Em um domingo ensolarado e de muito sol na cidade de Itu, interior de São Paulo, o Kartódromo Arena Schincariol recebeu as atividades que compuseram a quinta etapa do Campeonato Nova Schin de Kart.
A competição, que tem atraído pilotos de várias regiões de São Paulo e, inclusive, de outros estados, mostrou que está se tornando uma referência. Mesmo com o cancelamento do GP Brasil, que aconteceria no final do mês, teve a etapa mais numerosa da temporada. Ao todo 52 competidores participaram da etapa, mas, infelizmente Igor Melo, da Mirim, não conseguiu nem mesmo tomar tempo em virtude de acidente no treino de aquecimento.
Muito disputadas, as corridas começaram com a Mirim. João Pedro Guim, estreando na competição, marcou a pole-position e, após boa largada, manteve-se na liderança. Porém, muito pressionado pelo libanês Rubens Bouchabke, os dois rapidamente se distanciaram do restante do pelotão. Entre os dois a briga se estendeu até a bandeirada, que foi apresentada para Guim em primeiro, Bouchabke, em segundo e Gabriel Donse em terceiro. Porém, Guim foi penalizado com a perda de uma posição em virtude da ultrapassagem na última curva, cedendo assim a vitória para Bouchabke.
A corrida da Cadete contou com a participação de 14 competidores e teve Mauro Auricchio na pole-position. Na corrida, que foi disputada no início da tarde, as brigas foram emocionantes e levantaram o bom público presente ao kartódromo. Na disputa pela liderança Auricchio e Matheus Jacques se distanciaram do restante do pelotão. Yurik Carvalho, após partir do nono posto, fez excelente largada e logo já era o terceiro, mas um pouco distante dos dois lideres. A duas voltas para o final Jacques conseguiu a ultrapassagem sobre Auricchio que perdeu um pouco de tempo e se viu muito pressionado por Carvalho, que também o ultrapassou. Porém, algumas curvas depois, Auricchio recuperou o segundo posto e assim seguiu até a bandeirada. Jacques venceu e Yurik terminou com o terceiro lugar.
Os diferentes karts da F-250 fizeram a terceira corrida do dia. Porém, diferente das demais categorias, esta classe utilizou apenas o circuito externo da pista e, com isso, conseguiu realizar voltas bem mais rápidas do que os demais. Paulo Zacarias largou da pole, mas, infelizmente, não conseguiu completar a prova. Melhor para Carlo Caim que, após 31 voltas, venceu a corrida com mais de 20 segundos de vantagem para Paulo Gun. Paulo Gabrielli terminou com o terceiro lugar.
Juntas as categorias RD-135 e Força Livre 13HP tomaram a pista para mais uma corrida. Carlos Risso foi o mais rápido da sessão classificatória e marcou a pole. Na corrida, porém, Frederico Barreto foi quem melhor soube poupar seu equipamento e venceu na RD com Risso em segundo e Thiago Ferraz em terceiro. Na 13 HP a vitória foi de Giovanni Durazzo com Roberto Salinas em segundo.
Finalizando as corridas a classe Parilla Stock, única a competir em rodada dupla, realizou suas duas provas. Na primeira bateria, após largar da liderança, Danilo Siqueira não conseguiu suportar a pressão de Diego Cruanes e acabou cedendo a primeira posição. Daí por diante Cruanes abriu quase sete segundos de vantagem e venceu com tranquilidade a bateria, seguido por Siqueira e Roberto Rivarolli. Na segunda bateria, que tem seu grid formado pelo resultado invertido da primeira, a vitória ficou com o paulistano Ricardo Sargo seguido por Bruno Mendicino e Diego Cruanes.
O Campeonato Nova Schin retomará suas atividades no mês que vem. A sexta etapa do certame será disputada no dia 13 de setembro, sempre no Kartódromo Arena Schincariol.