio dos preparadores de chassi e motor e todos os demais profissionais envolvidos no kart fortalecem nossa proposta entregue neste último final de semana, durante etapa do Light, para o Interlagos Motor Clube, o maior organizador das principais corridas do Brasil. Em conversa com o Claudinho também propus a ele que buscasse fazer um trabalho também voltado a uma verdadeira escola de automobilismo, pois hoje o piloto que sai da graduados tem que ter muito dinheiro para continuar no kart, tenho visto grandes pilotos que foram campeões durante sua jovem carreira, andando nos kartódromos de um lado pro outro sem expectativa de futuro, mas este é outro assunto que nóa pais também podemos nos reunir e pensar numa solução, à princípio vamos apoiar esta idéia de formato de campeonato que entendemos ser importante pra todos e principalmente para nossa vida familiar e com amigos.

  • 23/10/2012 12:20 Maique Papareli

    Mauricio em primeiro lugar parabens pela iniciativa e pelo esforço, e muito facil criticar o dificil e tomar atitude!!!
    O campeonato da meneira que foi colocada seria maravilhoso, tanto na parte tecnica como na parte familia, alem de com certeza termos um grid maior e mais competitivo.
    Temos sim que fazer acontecer o campeonato desta forma.

  • 23/10/2012 12:22 Marcos Correa

    A todos os interessados, registro aqui minha anuência neste projeto de corridas para o ano 2013.
    Com verteza irá atingir os objetivos maiores para este esporte.
    -Competitividade;
    -Custo;
    -Preparação;
    -Convívio familiar.
    Mesmo não tendo assinado a lista, confirmo que estamos de acordo.
    Atenciosaxmente.
    Marcos Correa (Pai)
    Piloto - João Pedro Correa.

  • 23/10/2012 12:26 Wagner

    Excelente ideia, importantíssimo diminuir nossos custos e nossa qualidade de vida. E digo mais, sou a favor de unificarmos ainda mais, e organizar um campeonato nos moldes da seletiva petrobras,(tentando não prejudicar ninguem,preparadores de chassi,motor, fabricas etc....) abaixaria o custo, e aumentaria a competitividade, sobressairiam muito mais os verdadeiros pilotos.

  • 23/10/2012 12:31 Mauricio Diegues

    Corrigindo: Quando os pilotos saem da graduados tem que ter muito dinheiro para continuar no automobilismo, pois sabemos que uma temporada de formula europeia custa muito caro.

  • 23/10/2012 12:50 Geovane Diniz Gonçalves

    NA VERDADE,OS ORGANIZADORES DOS " GRANDES " PRINCIPAIS CAMPEONATOS REGIONAIS DE KART NO BRASIL DEVEM URGENTEMENTE PARALIZAR ESTA INUTIL DISPUTAS POR DATAS E A VONTADE DE ATRAPALHAR UM E OUTRO CAMPEONATO,TODOS QUEREM AS MELHORES DATAS.OS TRES PRINCIPAIS CAMPEONATOS EM SÃO PAULO,SOMADOS AO SKB E O SUL-BRASILEIRO DEVEM URGENTEMENTE RESPEITAR E BUSCAR A EVOLUÇÃO INTERNACIONAL DO KARTISMO BRASILEIRO.É OBVIO QUE TODOS ESTES CAMPOEONATOS DEVEM SER VALORIZADOS,É CERTO QUE DEVEMOS TER SIM ESTES CAMPEONATOS COM GRIDES RESPEITAVEIS,É CERTEZA QUE A DIVISÃO PROPORCIONAL DO ESPAÇO DE TEMPO, DE CADA UM DESTES CAMPEONATOS,DENTRO DA TEMPORADA,COMO UM TODO,VAI GERAR UM KARTISMO INTERNACIONAL DENTRO DE NOSSO BRASIL,ASSIM COMO ACONTECE NOS EUA E NA EUROPA.QUEREMOS PODER PARTICIPAR E ESCOLHER ONDE PARTICIPAMOS, SEM QUE PARA TAL DECISÃO TENHAMOS QUE ABRIR MÃO DE UMA " GRANDE CORIDA " EM OUTRO LUGAR.DEVEMOS SALIENTAR QUE MENCIONO O SUL-BRASILEIRO PORQUE É DE SUMA IMPORTANCIA PARA OS CAMPEONATOS NO ESTADO DE SÃO PAULO ENTENDER QUE GRANDE PARTE DOS PILOTOS DO SUL PARTICIPAM EM SP E MUITOS DAS OUTRAS REGIÕES DO BRASIL,VARIOS DE SÃO PAULO,FAZEM QUESTÃO DE ESTAREM NO SUL BRASILEIRO.SERIA MUITO INTELIGENTE E AGRADAVEL TERMOS GRANDES FORTES CAMPEONATOS,APROVEITANDO ESTA IMENSA QUANTIDADE DE PILOTOS DE KART BRASUCAS QUE ESTÃO COMPETINDO NO EXTERIOR E COM CERTEZA ATRAINDO CONCORRENTES QUE AMBICIONAM BATER NA PISTA VARIOS DE NOSSOS JOVENS PILOTOS QUE ESTÃO SE DESTACANDO NO KARTISMO INTERNACIONAL!O CALENDARIO BRASILEIRO DE KART DEVE SER FEITO COM RESPEITO AO KARTISMO BRASILEIRO DO MOMENTO,COM GRANDES CORRIDAS INTERCALADAS, EM GRANDES CAMPEONATOS, DURANTE TODA TEMPORADA.....

