A sexta etapa do Campeonato Paulista de Kart marcou o primeiro abandono do piloto Leonardo Cordeiro (Orion / FedEx / Mahle / Minóica) no Campeonato Paulista de Kart 2005. Vice-líder do torneio na categoria Graduados B, o piloto de São José dos Campos cravou o quinto melhor tempo na tomada e abandonou a corrida na 16ª volta com a parte de baixo do motor quebrada. “Foi uma pena mesmo, o kart estava muito bom e os pontos seriam muito importantes”, lamentou o piloto depois da prova.
Novamente a Graduados B se mostrou como uma das categorias mais competitivas do torneio. Na quinta posição do grid, Leonardo tinha o tempo de 59s588, a apenas 0s086 da pole position de Tales Dias. “Fui atrapalhado na minha melhor volta e acabei perdendo o momento em que o pneu tem melhor desempenho”, explicou Leonardo. “Ainda assim consegui um tempo muito bom”, completou.
Na corrida, Leonardo ganhou a quarta posição ainda na primeira volta e acompanhava de perto os líderes. Pouco depois de completar dez voltas, o rendimento do seu kart começou a cair e o quinto colocado, Guilherme Camilo, se aproximou. Depois de algumas voltas, Leonardo não conseguiu mais defender a posição e foi ultrapassado no final da reta dos boxes, ainda nessa volta ele abandonou (na reta oposta) com problemas no motor. “Começou a fazer um barulho estranho e eu diminuí o ritmo, pensando que estava exigindo demais do motor”, explicou Cordeiro. “Passei a me preocupar em marcar pontos, mas o problema era na parte de baixo do motor, que já estava danificada”, disse referindo-se ao abandono que era inevitável.
A vitória ficou com o paranaense Gabriel Dias, que continua na liderança do torneio. Ele tem 73 pontos (já considerando o descarte obrigatório do primeiro turno da competição) e está na frente de Leonardo Cordeiro, que tem 50 e Douglas Hiar, com 44. “A diferença está bem grande agora, preciso fazer um bom trabalho na próxima fase do campeonato para encostar de novo na briga pelo título”, analisou Leonardo Cordeiro.
Os cinco primeiros na prova da Graduados B foram: 1) Gabriel Dias, 2) Guilherme Camilo, 3) Tales Dias, 4) Douglas Hiar e 5) Matheus Stumpf.
Os cinco primeiros no campeonato: 1) Gabriel Dias, 73 pontos; 2) Leonardo Cordeiro, 50; 3) Douglas Hiar, 44; 4) Gabriel Tojal, 43; 5) Tales Dias, 40 pontos.