  • 23/10/2012 12:55 Marcos Peli

    A Idéia é muito boa , resta apenas saber de que maneira seriam viabilizadas as rodadas quadruplas , e a que custo de participação (inscr., Pneus , aluguél de motores), pois no Light(hj em formato de rodada dupla) e principalmente na granja com uma infinidade de categorias, as competições tomam praticamente todo o horário útil do dia de competições , aliás , algumas tomadas na Granja já são realizadas no dia anterior as mesmas.
    Tirando estes detalhes a serem resolvidos , a idéia é realmente muito boa.
    Abraço

  • 23/10/2012 13:00 Adilson Baldin

    parabens Mauricio do meu lado dou o maior apoio e vou um pouco mais longe ,,, se nao conseguirmos o apoio de quem comanda o kart ,, pq nao se unirmos e fazermos um campeonato forte nos moldes do SKB ,,seria ótimo nao acha ,,, minha opniao nao é para rachar as ideias e bater de frente com quem manda no kart e sim uma valvula de escape para tornar forte um campeonato em sao paulo e se possivel em interlagos ,,,,parabens total aopio a vcs ....

  • 23/10/2012 13:12 Gilberto Vargas

    A iniciativa é inteligente e muito adequada. Parabens aos idealizadores e apoiadores. Esperamos que os dirigentes demandados sejam sensíveis e a adotem.

  • 23/10/2012 13:25 E. Rigueiro

    tive informações do Daniel Gianfratti na penultima etapa do Paulista, concordo plenamente com a proposta e se possível gostaria de colocar nela minha assinatura - afinal mais tempo para tudo e para todos

  • 23/10/2012 14:29 Sinder Bitton

    Parabéns Mauricio, por sua iniciativa, a idéia é maravilhosa, mas não podemos deixar de se preocupar com o custo que iria ficar sendo rodadas quádruplas. No Light os motores são sorteados, já no Paulista os motores são próprios. Muitos optam pelo Light por terem custos baixos. Para nós que somos de outro estado, o custo se torna bem maior. Independente dos custos acho que teríamos um grande campeonato, com grids cheios e muito competitivos. Espero que com essa nossa união, essa idéia possa se tornar realidade.

  • 23/10/2012 15:46 Marcelo Piedade

    Parabéns Mauricio pela sua iniciativa!!! Na verdade o que vemos são muitos campeonatos e pistas por todos lados e poucos pilotos para preencher essas lacunas. A ideia de termos 2 dos maiores campeonatos de São paulo revezando um a cada mês é excelente, pois haja dinheiro!!! Com essa ideia teremos mais pilotos de são paulo e outras regiões além de ter grides cheios. Outra questão que devemos brigar é a questão da pontuação a onde obriga os pilotos correrem do inicio ao fim, pois terão mais chances de brigar pelo titulo. Conte comigo...

  • 23/10/2012 18:33 Alex

    O que pensam os fabricantes?

  • 23/10/2012 18:58 Edu

    MAURICIO PRIMEIRAMENTE PARABENS PELA ATITUDE, NAO TEM O QUE DISCUTIR.CONSCIENCIA NO QUE FAZ E RESULTADO GARANTID0.......

  • 23/10/2012 20:02 Sérgio Guerra

    Acho que a maioria quer assim. Então vamos participar somente de campeonatos que sejam como queremos.
    Vamos nos brasileiros e no melhor regional.

  • 23/10/2012 21:41 Sergio Moraes Cardoso

    Prezados,
    Parabenizo ao Maurício Diegues pela iniciativa de discutir os moldes das competições na cidade de São Paulo, onde meu filho participa. Gostaria de levantar um aspecto que considero relevante, fazer os campeonatos intercalados é uma alternativa, mas ainda resta um aspecto que considero negativo que é a extensão das copas em meses, antes que tenhamos um vencedor, acredito que deveríamos ter copas mais curtas em sua programação anual, ou seja, Light primeiro semestre, Paulista Segundo semestre, por exemplo .. isso facilitaria acomodar as escolhas de participação com outras competições fora de São Paulo .. temos feito duras opções entre campeonatos e importantes momentos de lazer com a família. Fica uma sugestão.
    Sergio.

  • 23/10/2012 22:22 Fabrizio Petecof

    Depois de ler tudo isso e refletindo também sobre o que foi conversado na Copa Brasil, além de observar o sucesso recente do "Formato SKB", entendo a meu ver que além de beneficiar os "consumidores" do Kart e a convivência familiar de todos os envolvidos, como já dito acima, os organizadores e fornecedores de produtos e serviços não têm com que preocupar-se e também podem apoiar e entusiasmar-se com essa mudança uma vez que:
    - Funcionários poderão ser melhor aproveitados, além de não "estourar" carga horária e trabalho noturno mensais;
    - O custo de logística e fixo por evento será menor e a receita proporcional poderá ser incrementada em razão da rodada quádrupla, seja de inscrições (a discutir), pneus, combustiveis e peças;
    - Preparadores, fábricas e profissionais de motores e carburadores terão mais espaço fora dos eventos em eventuais dias apenas de treinos, sem pressão das corridas, para demonstrar e testar seus produtos com seus atuais clientes e clientes em potencial;
    - Equipes que possuem pilotos/clientes novos, que necessitam maior desenvolvimento, treinos específicos, poderão atender melhor e colocar vossa metodologia em prática para evoluir seus garotos, etc
    Por fim, na minha opinião a Fasp/Interlagos, assim como os pioneiros do SKB, é sim composta por pessoas que estão de olho nas tendências mundo afora, vide Florida Winter Tour, WSK, etc, mesmo que saibamos que o poder aquisitivo brasileiro ainda não é o ideal mas que eventos fortes e com Grids grandiosos irá dar acima de tudo Sustentabilidade para todos que vivem a realidade desse esporte!
    UMA SUGESTÃO QUE CONSIDERO MUITO IMPORTANTE É QUE O CLUBE DA GRANJA VIANA PEGUE UMA "CARONA" NESSA IDÉIA PARA 2013 E OFEREÇA A SEUS CLIENTES UMA MELHOR RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO DE SEU IMPORTANTE CAMPEONATO EM RESPEITO AOS SEUS PILOTOS QUE DEDICAM MUITO TEMPO E DINHEIRO PARA DAR 15 VOLTAS NUM SÁBADO, POR CONTA DO EXCESSO DE CATEGORIAS "CRIATIVAS", COM TODO O RESPEITO. PODERIAM ABRIR UM DEBATE TAMBEM PARA REFORMAR CATEGORIAS E OFERTAR RODADAS PELO MENOS DUPLAS.
    Atenciosamente,
    Fabrizio Petecof

  • 24/10/2012 08:42 Mauricio Diegues

    ALEX, SOBRE SUA PERGUNTA: O QUE PENSAM OS FABRICANTES?
    TIVEMOS CONTATO SOMENTE COM O PESSOAL DA MINI QUE NOS APOIOU PRONTAMENTE NA IDÉIA E COM A TECHSPEED QUE ACHOU UMA BOA IDÉIA, MAS DISSE QUE PENSARIA MELHOR SOBRE O ASSUNTO ANTES DE ASSINAR O ABAIXO ASSINADO, COMO FORAM COMPLETADAS AS ASSINATURAS MUITO RAPIDAMENTE NÃO VOLTEI A FALAR COM ELES. QUANTO A BIREL, MEGA E THUNDER NÃO FORAM CONSULTADAS, MAS O ESPAÇO AQUI ESTÁ ABERTO PARA MANIFESTAÇÃO DE TODOS!!!

  • 24/10/2012 08:46 Mauricio Diegues

    OUTRA COISA.. Sobre a formulação dos campeonatos, ficarão por conta dos organizadores que podem aproveitar várias idéias passadas neste fórum pelos participantes, importante que eles saibam que nós pais, pilotos e preparadores estaremos sempre dispostos a participar com opiniões e ideias para o bem do kartismo.

  • 24/10/2012 11:09 Geovane Diniz Gonçalves

    SINTETIZANDO:TEMOS NA VERDADE UM KARTISMO POTENTE NO BRASIL,BASTANTE MAL INTERPRETADO PELOS ORGANIZADORES,QUE NÃO SABEM USUFRUIR DE TAL MOMENTO,ACHANDO CADA UM, QUE SEU CAMPEONATO VAI SER MELHOR QUE O DO OUTRO.NA VERDADE TODOS CAMPEONATOS PODEM SER EM MUITAS VEZES MELHORES,CADA UM EM SEU MOMENTO EXCLUSIVO,ANUNCIADO COM ANTECEDENCIA, AINDA NO FINAL DE CADA TEMPORADA,OU SEJA COM ALGUNS MESES DE ANTECEDENCIA PARA QUE OS MUITOS PILOTOS E EQUIPES ORIUNDOS DE OUTRAS REGIÕES,PAISES,POSSAM TER CONHECIMENTO E SE PREPARAR LOGISTICAMENTE.CHEGOU REALMENTE A HORA DE TERMOS CAMPEONATOS DE QUALIDADE E QUANTIDADE,RESPEITANDO TODOS OS OUTROS FATORES QUE NECESSARIOS E QUE EXISTEM NO COTIDIANO DE UMA FAMILIA:ESCOLA,TRABALHO,LAZER,DESCANSO,MOMENTOS IN " FAMILIA "SEM ESQUECER ORÇAMENTO FINANCEIRO E MUITAS OUTRAS VANTAGENS QUE NESTES ULTIMOS ANOS,MUITOS DE NÓS FOMOS PRATICAMENTE OBRIGADOS À ABRIR MÃO.

  • 24/10/2012 12:11 Flávio Damaceno

    A idéia é muito boa sim. No fundo já se fala sobre isto a muito, mas os CLUBES não se entendem. Só tem uma forma de RESOLVER isto: BOICOTE GERAL aos campeonatos que não respeitarem este formato e ADESÃO EM MASSA aos que se proponham a adotar esta regra. Só assim vamos sensibilizá-los. TEMOS QUE RADICALIZAR!!!

  • 24/10/2012 14:27 Geovane Diniz Gonçalves

    SENHORES,ACREDITO QUE O FOCO DEVE SER A MELHORIA DOS BONS ATUAIS CAMPEONATOS,DEVEMOS LEMBRAR QUE CADA UM TEM SUA PECULARIEDADE,POR EXEMPLO: A GRANJA É DONA DE SUA PISTA E É OBVIO A ORGANIZAÇÃO DO CAMPEONATO " COPA SÃO PAULO GRANJA VIANA " SEMPRE CABERA A ELA,POR RAZÕES OBVIAS E ACREDITO CORRETAS.O SUL BRASILEIRO É ORGANIZADO PELAS TRÊS FEDERAÇÕES DAQUELA REGIÃO.O PAULISTA É ORGANIZADO PELO INTERLAGOS CLUBE E DAI POR DIANTE.ESTES CAMPEONATOS SOMADOS AO LIGHT SÃO IMPORTANTISSIMOS PARA O NOSSO KARTISMO,SÃO OS CAMPEONATOS QUE DEVEMOS FOCAR E BUSCAR MELHORIAS PERTINENTES AO ATUAL BOM MOMENTO.

  • 01/11/2012 11:54 Paulo Chequer

    maravilhosa a idea, assim podemos os paitrocinadores tambem se programar na vida pessoal, conte com meu voto
    abraço

  • 15/11/2012 06:58 Geovane Diniz Gonçalves

    UMA LASTIMA ALGUNS ORGANIZADORES NÃO TEREM A FIXA CAIDÁ EM SUAS MASSAS ENCEFALICAS,VAMOS VER QUANTOS PILOTOS VÃO COMPETIR EM CAMPEONATOS EXAUSTIVOS,QUE ATRAVESSAM O ANO TODO.PARABENS AOS QUE ENTEDERAM AS NOSSAS REIVINDICAÇÕES E ELABORARAM CAMPEONATO ENXUTO E COMPETITIVO.